São Tomé e Príncipe. Patrice Trovoada diz ser "difícil" negociar com outras forças para maioria absoluta

O antigo primeiro-ministro são-tomense Patrice Trovoada considerou hoje que será “difícil” negociar com outros partidos para uma eventual maioria absoluta, após as legislativas de domingo, mas saudou que algumas forças políticas se mostrem “abertas a um diálogo construtivo”.

“A maioria absoluta num país que precisa de reforma é indispensável. Não excluí o diálogo, não excluí a concertação, mas depois de dialogar, depois de estudar, depois de concertar, tem de haver a decisão e pela experiência que eu tenho, eu sei que só uma maioria absoluta confortável é que nos permite avançarmos para as reformas”, disse o líder da Ação Democrática Independente (ADI, oposição), numa iniciativa no penúltimo dia de campanha para as legislativas, autárquicas e regional de São Tomé e Príncipe.

Patrice Trovoada, que foi primeiro-ministro em três ocasiões, a última das quais com maioria absoluta, entre 2014 e 2018, tem pedido aos eleitores um “voto maciço” na ADI, condição que coloca para ser o próximo chefe do Governo são-tomense.

Questionado se já abordou adversários no sentido de procurar eventuais entendimentos, caso vença as eleições com maioria simples, o líder político afirmou que não.

“A maioria dos partidos faz uma campanha contra Patrice Trovoada. Vai ser difícil uma negociação para uma coligação e encontrar uma maioria, caso não tenhamos essa maioria absoluta”, comentou.

Patrice Trovoada ressalvou, contudo, que vê “com alguma satisfação que, com alguns dos participantes nestas eleições, parece que houve alguns progressos, em termos do convívio democrático e político”.

“Tenho esperança que as coisas vão melhorar em São Tomé e Príncipe, mas não acredito que as coisas estejam maduras para já, para daqui a dois dias”, disse.

“De facto é indispensável essa maioria absoluta, mas eu vou otimista sobretudo quando vejo que algumas forças políticas estão abertas a um diálogo construtivo, e não a uma querela de pessoas”, acrescentou.

Durante a sua ação de campanha, hoje focada no distrito de Lembá (noroeste da ilha de São Tomé), Patrice Trovoada visitou a cidade de Neves, sede da maior fábrica nacional, a cervejeira Rosema, que foi alvo de uma disputa judicial e que é atualmente propriedade do empresário angolano Mello Xavier, depois de a justiça são-tomense a ter retirado em 2019 aos são-tomenses irmãos Monteiro, que a haviam comprado por 5,5 milhões de dólares.

Questionado se, caso venha a chefiar o próximo executivo, gostaria de ver o processo relativo à propriedade da Rosema reaberto, Patrice Trovoada negou.

“O caso da Rosema está na justiça e ficará na justiça como a justiça entender”, afirmou, lembrando que, durante o seu mandato, o Governo fez uma reforma do setor, que foi contestada.

“Não foi propriamente por causa da Rosema, foi por causa de algumas denúncias ligadas ao comportamento de alguns magistrados e o Governo aí tem alguma competência para intervir. Fomos para uma série de reformas, e eu reconheço que talvez o Governo não preparou bem o clima para que se aceitassem as reformas”, reconheceu.

Se ganhar as eleições do domingo, o seu partido pretende “continuar com a reforma da justiça, com os atores atuais do sistema”.

“Quanto ao caso da Rosema e outros casos já encerrados, já arquivados, não será o Governo nunca que irá procurar, de uma maneira ou outra, fazê-los ressuscitar”, avançou.

Sobre o dia da eleição, Patrice Trovoada disse estar impedido de votar em São Tomé e Príncipe, uma vez que está registado em Portugal e não pôde transferir a sua residência para o distrito de Lobata (norte), pelo qual é cabeça-de-lista, devido à falta de atualização dos cadernos eleitorais.

“Eu não posso votar porque não houve atualização e recenseamento eleitoral. Não consigo fazer o exercício de ir a Lisboa alguns minutos votar e regressar. Não poderei dar um bom exemplo, infelizmente”, disse, antes de ressalvar: “Mais grave ainda são os milhares de jovens, que não vão poder votar”, referindo-se a quem completou 18 anos desde o último recenseamento e agora ficou de fora dos cadernos eleitorais.

No domingo, 11 partidos e movimentos, incluindo uma coligação, concorrem às eleições legislativas de São Tomé e Príncipe, no mesmo dia em que são eleitos os presidentes das autarquias e o governo regional do Príncipe.

News Related

OTHER NEWS

Filipa Areosa grávida! Atriz mostrou a 'barriguinha' nos Globos de Ouro

Foi um dos rostos que marcou presença na gala que decorreu no domingo, 2 de outubro. Filipa Areosa surpreendeu tudo e todos ao anunciar nos Globos de Ouro que está ... Read more »

Ganhar eleição na primeira volta? "Nem sempre é possível", diz Lula

Declarações proferidas por Lula da Silva após Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter dado conta da realização de uma segunda volta eleitoral. Declarações proferidas por Lula da Silva após Tribunal Superior ... Read more »

Primeiro emprego. Quatro dicas para aumentar o profissionalismo

Quer melhorar o seu profissionalismo para progredir na carreira? Veja as dicas do Doutor Finanças. Quer melhorar o seu profissionalismo para progredir na carreira? Veja as dicas do Doutor Finanças. ... Read more »

Tribunal Constitucional russo valida anexação de territórios na Ucrânia

Tribunal reconheceu que os tratados assinados entre Putin e os líderes separatistas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia estão em “conformidade com a Constituição da Federação Russa”. Tribunal Constitucional russo ... Read more »

Morreu Sacheen Littlefeather, a atriz que recusou o Óscar em nome de Marlon Brando

Morreu Sacheen Littlefeather, a atriz que recusou o Óscar em nome de Marlon Brando A atriz e ativista nativa americana Sacheen Littlefeather, vaiada em 1973 quando recusou um Óscar em ... Read more »

Ricardo Pereira é o concorrente expulso da noite!

Ricardo Pereira é o concorrente expulso da noite! Ricardo Pereira foi o expulso desta noite. O concorrente de foi o mais votado pelos portugueses para deixar a casa mais vigiada do ... Read more »

Procura de gás na Europa vai sofrer quebra recorde de 10%

Procura de gás na Europa vai sofrer quebra recorde de 10% A procura de gás na Europa vai sofrer uma queda recorde de 10% este ano devido à escalada dos ... Read more »

Governo apresenta proposta de aumentos à função pública

O Governo apresenta esta segunda-feira aos sindicatos da função pública a proposta de aumentos salariais para 2023, com as estruturas sindicais a exigirem um valor superior ao da inflação e ... Read more »

"Vencemos a mentira", Bolsonaro critica resultados das sondagens

Segundo os dados oficiais, Lula da Silva obteve 47,85% dos votos na primeira volta e Bolsonaro 43,70%, quando estavam contabilizadas 96,93% das secções eleitorais. “Vencemos a mentira”, Bolsonaro critica resultados ... Read more »

Uma mão cheia de glória: Miguel Oliveira conquista o GP da Tailândia

O piloto português da KTM conquistou a quinta vitória na classe-rainha. O piloto português da KTM conquistou a quinta vitória na classe-rainha. Miguel Oliveira voltou a ser dono e senhor ... Read more »

A festa de Miguel Oliveira no pódio após a conquista do GP Tailândia (VÍDEO)

miguel_oliveira_gptailandia Miguel Oliveira venceu este domingo o GP da Tailândia de MotoGP e o piloto português da KTM não escondeu a sua alegria no pódio, ao elevar o troféu para ... Read more »

Eleições no Brasil: uma urna impugnada em Lisboa por voto duplo de cidadão e duas outras substituídas

Um eleitor votou duas vezes e uma urna com 59 votos teve de ser anulada, lacrada e considerada corrompida. Eleições no Brasil: uma urna impugnada em Lisboa por voto duplo ... Read more »

Semana do anúncio dos Nobel começa hoje

Pelo meio, serão atribuídos os galardões de Física (4 outubro), Química (5 outubro) e Literatura (6 setembro) e, a 10 de outubro, será ainda conhecido o vencedor do prémio Sveriges ... Read more »

Lisboa inicia obras dos túneis do Plano de Drenagem

O projeto representa um investimento de cerca de 250 milhões de euros, obtidos através de um empréstimo-quadro concedido ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa, para melhorar a ... Read more »

Olga Tokarczuk fala em Lisboa no centenário do nascimento de Saramago

A escritora polaca Olga Tokarczuk, Nobel da Literatura de 2018, protagoniza esta segunda-feira, em Lisboa, as “Conferências do Nobel: Emergências Saramaguianas”, um programa comissariado pelo escritor Alberto Manguel, no âmbito ... Read more »

Juverntus consegue vitória calma sobre o Bolonha

Juventus FC vs Bologna FC Turim, Itália, 02 out 2022 (Lusa) – A Juventus aproveitou bem a receção ao ‘modesto’ Bolonha e regressou hoje às vitórias na Liga italiana de ... Read more »

Eficácia bianconeri no regresso às vitórias

Eficácia Será que é desta que a Vecchia Signora encarreira? No Allianz Stadium, a Juventus recebeu e venceu o Bolonha por 3-0, num jogo que se demonstrou ser de sentido único. A ... Read more »

F1: Ferrari vê duas infrações cometidas por Pérez em Singapura

The Safety Car Sergio Perez, Red Bull Racing RB18 O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, acredita que Sergio Pérez poderia enfrentar duas penalidades por não ficar a ... Read more »

Ciro Gomes diz-se "profundamente preocupado com ameaças" ao Brasil

O candidato ficou em quarto lugar na primeira volta das eleições, com cerca de 3% dos votos. Ciro Gomes diz-se “profundamente preocupado com ameaças” ao Brasil O candidato presidencial Ciro ... Read more »

Brasil: número assustador de incêndios na Amazónia supera máximo de 12 anos

Incêndios na Amazónia (Nilmar Lage / Greenpeace Brasil) Dados revelados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no final da semana passada revelam que no mês de setembro houve um ... Read more »

Lá fora: Mourinho afunda o Inter, Milan de Ferro e o "Letaldowski"

Começamos esta viagem pela imprensa internacional por Itália, onde os destaques das primeiras páginas recai para o triunfo da AS Roma de Mourinho, sobre o Inter, assim como para a ... Read more »

Golo madrugador provoca segunda derrota da época ao Real Betis

Andaluzes perderam na deslocação ao terreno do Celta de Vigo. O Real Betis averbou, este domingo, a segunda derrota da época na La Liga, ao perder, por 1-0, na deslocação ... Read more »

Na Alemanha, vitória expressiva de Lula no primeiro turno

Candidato do PT foi o mais votado nos cinco locais de votação espalhados pelo país europeu, obtendo quase 70% dos votos válidos, contra 18,4% de Bolsonaro, segundo resultados parciais.Os eleitores ... Read more »

Roy Keane arrasa jogadores do United: "Deve ser bizarro..."

Antigo jogador dos red devils não poupa nas críticas. A goleada sofrida pelo Manchester United, este domingo, na visita ao Manchester City (3-6), em jogo da 9.ª jornada da Premier ... Read more »

Depois de Benfica, Real Madrid também já não tem só vitórias em 2022/23

Depois de Benfica, Real Madrid também já não tem só vitórias em 2022/23 O Real Madrid marcou passo na receção ao Osasuna (1-1) e viu terminado, ao décimo jogo, o ... Read more »

Ex-juiz Sergio Moro é senador e nove governadores reeleitos no Brasil

O ex-juiz Sergio Moro foi eleito senador no Brasil no domingo com 33,57% de votos e nove governadores dos 27 estados brasileiros foram reeleitos num sufrágio em que mais de 156 ... Read more »

Kalle Rovanperä faz história e é campeão do mundo de ralis com triunfo na Nova Zelândia

Kalle Rovanperä é o novo campeão do mundo de ralis – o mais jovem de sempre. O piloto tinha uma margem confortável no topo do Rali da Nova Zelândia à ... Read more »

Bolsonaro afirma que as sondagens "estão desmoralizadas" e que 2.ª volta vai servir para mostrar as consequências da "guerra e da crise ideológica"

Bolsonaro afirma que as sondagens “estão desmoralizadas” e que 2.ª volta vai servir para mostrar as consequências da “guerra e da crise ideológica” No seu primeiro discurso após o resultado ... Read more »

Segunda volta é "segunda chance que o Bolsonaro me dá"

Lula da Silva discursou após finalizada a contagem dos votos na primeira volta das presidenciais. O ex-presidente e candidato mostrou-se confiante numa vitória, acreditando que a segunda volta será apenas ... Read more »

Lula e Bolsonaro disputam segunda volta das presidenciais no Brasil

Eleições decorrem a 30 de outubro. Lula e Bolsonaro disputam segunda volta das presidenciais no Brasil O candidato Luís Inácio Lula da Silva e o atual chefe de Estado brasileiro ... Read more »

Já Chega! desta moeda

Nenhum outro partido se mistura tão frequentemente com os vícios do ‘statu quo’ como o PS: corrupção, nepotismo, favorecimento indevido e abuso de poder. E em matéria de normalização e ... Read more »

Empate do Real Madrid com o Osasuna dá liderança ao Barça

O regressado Benzema falhou um penálti. Empate do Real Madrid com o Osasuna dá liderança ao Barça O Real Madrid cedeu este domingo os primeiros pontos na Liga espanhola de ... Read more »

Bolsonaro lidera intenções de voto (com 2% das urnas apuradas)

O candidato Jair Bolsonaro lidera a contagem parcial nas eleições presidenciais, com 48,37% dos votos, seguido de 41,37% de Lula da Silva, quando estão contados 1,08% dos votos válidos. Depois, ... Read more »

3 de outubro, nasce o historiador português José Hermano Saraiva

Era conhecido como ‘o príncipe dos comunicadores’. Transportou para o ecrã de televisão a História e Cultura portuguesas. Hoje recorda-se José Hermano Saraiva, que nasceu neste dia, em 1919. José ... Read more »

"Há quatro anos era tido como um ser humano jogado fora da política". Lula afirma que retornou com "força" e que 2.ª volta é apenas "prorrogação"

“Há quatro anos era tido como um ser humano jogado fora da política”. Lula afirma que retornou com “força” e que 2.ª volta é apenas “prorrogação” No seu primeiro discurso ... Read more »

A vitória (curta) de Lula em 5 pontos. E o que isso quer dizer sobre o duelo final com Bolsonaro

A grande derrota das sondagens, as outras vitórias da noite de Bolsonaro, a pesca por apoios de Lula, a pressão para clarificar um programa económico equívoco em tempo de crise. ... Read more »

Sobe para 174 número de mortos em confrontos após jogo de futebol na Indonésia

Os adeptos descontentes invadiram o campo e envolveram-se em confrontos, provocando o caos no estádio. Adeptos descontentes invadiram o campo e envolveram-se em confrontos com as claques da equipa rival, ... Read more »

Renato Sanches não tem lesão grave, mas deve falhar regresso à Luz

Renato Sanches não tem lesão grave, mas deve falhar regresso à Luz Renato Sanches não tem nenhuma lesão grave, mas deve ser poupado na deslocação do Paris Saint-Germain ao Estádio ... Read more »

Irão: Impacto das sanções dos EUA prejudica cooperação com Portugal

Embaixador do Irão em Portugal em entrevista à Lusa Lisboa, 02 out 2022 (Lusa) – O embaixador iraniano em Lisboa considerou em entrevista à agência Lusa que as sanções impostas ... Read more »

Função Pública exige aumentos sem perda de poder de compra na reunião com Governo

© Fornecido por ECO – Economia Online O Governo vai apresentar, esta segunda-feira, aos sindicatos da Função Pública as medidas para a atualização salarial para o próximo ano. O primeiro-ministro ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network