Os 100.000 votos de protesto em Michigan que mostram o impacto de Israel sobre Biden

os 100.000 votos de protesto em michigan que mostram o impacto de israel sobre biden

Ativista Natalia Latif faz campanha pelo voto descomprometido na primária democrata em Michigan 27/02/2024 REUTERS/Rebecca Cook

Por Nandita Bose e Trevor Hunnicutt

DEARBORN, Michigan/WASHINGTON (Reuters) – A campanha à reeleição de Joe Biden e as principais autoridades democratas prometeram redobrar os esforços para reconquistar antigos apoiadores, depois de serem atingidos por um voto de protesto muito mais forte do que o previsto nas primárias de Michigan devido ao apoio do presidente dos Estados Unidos a Israel.

Cerca de 13,2% dos democratas de Michigan votaram como “descomprometidos” na disputa pela indicação do partido, segundo a contagem da Edison Research, depois de uma campanha de ativistas que durou semanas. Com cerca de 85% de todos os votos apurados, o voto “descomprometido” já era superior a 101.000 votos, muito mais do que o esperado.

A participação nas primárias democratas também foi alta, com cerca de 900.000 eleitores no total. Cerca de 81% desses votos apoiaram Biden.

Um funcionário sênior da campanha de Biden disse que a equipe continuará a “defender nossa causa no Estado — tanto para os eleitores descomprometidos quanto para todo o eleitorado de Michigan. O presidente continuará a trabalhar pela paz no Oriente Médio”.

O firme apoio de Biden a Israel durante a guerra de cinco meses contra o Hamas, que dizimou Gaza, provocou indignação e uma reação bem organizada entre os democratas progressistas e os árabes americanos, tendo Michigan como epicentro.

Eles pediram a Biden que pressionasse por um cessar-fogo permanente em Gaza, condicionasse a ajuda a Israel e que os democratas votassem “descomprometido” nas primárias para sinalizar que Biden poderia perder apoio nas eleições gerais de novembro, visando 10.000 votos.

Cerca de 20.000 votos “descomprometidos” foram dados nas primárias democratas de Michigan em 2012, a última vez que um presidente democrata concorreu à reeleição no Estado do Meio-Oeste dos EUA.

Biden venceu em Michigan por uma margem de menos de 3% em 2020, e algumas pesquisas mostram o provável candidato republicano Donald Trump à frente em um confronto direto entre ambos desta vez.

SEM MEDO DOS ELEITORES

Os combatentes do Hamas mataram 1.200 pessoas e capturaram 253 reféns em 7 de outubro, de acordo com os registros israelenses, desencadeando o ataque terrestre de Israel a Gaza. As autoridades de saúde do enclave dizem que quase 30.000 pessoas foram confirmadas como mortas desde então.

As autoridades democratas de Michigan prometeram fazer mais para conquistar os eleitores.

“Amanhã é o primeiro dia desta eleição geral”, disse o vice-governador de Michigan, Garlin Gilchrist II, aos voluntários que trabalhavam em nome de Biden enquanto os resultados eram divulgados na noite de terça-feira.

“Não temos medo das pessoas que participam da democracia. Não temos medo dos eleitores. Não temos medo das pessoas que estão prontas para se manifestar de boa fé, em sã consciência, porque têm boas intenções”, disse ele.

O gerente da campanha de Biden em Michigan, Mike Frosolone, disse a integrantes do partido que seus esforços se voltariam para as eleições gerais no Estado, com batidas de porta em porta, serviços telefônicos e a abertura de vários escritórios em todo Estado.

“Sabemos que quando os eleitores virem o histórico do presidente Biden e de Donald Trump lado a lado, eles escolherão o presidente Biden”, disse ele. Biden apresentará sua posição sobre esse caso em seu discurso sobre o Estado da União em 7 de março, acrescentou.

Biden, de 81 anos, enfrenta baixos índices de aprovação geral e preocupação com sua idade, assim como o ex-presidente Trump, de 77 anos. Trump foi formalmente condenado neste mês por um juiz de Nova York a pagar cerca de 450 milhões de dólares por manipular fraudulentamente seu patrimônio líquido, e enfrenta quatro processos criminais não relacionados, nos quais se declarou inocente.

Cerca de 35% dos republicanos apoiaram a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley nas primárias do partido em Michigan, em um possível sinal de fraqueza para Trump também. Alguns dos eleitores dela disseram que não apoiarão Trump em uma eleição geral.

Se Trump for reeleito, espera-se que ele seja um forte defensor de Israel e de seu líder de direita, Benjamin Netanyahu.

É provável que a questão seja uma sombra na eleição presidencial dos EUA até novembro, já que o número de mortos em Gaza continua a aumentar e os EUA pressionam por bilhões de dólares a mais em ajuda a Israel, mesmo quando as autoridades norte-americanas pressionam por um cessar-fogo temporário.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada na terça-feira revelou que o “extremismo” é a principal preocupação dos eleitores dos EUA para a eleição de 2024, superando a economia ou a imigração, e que a maioria considera Biden mais bem preparado para lidar com a questão.

(Reportagem de Nandita Bose, em Dearborn, e Trevor Hunnicutt e Kanishka Singh, em Washington)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World