"Traidor". Responsável russo reage a morte de desertor em Espanha

O responsável do serviço de informação estrangeiro da Rússia (SVR) acusou hoje o piloto russo que desertou na Ucrânia e foi assassinado na Espanha de ser um traidor.

O responsável do serviço de informação estrangeiro da Rússia (SVR) acusou hoje o piloto russo que desertou na Ucrânia e foi assassinado na Espanha de ser um traidor.

“Este traidor e criminoso tornou-se um cadáver moral no momento em que planeou o seu crime sujo e terrível”, disse Serguei Narishkin, segundo a agência de notícias oficial russa RIA Novosti.

Narishkin acrescentou: “Na Rússia costuma-se dizer: ou se diz bem dos mortos ou não se diz nada”.

Quando a televisão pública russa noticiou a deserção do piloto em outubro, o jornalista anunciou que a ordem para liquidar Maksim Kuzminov já tinha sido dada.

Durante a sua conferência de imprensa diária, o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, disse desconhecer se as autoridades espanholas informaram Moscovo sobre o caso. Além disso, afirmou que a morte de Kuzminov “não é um problema” que esteja na agenda do Kremlin.

Kuzminov foi morto a tiro em 13 de fevereiro numa garagem de uma urbanização de Villajoyosa (Espanha), conforme confirmaram na segunda-feira à agência de notícias EFE fontes próximas à investigação.

Embora a documentação encontrada não correspondesse à de Kuzminov, as fontes consultadas pela EFE esclareceram que se trata mesmo do piloto que desertou das tropas russas.

Na segunda-feira, o meio de comunicação ucraniano Kyiv Post noticiou também que o representante dos serviços de informação militar ucranianos (GUR), Andri Yusov, confirmou a morte do piloto, embora não tenha mencionado o local onde o corpo foi encontrado.

Uma fonte do GUR disse a outro meio de comunicação ucraniano, o Ukrainska Pravda, que o piloto foi morto a tiro e que também foi encontrado perto da sua casa um carro incendiado, provavelmente utilizado pelos assassinos. Esta descrição coincide com os factos ocorridos em Espanha.

Segundo o GUR, Kuzminov decidiu ir morar na Espanha em vez de permanecer na Ucrânia.

A deserção do russo ocorreu em agosto e foi noticiada em setembro, quando o GUR ucraniano publicou imagens em que o piloto russo, então com 28 anos, explicava como foi contactado pelo serviço de informação militar ucraniano, que lhe ofereceu proteção e dinheiro.

Leia Também: Piloto russo desertor encontrado morto em Espanha

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World