Samara Felippo diz à polícia que filha sofreu outros episódios de racismo na escola

A filha da atriz Samara Felippo, menina negra de 14 anos que teve o caderno rasgado e rasurado com uma frase racista na Escola Vera Cruz, na semana passada, já havia sofrido outros episódios de discriminação racial no colégio, segundo a mãe. De acordo com ela, um dos episódios foi a acusação de furto de um carregador de aparelho celular.

“É reincidente, recorrente. Desde o ano passado, de um episódio que um carregador some e a acusada é minha filha. Isso tudo são pequenas camadas do racismo que crianças pretas passam todos os dias veladamente”, afirmou a atriz nesta terça-feira, 30.

A escola particular da zona oeste de São Paulo afirma que as alunas responsáveis pela agressão do caderno foram suspensas e houve acolhimento da vítima. Diz ainda avaliar se aplicará outras sanções.

Samara foi chamada para prestar depoimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na região central, para complementar o Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica que ela havia registrado.

De acordo com a atriz, sua filha mais velha teve o caderno furtado, folhas foram arrancadas e, em seguida, ele foi devolvido ao setor de “achados e perdidos” da escola com uma ofensa de cunho racial. Fotos do caderno foram entregues à polícia como prova. O caso ocorreu na segunda-feira, 22.

A escola afirma que “reconheceu a gravidade deste ato violento de racismo, nomeando-o como tal, e imediatamente foram realizadas ações de acolhimento ao aluno agredido e sua família”. De acordo com a direção, as alunas foram suspensas por tempo indeterminado e tiveram a participação em uma viagem da escola vetada. As duas alunas ainda estão matriculadas, de acordo com o colégio. “Novas sanções poderão ser adotadas, conforme apuração e reflexão sobre os fatos”, diz nota do colégio.

O Vera Cruz afirma ainda que ações de reparação ainda serão definidas. “As ações punitivas foram determinadas conforme regras e procedimentos institucionais, que levam em consideração os sentidos das punições no ambiente escolar. As sanções foram definidas pelas equipes da escola, considerando a gravidade das ofensas. Ações de reparação ainda serão definidas”, diz outro trecho da nota.

Estudante quer continuar na escola, diz a mãe

De acordo com a advogada de Samara, Thaís Cremasco, o colégio tem três dias para apresentar à polícia as providências tomadas sobre o caso. “A atitude que esperamos da escola é impedir a presença de alunos racistas no colégio”.

A estudante quer continuar estudando no colégio, de acordo com a mãe. Um dos motivos é o acolhimento dos colegas. “Ela está bem, quer ficar na escola e está se sentindo acolhida pelos amigos. Eles estão do lado dela”, declarou a atriz.

A família de Samara ainda não decidiu se vai processar a escola e as famílias na esfera cível, diz a advogada. “Existe a possibilidade de uma ação indenizatória, caso a família entenda que isso seja necessário. A Samara está bastante consternada e sofrendo muito com a situação. Ela ainda não tem condições de decidir”, afirma.

Pais das duas meninas vão tirá-las do colégio

Já os pais das duas meninas acusadas de racismo anunciaram que vão tirar as meninas do Vera Cruz. O Estadão apurou que a decisão levou em conta a proteção das três alunas envolvidas, vítima e agressoras. Em carta às famílias da turma do 9º ano em que estudavam, os pais de uma delas disseram que a filha de Samara foi vítima de “uma violência injustificável”.

Sobre a filha deles, afirmaram que “diferentemente do que alguns disseram nos grupos de WhastApp, ela não é reincidente e nunca teve denúncias prévias de mau comportamento”.

“É uma adolescente em formação como cidadã – como os filhos de todos vocês. Que comete erros e acertos, como todos nós já cometemos em nossas vidas”, continuou a carta. Os pais disseram ainda que entendem que “o ato de violência praticado por nossa filha foi uma exceção, e não a regra, em sua conduta ética nessa transição complexa que é a adolescência.”

Eles afirmaram que “o episódio deixa claro que ainda há um longo e árduo caminho pela frente para enfrentarmos o racismo estrutural, dentro e fora de nossas casas.”

Advogada é mãe de vítima de racismo no Porto Seguro

A defensora Thaís Cremasco também já viveu situação semelhante de discriminação racial envolvendo seu filho em 2022. Ela é mãe de um estudante vítima de ataques racistas em um grupo de WhatsApp no Colégio Visconde de Porto Seguro, de Valinhos, interior de São Paulo. O colégio desligou os oito alunos acusados de racismo, xenofobia e apologia ao nazismo.

Insatisfeito com o resultado das eleições presidenciais, um grupo de alunos criou um grupo no WhatsApp chamado “Fundação Anti Petismo”. Com cerca de 30 adolescentes, o grupo teve compartilhamento de mensagens de ódio contra petistas, negros, nordestinos e mulheres, além de apologias ao nazismo, principalmente com o envio de “stickers” de Adolf Hitler.

Ao se indignar com o conteúdo, um dos alunos adicionados no grupo, um garoto negro de 15 anos, se manifestou chamando os integrantes de “neonazistas do Porto” e dizendo que denunciaria o grupo.

Após a expulsão, Thais agradeceu o apoio recebido e afirmou que os crimes cometidos pelos estudantes não feriram apenas os seus filhos, que são negros, “mas toda a humanidade”.

“Os atos racistas que meu filho sofreu acarretou na expulsão de oito alunos. Acho que isso nunca tinha acontecido. É importante que o Brasil entenda a gravidade do crime de racismo. Racismo não é bullying, não é brincadeira de criança”.

O post Samara Felippo diz à polícia que filha sofreu outros episódios de racismo na escola apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

OTHER NEWS

8 minutes ago

Soudal Open Prize Money Payout 2024

8 minutes ago

Young royals join Prince William at his Buckingham Palace garden party

8 minutes ago

Federal regulators are investigating fatal crash of VinFast EV

8 minutes ago

Kevin Garnett on what went wrong with the Denver Nuggets: "When they didn't re-sign Bruce Brown and Uncle Jeff, I was really worried about them"

8 minutes ago

Emmanuel Macron faces fresh crisis as France risks becoming overrun with deadly fever

8 minutes ago

McLaren Pays Tribute to Ayrton Senna with One-Off Livery for Monaco GP

8 minutes ago

Former Royal Marine accused of spying for China found dead in park

8 minutes ago

Wild Land Fifth on McKeen's NHL Prospect Pool Rankings

8 minutes ago

Jamie Dimon could step down sooner than expected. Here’s who could run the country’s biggest bank

8 minutes ago

LOOK: Chiefs arrive at facility for OTAs

10 minutes ago

Nestlé announces plans to launch frozen foods targeting Ozempic and Wegovy users

10 minutes ago

Kyle Larson faces additional obstacles to completing historic IndyCar/NASCAR double Sunday

10 minutes ago

Cameroon's appointment of Brys as manager suspended by sports tribunal

10 minutes ago

Salah hints at Liverpool stay, targets trophies next season

10 minutes ago

Mauricio Pochettino leaves Chelsea after 1 season in charge - sources

10 minutes ago

UK police say a man charged with helping Hong Kong intelligence service is found dead

10 minutes ago

Russia begins nuclear drills following West's remarks suggesting possible deepening role in Ukraine

10 minutes ago

Mariachis. A flame-swallower. Mexico's disputes between street performers just reached a new high

11 minutes ago

Body lice may have spread plague more than thought, science suggests

12 minutes ago

WestJet Airlines delaying integration of Sunwing Airlines to 2025

12 minutes ago

‘Nothing but hazards’: Drones in Fort Nelson, B.C. wildfire zone endanger helicopters

12 minutes ago

Team that wins 2024 Stanley Cup will do so for 1st time this century

12 minutes ago

S.E. Cupp To Host Political Show “Battleground” For Fox TV Stations And Syndication

12 minutes ago

‘Furiosa’ Trucking To $80M-$85M Worldwide Start; ‘The Garfield Movie’ Consuming $30M+ U.S. – Memorial Day Box Office

13 minutes ago

“It was kind of untouchable”: Taylor Sheridan Had to Beg to Read His Script for $30M Movie That No One Wanted to Touch Because it Had a Female Lead

13 minutes ago

Ranking the Big Ten's College Football Coaches for 2024

13 minutes ago

Mariners Game #48 Preview: 5/20/24, SEA at NYY

13 minutes ago

'I sell London homes to royalty and the 1%': Meet Buying London's property mogul Daniel Daggers

13 minutes ago

US FDA approves Neuralink's brain chip implant for second patient

13 minutes ago

Architects want to hang a skyscraper off an asteroid. Just how mad an idea is it?

13 minutes ago

Social Democrats TD calls for removal of best before dates from foods

13 minutes ago

20 book-to-screen adaptations in 2024: ‘Bridgerton,’ ‘It Ends With Us,’ ’Wicked,’ more

13 minutes ago

NHL will have a new Stanley Cup champion this century as lengthy droughts take center stage

13 minutes ago

When does the 2024/25 Premier League season start?

13 minutes ago

Chelsea Flower Show 2024: Lisa Snowdon cuts a stylish figure in a plunging floral mini dress as she joins Louise Thompson for day two of the London event

13 minutes ago

New Technique Boosts Efficiency of PbS Quantum Dot Solar Cells

13 minutes ago

BBC slated for ‘absurd’ obituary of ‘Butcher of Tehran’ Raisi

13 minutes ago

Rockets monitoring Donovan Mitchell’s situation in Cleveland, The Athletic reports

13 minutes ago

Chocolate-lovers feel 'ripped off' as they notice favourite bar shrink over time

13 minutes ago

Aston Martin’s concerning AMR24 upgrade insight as Fernando Alonso completes test session

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch