Equador suspende jornada de trabalho por dois dias por déficit hidrelétrico

equador suspende jornada de trabalho por dois dias por déficit hidrelétrico

Em meio à crise energética, o presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou dois dias de “suspensão da jornada de trabalho” e dererminou a investigação de supostos atos de corrupção e negligência

O Equador ordenou, nesta quarta-feira (17), a suspensão de dois dias das atividades públicas e privadas devido à crise energética causada por um déficit histórico nos reservatórios que abastecem as usinas hidrelétricas, resultando em apagões de até seis horas e possíveis perdas milionárias.

O presidente Daniel Noboa decretou a “suspensão da jornada de trabalho” na quinta-feira e sexta-feira, informou a Presidência em comunicado, atribuindo sua decisão não apenas a “circunstâncias ambientais”, mas também a “atos inauditos de corrupção e negligência”.

Os municípios do porto de Guayaquil e de Cuenca, nas montanhas, as principais cidades do país depois de Quito, anunciaram, no entanto, que seus serviços de transporte público e o aeroporto continuarão funcionando normalmente.

O prefeito de Guayaquil, Aquiles Álvarez, afirmou em comunicado que esse polo comercial do país gera cerca de US$ 70 milhões (R$ 367,2 milhões) por dia. “Não permitiremos que isso prejudique nossa economia”, assegurou.

Noboa declarou na terça-feira emergência no setor elétrico e pediu a renúncia da então ministra de Energia, Andrea Arrobo.

Após racionamentos imprevistos no último domingo, Noboa designou na terça-feira o ministro de Transportes e Obras Públicas, Roberto Luque, como responsável pelo setor de Energia, e ordenou uma investigação devido a suspeitas de corrupção que afetam a produção de eletricidade.

As usinas elétricas realizarão manutenção de suas plantas na quinta-feira e sexta-feira, o que implicará racionamentos a serem anunciados oportunamente, acrescentou a Presidência.

– Protesto estudantil –

À crise hídrica soma-se o fato de a Colômbia ter deixado de exportar energia para o Equador como medida para lidar com a grave seca associada ao fenômeno El Niño, que deixou os reservatórios colombianos com menos de 30% de sua capacidade.

Um grupo de estudantes da estatal Universidade Central de Quito protestou contra o governo, os apagões e o referendo de Noboa para enfrentar o crime organizado, convocado para o próximo domingo.

Os universitários se reuniram em frente à Universidade para protestar contra o Executivo e exibir cartazes com frases como “Te cortam a luz, corte o apoio deles”.

O governo equatoriano informou nesta quarta-feira que os reservatórios de Mazar (o mais importante) e Paute, ambos no sul dos Andes, estão em “condições críticas”, com níveis de armazenamento de 0% e 4%, respectivamente.

Da mesma forma, o volume de água na maior usina hidrelétrica, Coca Codo Sinclair (norte da Amazônia), que atende a 30% da demanda nacional e gera 1.500 MW de energia, sofre um déficit de 40% em comparação com a média histórica.

As horas de trabalho serão recuperadas no setor público com uma hora adicional durante os dias úteis seguintes, enquanto no setor privado isso dependerá das empresas.

O Equador, com 17,7 milhões de habitantes, tem uma população economicamente ativa de 8,3 milhões de pessoas, de acordo com os números oficiais.

– Denúncia contra ‘sabotadores’ –

O governo disse que a investigação ordenada por Noboa, que assumiu o cargo em novembro para governar por 18 meses, encontrou “indícios de que funcionários de alto nível”, incluindo Arrobo, “ocultaram intencionalmente informações cruciais para o funcionamento do sistema nacional de energia”.

O Executivo sustentou que “os avisos e alertas ao Comitê de Crise Energética foram suprimidos e desfeitos, de modo que essa grave situação não fosse conhecida para a tomada de decisões oportunas”.

Ele também apresentou uma queixa ao Ministério Público contra 22 “sabotadores que buscavam prejudicar todos os equatorianos” por paralisar o serviço público.

A crise energética ocorreu na véspera da consulta popular e do referendo de domingo, promovidos por Noboa e cujos eixos principais são a luta contra o tráfico de drogas. Cerca de 13,6 milhões de eleitores foram convocados para decidir, por exemplo, se concordam com a extradição de equatorianos ligados ao crime organizado.

“Eles tentaram nos ferrar com sabotagem no setor elétrico, tentaram nos ferrar com uma campanha suja (…) porque estão nervosos com a possibilidade de vitória do Sim”, disse Noboa nesta quarta-feira em um evento no resort de praia de Atacames, no noroeste do país.

sp-pld/lv/arm/aa/mvv/dd/am

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World