A propósito de um Campeão

Aqui entra a responsabilidade de um país que, para ser digno dos seus jovens, tem de encontrar condições para, não apenas oferecer centros de treino dignos do alto rendimento desportivo, mas também estruturas de apoio à carreira académica que não pode deixar de acompanhar o atleta

a propósito de um campeão

A propósito de um Campeão

Diogo Ribeiro ficará na história da natação e do desporto português. Dois títulos mundiais só se alcançam com muito talento, muita dedicação e um enorme esforço que tendemos sempre a desvalorizar. Como se fosse fácil. E não é. De forma alguma. Obriga também a escolhas que se impõem ao atleta e à família, quando se assume em plenitude o caminho do alto rendimento na procura da vitória europeia ou mundial.

Em primeiro lugar é o Diogo a merecer o nosso abraço de parabéns e agradecimento pela medalha pela bandeira e pelo hino de Portugal, primeira vez ouvido num Mundial de natação. E em dose dupla para que se perceba que não foi ilusão. Foi mesmo verdade!

De seguida o seu treinador e estrutura técnica e federativa sem o que não se preparam atletas para as grandes competições internacionais. A sua competência terá sido decisiva para o resultado desportivo do Diogo.

Mas, vale a pena por razões de mais elementar justiça, chamar outro nome para este podium.

Um atleta campeão nunca deixa de ser um jovem em idade de formação académica que não pode ser” esquecida ou abandonada” pela prioridade conferida aos diariamente esmagadores treinos, estágios, competições e deslocações.

Aqui entra a responsabilidade de um país que, para ser digno dos seus jovens, tem de encontrar condições para, não apenas oferecer centros de treino dignos do alto rendimento desportivo, mas também estruturas de apoio à carreira académica que não pode deixar de acompanhar o atleta.

Para ser campeão desportivo não pode deixar de ser campeão na escola.

Em 2009 foi aberto o primeiro Centro de Alto Rendimento Desportivo em Montemor-o-Velho dedicado às modalidades de canoagem, triatlo e natação. No mesmo momento e para apoiar o percurso escolar dos atletas desse Centro foi procurado o Agrupamento de escolas local.

Um professor aceitou, com apoio da escola, o enorme desafio de acompanhar no domínio académico e psico pedagógico os atletas residentes e os resultados nos anos seguintes foram tão encorajadores que professores, treinadores e sobretudo atletas e respectivas famílias foram ultrapassando sérios e difíceis obstáculos num caminho pela primeira vez percorrido.

Esse docente chama-se Vitor Pardal.

Hoje, ele próprio continua este trabalho agora enquadrado desde 2016, numa estrutura denominada UAARE ( Unidade de apoio ao alto rendimento desportivo) que integra e acolhe já 25 escolas, dispõe da colaboração de 400 docentes, apoia 1.242 atletas, de 50modalidades. No primeiro período deste ano escolar , todos os atletas tiveram 32.000 ausências à escola, mas dispuseram de 11.831 apoios pedagógicos, 4500 apoios psicopedagógicos, e 300 planos individuais de conciliação desporto/escola, com um sucesso académico de 92% no desempenho escolar.

Diogo Ribeiro é aluno do 12 ano na Escola Fonseca Benevides, com bom aproveitamento. É mais um jovem da UAARE a ser campeão, para orgulho de um país que se orgulha do atleta apoiando o cidadão.

É mais um dos seus, Vitor Pardal. Fazem de si também um campeão. Obrigado.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World