Rússia rejeita acusações dos EUA de envolvimento em ciberataques contra países da UE

microsoft, rússia rejeita acusações dos eua de envolvimento em ciberataques contra países da ue

O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, rejeitou hoje a acusação do Departamento de Estado norte-americano de que a Direcção-Geral de Informações (GRU) do Estado-Maior russo tem responsabilidades nos ciberataques contra aliados europeus de Washington.

“Consideramos estas declarações como outro exemplo de `diplomacia de megafone` e uma prova do desejo incondicional de Washington de acusar a Rússia de todos os pecados mortais”, expressou Antonov em declarações à comunicação social norte-americana, instando os Estados Unidos a transmitir qualquer suspeita “através dos canais oficiais, apresentando factos e provas concretas”.

A este respeito, o embaixador russo asseverou que as autoridades norte-americanas “simplesmente não têm nada a demonstrar para sustentar as suas insinuações”, qualificando os comentários do Departamento de Estado de “histórias falsas e instigadoras”, que “não farão mais do que intensificar-se à medida que se aproximam as eleições presidenciais, como ocorreu em anos anteriores”.

“Os políticos locais sentem-se donos da situação, intensificando a suposta `ameaça russa` e distraindo a atenção dos eleitores de questões urgentes”, opinou o funcionário russo.

“A recusa manifesta a estabelecer um diálogo profissional” prejudica também “a segurança da informação internacional”, adiantou o diplomata russo.

A diplomacia norte-americana condenou na sexta-feira a recente campanha de ciberataques na Europa e atribuiu a sua origem à Rússia, tal como já tinham feito os governos alemão e checo.

“Os Estados Unidos condenam veementemente a atividade cibernética maliciosa, realizada pelos serviços de informações militares da Rússia, contra a Alemanha, a República Checa, a Lituânia, a Polónia, a Eslováquia e a Suécia”, afirmou em comunicado o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

O ataque foi realizado, segundo o Departamento de Estado, pelo grupo conhecido como APT28, “um conhecido agente perigoso com uma longa história de práticas maliciosas, prejudiciais, desestabilizadoras e perturbadoras”.

O Departamento de Estado recorda, em particular, ter aplicado sanções devido às atividades do grupo durante as eleições presidenciais norte-americanas de 2016 ou tendo como alvo a Agência Mundial Antidoping (WADA).

No caso dos ataques cibernéticos na Europa, as autoridades de Washington cooperaram com a Alemanha para bloquear os `routers` utilizados pelos atacantes, indica ainda o comunicado de imprensa.

Os governos alemão e checo acusaram este grupo de `hackers` russos controlado por Moscovo de uma recente campanha de ataques cibernéticos nos seus países, um “comportamento malicioso” ao qual a União Europeia prometeu uma resposta firme.

Ainda na sexta-feira, o Governo alemão convocou o encarregado de negócios da embaixada da Rússia em Berlim depois de ter acusado os serviços secretos russos de um ataque informático.

O alegado ataque ocorreu em 2023, e visou membros do Partido Social-Democrata (SPD), do chanceler Olaf Scholz, o principal partido da coligação governamental, segundo as autoridades alemãs.

Também a República Checa acusou Moscovo de visar frequentemente Praga com ataques informáticos orquestrados por um grupo com ligações aos serviços secretos militares russos.

“Certas instituições checas foram alvo de ciberataques que exploraram uma vulnerabilidade desconhecida do Microsoft Outlook a partir de 2023”, declarou o ministério em comunicado.

O grupo APT28, também conhecido como Fancy Bear, é acusado de ser responsável por dezenas de ciberataques em todo o mundo.

Em fevereiro, o Ministério do Interior alemão anunciou que as forças de segurança realizaram uma operação contra o APT28, numa iniciativa liderada pela agência de segurança dos Estados Unidos, o FBI.

O grupo de piratas informáticos terá instalado `malware` (`software` destrutivo) em centenas de postos de acesso à Internet (`routers`) em escritórios e residências particulares, criando uma rede que terá sido usada como plataforma global de ciberespionagem.

De acordo com o FBI, os alvos das atividades de espionagem eram governos, militares, agências de segurança e empresas dos Estados Unidos e de outros países.

O APT28 está ativo a nível global desde pelo menos 2004 e o Ministério do Interior alemão considera-o um dos grupos criminosos informáticos mais perigosos do mundo.

OTHER NEWS

16 minutes ago

Wetherspoons staff reveal sales 'trick' used to make thirsty punters spend more money

16 minutes ago

Folded Eras: Taylor Swift's beloved Scottish Fold cats make the purrr-fect companions

16 minutes ago

Blind man, 33, turned away from Uber 76 times because of his guide dog is dubbed 'the Sherlock Holmes of equality law' after securing more than 30 convictions against discriminating drivers

16 minutes ago

I caught a Ryanair flight and saw so many people making the same £46 mistake

17 minutes ago

The friendly South Pacific island that’s actually easy to get to

17 minutes ago

The Darkness Has Not Overcome: limp pro-Trump piety for a second coming

17 minutes ago

The traitors who sent Dutch Jews to the Nazi slaughterhouse

17 minutes ago

Trump says he wants to debate Biden but will 'demand a drug test'

17 minutes ago

Johnson’s Trump trip unsettles some Republicans: ‘Tell me this isn’t so’

17 minutes ago

Premier League team news: predicted lineups for the final day

17 minutes ago

Biden staffer who resigned over White House’s ‘disastrous’ support for ‘genocide’ is daughter of weapons exec helping Israel

17 minutes ago

Father of NYC menace ‘Ice Pick Nick’ grateful son is behind bars: ‘Saving his life’

18 minutes ago

‘Never Trump?’ ‘Never Biden’ voters might loom larger.

18 minutes ago

Met Éireann predicts warm humid weekend with risk of thunderstorms

18 minutes ago

Aaliyah Edwards’s homecoming is a U-Conn. lovefest — and a Mystics loss

19 minutes ago

Mother gasps in fear when she realises the 'door is open' on wheel

19 minutes ago

Maths teacher given the nickname 'Bunda Becky' arrives at court

19 minutes ago

Couple's food truck dreams come true at Lake Manitoba Narrows

19 minutes ago

Inside the picturesque harbour town facing a dirty water crisis

19 minutes ago

Northern Lights will appear across UK skies more frequently, space forecaster says

23 minutes ago

Video: Australian Idol star Anthony Callea in 'endless tears' as he reveals heartbreaking family loss: 'It just doesn't seem real'

23 minutes ago

Video: Brooklyn Beckham uses a blowtorch to roast marshmallows while creating a boozy take on the classic s'more in his latest cooking clip

24 minutes ago

Feeling flush? Three-bedroom home in leafy west London on market for nearly £600k... but there's a unique feature that might make you think twice

24 minutes ago

Couple who fell pregnant a month after they started dating have 'proved doubters wrong' with happy marriage

24 minutes ago

Inside Jo Wood's eclectic off-grid farmhouse as she reveals why she ditched rock 'n' roll hedonism for UFO spotting and growing veg

24 minutes ago

Farmer commutes 6 hours a day to bring Pa. products to his Amish-owned NYC store

25 minutes ago

Hynes stars in win over Roosters to push Origin case

25 minutes ago

Five Below Is Selling Perfect Dupes of Costco's Colorful Tote Bags

26 minutes ago

Emma Stone Talks Physical Demands of a Yorgos Lanthimos Movie (Like Dancing, Death and Doing It)

26 minutes ago

Burns scores easiest try ever

26 minutes ago

Meeting on Layoffs at Yelm School District

26 minutes ago

Ambassador insists Germans find infamous Fawlty Towers episode funny

26 minutes ago

Outpouring of support after mother’s death was overwhelming, says Edward

26 minutes ago

How Jim Jordan connected the dots on Biden’s $8 million book deal

26 minutes ago

Singapore to stage festival for urban sports such as parkour, skateboarding and Hyrox in August

29 minutes ago

Stephen King Adaptation ‘The Monkey’, Starring Theo James, Pre-Sells To Neon For U.S. After Promo Sparks Buyer Tug-Of-War — Cannes Market

31 minutes ago

Out of plaice! Mindboggling brainteaser challenges YOU to spot the odd fish out in 30 seconds

31 minutes ago

Former Ashley Madison employees admit security was 'put on the back burner' in explosive Netflix docuseries

31 minutes ago

How Mark, the beta geek got a meta makeover

31 minutes ago

My daughter suffered agonising burns after making 'prison napalm' in the microwave during a dangerous TikTok challenge

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch