Rui Costa recebe 1 prefeito baiano a cada 2 dias úteis enquanto governo recebe críticas

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Rui Costa (Casa Civil) recebeu neste ano um prefeito da Bahia a cada dois dias úteis, abrindo espaço em sua agenda até para gestores de municípios com menos de 10 mil habitantes.

Os encontros ocorrem no momento em que o governo Lula (PT) enfrenta críticas por falta de coordenação e falhas na articulação política.

A falta de coordenação chegou a ser exposta pelo próprio presidente, que cobrou que os ministros parassem de anunciar novos projetos e executassem aqueles já lançados.

O início do ano também foi marcado por disputas entre ministros, troca de farpas públicas, além de dificuldades medidas em pesquisas de popularidade.

Na Casa Civil, Rui Costa coordena ações do governo e está à frente do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a principal vitrine do terceiro mandato de Lula.

Mesmo com seu papel central na Esplanada, o ministro dedica parte da agenda para encontros com autoridades da Bahia, estado que governou por oito anos. Em 2024, Costa recebeu em seu gabinete 43 prefeitos do estado, todos da base aliada e de municípios de pequeno e médio porte.

Alguns desses encontros aconteceram em momentos em que o governo enfrentava crises, como a recente disputa envolvendo a Petrobras.

As reuniões de Costa foram registradas na agenda oficial e reunidas pela Folha em levantamento. O ministro já se reuniu com 114 prefeitos baianos desde que assumiu o cargo, o que representa mais de um quarto do total de municípios do estado.

Não constam nas agendas, no entanto, encontros no Planalto com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).

Todos os ministros políticos têm o hábito de receber autoridades do seu estado. A Casa Civil é considerado o ministério mais importante no Palácio do Planalto, pela atribuição de coordenação dos outros 37 ministérios.

O espaço na agenda destinado aos prefeitos é maior do que ao reservado por Costa a muitos ministros da Esplanada, como Silvio Almeida (Direitos Humanos), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte). Nenhum deles foi recebido pelo chefe da Casa Civil neste ano, segundo sua agenda.

Integrantes do governo costumam ironizar que a Casa Civil tornou-se uma “República da Bahia”, tamanha é a relevância do estado no ministério e a presença de baianos nos diferentes escalões. Os secretários e assessores mais próximos de Costa são do estado ou moram em Salvador.

As reuniões no Planalto com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), com secretários estaduais e municipais, vereadores e pré-candidatos também foram repetidas.

Neste ano eleitoral, o PT intensifica os esforços para garantir que municípios menores continuem com o arco de alianças do partido na Bahia.

O estado historicamente dá ampla margem e votação para o partido, e é considerado essencial para garantir vitória em 2026, seja qual for o candidato à sucessão de Lula.

Nesses encontros de Rui Costa com prefeitos baianos, há ainda quem tenha sido recebido mais de uma vez, como é o caso de Fernanda Silva Sá (PP).

De Wanderley (BA), com pouco mais de 10 mil habitantes, ela já esteve com o chefe da Casa Civil três vezes neste ano.

Uma dessas reuniões, em 12 de abril, aconteceu na semana em que a crise da Petrobras estava no seu auge.

O episódio envolvia especulações sobre a queda do presidente da companhia, Jean Paul Prates, e opôs os dois principais ministros de Lula: Costa e Fernando Haddad (Fazenda).

Ela foi recebida ao lado de mais dois prefeitos e cinco pré-candidatos. Segundo a agenda oficial, o encontro durou 45 minutos.

Naquele mesmo dia, ocorria mais um capítulo da crise na Petrobras, com a informação de que Jean Paul Prates permaneceria no cargo. Isso representou uma derrota para Rui Costa, que era contrário à sua permanência, assim como Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Interlocutores no governo apontam que Rui Costa é um dos ministros que mais trabalham, começando cedo a sua jornada e seguindo no Planalto até tarde. No entanto, criticam o fato de que ele ainda mantém os assuntos da Bahia como prioridade, apesar das demandas do governo federal.

Aliados, por sua vez, atribuem a agenda com autoridades do estado ao fato de que ele foi oito anos governador e dizem que é praxe esse tipo de encontro. Ademais, pontuam que o ministro tem ainda pretensões eleitorais, como conquistar uma vaga no Senado.

Eles alegam que os encontros são importantes do ponto de vista simbólico, para fazer foto, e que o ministro não pode se afastar da base –o que é relevante não só para ele, mas para o PT e Lula.

O partido garantiu 60 dos 417 municípios baianos nas últimas eleições. Mas o arco de alianças com PSD e Avante tem a maioria do interior do estado. A capital, Salvador, e os maiores municípios estão mais alinhados com o grupo político de ACM Neto (União Brasil).

De acordo com auxiliares do ministro, as agendas ocorrem normalmente no início do dia, por volta das 8h, ou à noite, perto das 21h, depois que Lula deixou o palácio.

Os encontros devem continuar nesse ritmo até o meio do ano, quando começam restrições eleitorais e reuniões no Planalto podem ser eventualmente questionadas.

O que pode eventualmente desacelerar a romaria de prefeitos, secretários e vereadores baianos ao Planalto é a crise com a Câmara dos Deputados. No final de abril, o presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), rompeu com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), levando Costa a entrar na articulação política.

O senador Ângelo Coronel (PSD-BA) afirma que, quando prefeitos vão para Brasília, os encontros são com todas as autoridades do estado na capital –como ele e o senador Jaques Wagner (PT-BA) também.

Além disso, diz ser incomparável a agenda de Rui Costa com outros ministros, em relação ao encontro com prefeitos, uma vez que a Bahia é o quarto estado com maior número de municípios.

“Quando o cara é do seu estado de origem, até por questão de deferência tem que atender um conterrâneo. Vai comparar a agenda do Rui com a do Márcio Macêdo [ministro da Secretaria-geral], estado pequeno [Sergipe]?”, disse.

A Casa Civil não respondeu aos questionamentos da reportagem.

OTHER NEWS

19 minutes ago

Sentencing trial set to begin for Florida man who executed 5 women at a bank in 2019

21 minutes ago

The cheapest big cities to rent in America - and number one is a 'complete bargain'

21 minutes ago

Woke DC mayor takes her 14-strong entourage 2,500 miles on taxpayer-funded 'mission' to LAS VEGAS just weeks after blowing thousands of the public's cash on lavish golf trip... so do YOU think these business trips are justified?

21 minutes ago

Anti-Israel protestors clash with NYC police leading to at least a dozen arrests as angry 250-strong mob marches through Brooklyn

21 minutes ago

Australian injured in deadly Afghanistan attack that killed four others is identified as Joe McDowell

21 minutes ago

Simone Biles returns to gymnastics ahead of the Olympics and proves she's as dominant as ever, beating the rest of the American field to win U.S. Classic

21 minutes ago

Jeff Daniels feared THAT toilet scene in 1994's Dumb And Dumber would 'end' his acting career

21 minutes ago

Single mom reveals she's been forced to sell her dream home due to 'extreme' rise in these hidden costs

21 minutes ago

Why Dallas Mavericks star intentionally missed a free throw to help them beat OKC and reach Western Conference Finals

21 minutes ago

Scottie Scheffler's rival has hilarious response to the golfer's arrest outside the PGA Championship

22 minutes ago

Sean 'Diddy' Combs ex-assistant not 'surprised' by assault video footage

23 minutes ago

Cat Deeley only has four hours sleep

23 minutes ago

‘This is putrid’: Aussie TikToker left shocked and disgusted after going to get McDonald’s

26 minutes ago

According to Josh Pate, the ACC is 'cooked'

26 minutes ago

Dean Burmester quietly moving into contention at PGA Championship

27 minutes ago

Usyk vs. Fury was exactly what the sport of boxing has been missing

27 minutes ago

Florida mom speaks out, asks for prayers after daughter detained in Turks and Caicos for carrying ammo

27 minutes ago

Cynthia Frelund's AFC East win total projections 'Schedule Release '24'

27 minutes ago

Laegendary Grondo 1:10 Scale RC Rock Crawler Hands-On Review: Hobby-Quality At An Online Price

27 minutes ago

UAE: Can auto dealers ask for extra fees for spare parts on cars under warranty?

27 minutes ago

Canucks goalie Thatcher Demko will not play in Game 7

27 minutes ago

Rishi Sunak faces cabinet backlash over plans to curb foreign student visas

34 minutes ago

Road to ruin for dumped bikes

34 minutes ago

No drama for Lightning this time in win over Vixens

36 minutes ago

China's housing crash could set back millions of promising careers

37 minutes ago

‘SNL' cold open takes on Trump's post-court press conferences, VP choices and Hannibal Lecter

39 minutes ago

We quit Australia and moved to Bali with our four children. Life has never been better, cheaper or more rewarding - and we're ignoring the trolls

39 minutes ago

Alice Stewart, CNN political commentator and political adviser, dies at 58

39 minutes ago

Many Black Americans ‘don’t even know’ Republicans: Adam Coleman

39 minutes ago

Sir Jim Ratcliffe scolds Tories over handling of economy and immigration after Brexit

39 minutes ago

Honeymoonish star Nour Al Ghandour sees Netflix hit as 'comforting escape' in tough times

39 minutes ago

Met Office Sunday morning weather forecast 19/05/2024

41 minutes ago

‘I have never in my lifetime seen as much anger’: how Ireland’s migration system was overwhelmed

41 minutes ago

Breaking down the 'Monday Night Football' schedule for 2024 'NFL GameDay View'

41 minutes ago

UFC Fight Night results, highlights: Lerone Murphy shows grit in big win against Edson Barboza

41 minutes ago

Why SGA was called for foul in final sequence of Game 6 loss

43 minutes ago

‘SNL' cold open takes on Trump's post-court press conferences, VP choices and Hannibal Lecter

46 minutes ago

IPL 2024: 'What a night' says Du Plessis as RCB hold off late CSK charge to snatch last playoff slot

47 minutes ago

Battan National Stud Farm slated for restoration and inclusion in tourist and cultural circuit (Minister)

48 minutes ago

Future made in Australia plan the ‘centrepiece’ for federal budget

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch