«Ronaldo vinha à Academia e perguntava quais eram as novas fintas»

«ronaldo vinha à academia e perguntava quais eram as novas fintas»

«Ronaldo vinha Г  Academia e perguntava quais eram as novas fintasВ»

Os miúdos ainda jogam na rua? Esta foi uma das perguntas ouvidas no debate ‘Do futebol de rua à seleção nacional’, que decorreu na 5.ª edição do World Scouting Congress, evento realizado numa unidade hoteleira do Porto, que reuniu várias personagens do panorama do futebol durante esta quinta-feira.

Gilberto Silva, Derlei, Petit e Daniel Carriço partilharam os seus primeiros passos que deram como jogadores e todos lembraram os tempos em que jogavam à porta de casa com amigos.

«[No Brasil] Temos uma felicidade de ter um paГ­s muito grande e existem muitos jovens que sonham ser jogadores de futebol. NГЈo posso comparar ao jogador europeu, mas conhecendo a nossa realidade: temos um sonho baseado no que nos dГЎ a famГ­lia. ComeГ§amos na brincadeira com amigos, na rua ou na escola. Depois, passa a ser um objetivo ajudar a situação financeira da famГ­liaВ», disse o antigo internacional brasileiro, antes de apontar os benefГ­cios do futebol de rua.

«Aprendes a improvisar, a dominar a bola com piores condições, os miГєdosВ jogam descalГ§os, com os piores materiais possГ­veis, mas estГЈo felizes com aquilo. O futebol Г© um refГєgio, Г© uma escola onde se aprende disciplina eВ foco. Mesmo com os problemas do bairro, de tudo ao redor, o futebol Г© um lugar seguro onde te divertes. A partir daГ­, vais evoluindo, atГ© que alguГ©m te observaВ», acrescentou, contando ainda que teve de trabalhar atГ© aos 19 anos como operador de fГЎbrica para ajudar nas despesas de casa.

Derlei disse que começou a jogar na favela e numa zona de campo completamente oposta àquela onde fez carreira. «Com sete anos ia à baliza. No entanto, depois de três remates mandaram-me para a frente porque era muito pequeno. Uma das coisas que melhor me lembro era de jogar contra a parede. Em frente à minha escola havia um campo e eu jogava sempre lá. Foi uma infância onde era tudo muito simples.»

Petit também iniciou na baliza. «Comecei como guarda-redes, tinha paixão por me atirar para o chão no ringue. Ainda hoje gosto de jogar futebol de rua no bairro do Bom Pastor, depois fui passando por várias posições. No bairro era rasgadinho, não gostávamos de perder. Castigos? Era mais chapada, menos chapada. Para o ringue ia sempre. Ainda há futebol de rua? Penso que sim, antes não havia futsal nem nada do género.»

Jogadores mais formatados e o fim das ‘peladinhas’ no bairro

Carriço aproveitava o ringue ao pé de casa para jogar com os mais velhos e lamenta que as crianças já não se juntem para umas ‘peladinhas’.

«O meu irmГЈo tem mais oito anos que eu e jogava contra os amigos dele, fazГ­amos carrinhos e ele atГ© tinha receio que me magoasse. Mas agora o ringue praticamente nГЈo Г© utilizado, passo lГЎ e raras vezes as crianГ§as estГЈo a jogar. Penso que no Brasil e em ГЃfrica nГЈo seja assim, mas aqui hГЎ algum receio, deixou-se de fazer isso. Agora, hГЎ o conceito de escolas de futebol, o meu filho aos 5 anos jГЎ estava na escola de futebol. Antes, estГЎvamos sempre na rua a jogarВ», vincou.

«Os jogadores sГЈo cada vez mais formatados, o futebol de rua perdeu-se. Em tenra idade incute-se processos taticos que nГЈo fazem sentido. Tem-se de lanГ§ar a bola ao ar e divertirem-se. Mais para a frente Г© que faz sentido evoluГ­rem numa posiçãoВ», acrescentou o defesa-central.

«Hoje em dia o futebol estГЎ a ficar um pouco formatado. No Boavista, os miГєdos atГ© aos 13/14 anos tГЄm aulas e depois vГЈo para os treinos. Tenho dito ao presidente que o melhor atГ© serГЎ levar esses miГєdos ao bairro – Francos, Ramalde – para jogar com tabelas. Г‰ importante que passem por todas as posições. Futebol de rua pode encontrar-se dentro das prГіprias academiasВ», considera Petit.

Derlei conta que a realidade é a mesma no local onde nasceu. «Isso [futebol de rua] quase acabou, lá em São Bernardo já não existem campos. Hoje em dias estão fechados. Nas favelas, perdeu-se o futebol de rua, os campos de terra.»

Daniel Carriço aproveitou o momento para explicar a irreverência que o futebol de rua trazia e os dribles que se tornavam moda nos bairros. Cristiano Ronaldo, por exemplo, era um dos mais interessados em aprendê-los.

«Quando o Cristiano foi para Manchester, os amigos, o Semedo e o Miguel PaixГЈo, ainda estavam na Academia e tambГ©m estavam lГЎ alguns jovens que gostavam muito de driblar. Quando o Cristiano vinha, perguntava quais eram as novas fintas que lГЎ andavam e ele apanhava uma ou duas. Naquela altura era fantasia pura. Era uma loucura quando ele vinha Г  AcademiaВ», recordou.

News Related

OTHER NEWS

Ausência de Lula e parceria de Bolsonaro com Padre Kelmon marcam debate

A ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a parceria ideológica entre o atual Presidente, Jair Bolsonaro, e o candidato Padre Kelmon foram destaque do debate relativo às ... Read more »

Scholz enfrenta "longo caminho" para reforçar liderança na Alemanha - analistas

Olaf Scholz, que venceu há um ano as eleições gerais na Alemanha, tem um “longo caminho a percorrer” para melhorar a comunicação com os eleitores e reforçar a sua liderança, ... Read more »

"Cristiano Ronaldo fez o seu trabalho. Jogou muito para a equipa"

Selecionador nacional satisfeito com exibição de Ronaldo frente à Chéquia. Fernando Santos destacou o trabalho de Cristiano Ronaldo na goleada aplicada pela seleção nacional à Chéquia (4-0), em jogo disputado ... Read more »

Como ler a fatura de eletricidade e gás natural (com vídeo)

A interpretação de uma fatura de energia “nem sempre é fácil”, mas a verdade é que “reúne muita informação útil para o consumidor”. A interpretação de uma fatura de energia ... Read more »

Irão acusa EUA de tentarem violar a sua soberania por expandir Internet

Illustration for Data Intelligence Teerão, 25 set 2022 (Lusa) – O Irão acusou os Estados Unidos de tentarem violar a sua soberania depois de Washington ter autorizado empresas tecnológicas a ... Read more »

Liga das Nações: Vlachodimos e Alexandropoulos na derrota histórica da Grécia

Liga das Nações: Vlachodimos e Alexandropoulos na derrota histórica da Grécia Chipre garantiu o quatro triunfo na história frente à Grécia e o primeiro em jogos oficiais. Não acontecia desde ... Read more »

Vistos 'gold': Investimento brasileiro acumulado ultrapassa os 870ME em agosto

Logotipo do SEF Lisboa, 24 set 2022 (Lusa) – O investimento brasileiro captado através dos vistos ‘gold’ ultrapassou os 870 milhões de euros em agosto, sendo que 2017 foi ano ... Read more »

Lá fora: "Tudo ou nada contra Portugal" e Pogba 'espreita' Benfica

São vários os temas que marcam a imprensa desportiva internacional deste domingo. Em Espanha, o destaque de todos os jornais vai para a derrota caseira da seleção local com a ... Read more »

'Fizeram um erro e a mota estava no mapa de poupança de combustível, e não consegui pilotar a segunda com o pneu macio na traseira' - Aleix Espargaró

Apesar da qualificação positiva em Motegi, Aleix Espargaró viu o desastre bater-lhe à porta em Motegi. Quando estava a realizar a volta de aquecimento antes do arranque da corrida de ... Read more »

Morte de Mahsa Amini: quase 740 detidos após protestos no norte do Irão

Há 60 mulheres entre as detidas na província de Guilan, informaram as autoridades iranianas O descontentamento não se cinge ao Irão. No Líbano também houve protestos pela morte de Mahsa ... Read more »

Vídeo: O acidente de Francesco Bagnaia que o deixou mais longe de Fabio Quartararo na luta pelo título

Vídeo: O acidente de Francesco Bagnaia que o deixou mais longe de Fabio Quartararo na luta pelo título Francesco Bagnaia sofreu hoje uma queda nos momentos finais do Grande Prémio ... Read more »

Vai emitir ou receber um cheque? Cinco regras que valem a pena recordar

Como a “maioria dos clientes bancários habitualmente não lida com cheques, convém recordar algumas regras básicas”, explica o Banco de Portugal. Os cheques são cada vez menos utilizados em Portugal, ... Read more »

Banco de Portugal alarga teia de poder na supervisão financeira com escolhas de Medina

CMVM e ASF vão ter quadros do banco central nos lugares de topo. Até em casa o peso sai reforçado Mário Centeno é governador do Banco de Portugal desde 2020 ... Read more »

Jamie Foxx apresenta trailer de They Cloned Tyrone

They Cloned Tyrone © Parrish Lewis/Netflix Jamie Foxx marcou presença no TUDUM para, no meio de apresentações de outros projectos, revelar o trailer do seu próximo projecto na Netflix. Data ... Read more »

Governador da Florida declara estado de emergência à aproximação de tempestade Ian

Governador da Florida declara estado de emergência à aproximação de tempestade Ian O governador da Florida, no sudeste dos Estados Unidos, declarou o estado de emergência para todo o território ... Read more »

Falhas na estratégia e comunicação: O 1.º ano de Scholz como chanceler

As falhas de comunicação e a falta de uma estratégia clara da Alemanha em relação à guerra na Ucrânia são os principais pontos que caracterizaram o primeiro ano de liderança ... Read more »

Arrepiante: o último ponto da carreira de Roger Federer acaba em lágrimas e emoção

Arrepiante: o último ponto da carreira de Roger Federer acaba em lágrimas e emoção Não podia ser de outra forma. O campeão dos campeões jogou a última partida de ténis ... Read more »

Miguel Oliveira em quinto no GP do Japão de MotoGP

Japan Motorcycling Grand Prix – Free Practice Motegi, Japão, 25 set 2022 (Lusa) – O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na quinta posição o Grande Prémio do Japão ... Read more »

MotoGP: Miller vence GP do Japão com tranquilidade; Bagnaia cai na última volta e Quartararo aumenta vantagem no mundial

Jack Miller, Ducati Team O retorno da MotoGP no Japão trouxe uma corrida sem grandes emoções se comparado com os dois últimos GPs, mas acabou se tornando uma etapa importantíssima para ... Read more »

Mundiais/Ciclismo: Remco Evenepoel é o novo campeão mundial de fundo

Wollongong, Austrália, 25 set 2022 (Lusa) – O ciclista belga Remco Evenepoel sagrou-se hoje campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da ‘prova rainha’ dos Mundiais ... Read more »

Argentinos aplaudem estreia de Enzo Fernández na seleção: "Nem pesou..."

Médio do Benfica somou primeira internacionalização frente à Honduras e está a ser alvo de muitos elogios. A Argentina continua a preparar o Mundial’2022 e na madrugada deste sábado defrontou ... Read more »

O 'segredo' de Alonso López para o pódio em Motegi: 'Na partida ganhei muitas, muitas posições'

O ‘segredo’ de Alonso López para o pódio em Motegi: ‘Na partida ganhei muitas, muitas posições’ Alonso López voltou a ser um dos protagonistas na Moto2, desta feita no Twin ... Read more »

Xiaomi 12T. Há mais imagens dos novos telemóveis da marca chinesa

Tudo indica que a Xiaomi apresentará novos telemóveis em breve mas, entretanto, a página de Roland Quandt no Twitter permite-lhe ter mais um vislumbre do Xiaomi 12T e do Xiaomi ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira quinto no Grande Prémio do Japão

MotoGP: Miguel Oliveira quinto no Grande Prémio do Japão O piloto português Miguel Oliveira foi este domingo quinto classificado no Grande Prémio do Japão de MotoGP. Oliveira partiu de oitavo ... Read more »

Miguel Oliveira décimo no Warm Up liderado por Jorge Martín

Pouco mais de meio segundo separou Miguel Oliveira, décimo classificado no Warm Up, a última sessão em Motegi antes da corrida, do melhor tempo, de Jorge Martín. Pecco Bagnaia e ... Read more »

Seleção portuguesa de sub-21 goleia Geórgia por 4-1 em jogo particular

BALIZA COM BOLA Covilhã, Castelo Branco, 24 set 2022 (Lusa) – A seleção portuguesa de sub-21 de futebol goleou hoje a Geórgia, por 4-1, num jogo particular disputado na Covilhã. ... Read more »

Venezuela acusa Ocidente de provocar Rússia

A Venezuela condenou, em Nova Iorque, as “provocações militares” e as “sanções económicas” internacionais contra Moscovo, na sequência da invasão da Ucrânia, e apoiou a proposta do México de criar ... Read more »

Sobe para 86 o número de mortos em naufrágio na costa da Síria

130 migrants feared dead in shipwreck off Libya Damasco, 24 set 2022 (Lusa) – O número de mortos no naufrágio de um barco na quinta-feira na costa da cidade síria ... Read more »

Centenas de manifestantes em marcha convocada pela UNITA em Luanda

Centenas de militantes do maior partido da oposição angolana estão hoje concentrados defronte do Cemitério de Santana, em Luanda, onde começa uma marcha pela pacificação de Angola, convocada pela União ... Read more »

Autárquicas. STAL prepara ações para exigir subsídio de penosidade

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) vai recorrer aos tribunais para exigir que alguns municípios apliquem o subsídio de penosidade e insalubridade previsto na lei, por considerar ter ... Read more »

Nave “kamikaze” da NASA em rota de colisão com asteroide

Objetivo é alterar a trajetória do corpo celeste. Nave “kamikaze” da NASA em rota de colisão com asteroide O cenário é comum nos filmes de ficção científica, mas desta vez ... Read more »

Guerra destrói metade das colmeias na Ucrânia

O mel é considerado uma das ruiquezas da Ucrânia A Ucrânia era um dos maiores produtores de mel do mundo, mas este ano, segundo especialistas, a produção deve baixar 40%. O que ... Read more »

Convenção de Albufeira “não é uma garantia” no combate à seca

Reutilização, dessalinização e boa gestão da água são as soluções, defende o secretário-geral do Conselho Nacional da Água. Convenção de Albufeira “não é uma garantia” no combate à seca O ... Read more »

FOTOS: choque aparatoso deixa Ronaldo a sangrar abundantemente

FOTOS: choque aparatoso deixa Ronaldo a sangrar abundantemente Um choque aparatoso com o guarda-redes, ainda na primeira parte do Rep. Checa-Portugal, deixou Cristiano Ronaldo a sangrar abundantemente do nariz. Ao ... Read more »

Peru lança alerta epidemiológico por aumento de casos de dengue

As autoridades sanitárias do Peru emitiram um alerta epidemiológico a nível nacional face ao aumento de casos de dengue, que este ano já causou 75 mortos, superando os 58.000 casos, ... Read more »

PAM volta a Cabo Verde para financiar alimentação escolar

PAM volta a Cabo Verde para financiar alimentação escolar O Programa Alimentar Mundial voltou a Cabo Verde para financiar o programa nacional de alimentação escolar. Um protocolo de cooperação de ... Read more »

Instabilidade política na Guiné-Bissau deve-se a cultura de masculinidade - Joacine Katar Moreira

A instabilidade política na Guiné-Bissau, que celebra hoje 48 anos de independência e onde nenhum Governo terminou o mandato, está ligada a uma cultura de masculinidade exacerbada, com origens na ... Read more »

Sesimbra entra no Guinness com maior número de mergulhadores em limpeza

Quase seiscentos mergulhadores participaram hoje, em Sesimbra, numa ação de limpeza subaquática que conseguiu estabelecer um novo recorde do Guinness. A ação de limpeza subaquática organizada pela associação Oceanum Liberandum, ... Read more »

Sérgio Humberto eleito presidente da distrital do PSD do Porto

O social-democrata Sérgio Humberto foi hoje eleito presidente da distrital do Porto do PSD, com 95% dos votos, e apontou vencer as autárquicas no distrito como objetivo, prometendo “pegar em ... Read more »

Miniatura de Red Bull RB16B custa mais de 9.000 euros. Porquê?

À primeira vista parece uma miniatura comum. No entanto, de comum, esta miniatura do Red Bull RB16B com que Max Verstappen venceu a última corrida da temporada de 2021, em ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network