Fosun vende até 5,6% do BCP, mas quer manter participação acima dos 20%

A Fosun tem estado a vender ações do BCP, sabe o Expresso, e esta segunda-feira anunciou que irá vender até 5,6% do capital do banco onde detinha em junho de 2023 29,95%

fosun vende até 5,6% do bcp, mas quer manter participação acima dos 20%

Elevado endividamento, para o qual a Moody’s alertou em junho, está a pressionar a cotação das ações e das obrigações do grupo fundado por Guo Guangchang

A Chiado, sociedade luxemburguesa mandatada pela Fosun, maior acionista do BCP, que tinha em junho 29,95% do capital do banco liderado por Miguel Maya, anuncia que vai vender até 5,6% do capital do banco. O anúncio foi feito esta segunda-feira à CMVM.

O Expresso sabe que o acionista chinês Fosun, liderado por Guo Guangchang, tem estado a vender ações do BCP e que a essas vendas menores se juntam agora mais 5,6% do capital.

Ao Expresso fonte do BCP afirma que “foi informado que a intenção da Fosun é manter uma participação acima dos 20% permanecendo como acionista de referência do banco”.

Já fonte oficial da Fosun afirma ao Expresso que esta redução da participação no BCP “não tem qualquer relação com a situação financeira e de cash flow” já que “nos últimos anos, o Grupo Fosun tem continuado a otimizar a sua estrutura de dívida, a reduzir a escala das suas dívidas/passivos com juros e a melhorar continuamente a sua posição de cash flow”.

Em 2022 o líder do grupo Fosun garantia ao Expresso que não iria desinvestir no mercado, em particular no BCP.

Recorde-se que em meados de 2022 o grupo acelerou a venda de ativos para reforçar liquidez, mas fonte da Fosun insiste em sublinhar que “até ao final de 2023 as responsabilidades financeiras do grupo continuaram a diminuir em comparação com o final de 2022”, justificando que não terá sido por causa de necessidade de dinheiro que está a reduzir no BCP.

Fosun garante querer 20% do BCP

A Fosun afirma ainda ao Expresso que esta venda decorre “após uma análise de vários fatores”, e que se trata de “um comportamento de investimento normal e uma operação financeira”. Os fatores não são detalhados.

E assegura que “após esta transação, a Fosun continua a deter 20% do BCP”. O que confirma o facto de estar a vender ações do banco presidido por Miguel Maya antes deste anúncio, já que detinha em junho de 2023, 29,95% do capital do BCP.

Sobre se haverá mais desinvestimento, o grupo chinês afirma apenas que “continuará a apoiar o desenvolvimento do BCP”, acrescentando que “a Fosun e o BCP são empresas cotadas, e qualquer informação relevante será publicada através de anúncio, se for o caso”.

A Fosun diz ainda que esta transação se enquadra na abordagem do seu foco estratégico para “alcançar um desenvolvimento estável, especialmente considerando a subida no preço das ações dos bancos portugueses”.

E, da mesma forma como entrou em vários mercados e deles saiu, a Fosun afirma continuar “muito otimista em relação aos mercados estrangeiros, incluindo Portugal”.

“Os investimentos da Fosun em Portugal, como a Fidelidade, continuarão a ser componentes muito importantes para o Grupo. A venda de ações do BCP é um comportamento de investimento normal e uma operação financeira, e não deve ser interpretada como um sinal de que a Fosun deixou de estar otimista em relação ao mercado português sob quaisquer circunstâncias”.

A Fosun sublinha ser “uma empresa global, sedeada na China, com quase 50% das suas receitas a provirem de mercados internacionais”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World