Atrasos na ajuda ocidental à Ucrânia estão a ajudar a Rússia, diz ISW

atrasos na ajuda ocidental à ucrânia estão a ajudar a rússia, diz isw

Soldado ucraniano em Klishchiivka, na região de Donetsk

Os atrasos na assistência ocidental à segurança da Ucrânia estão provavelmente a ajudar a Rússia a lançar operações ofensivas oportunistas ao longo de vários setores da linha da frente, a fim de exercer pressão sobre as forças ucranianas ao longo de vários eixos.

As forças russas estão atualmente a conduzir pelo menos três ações ofensivas – ao longo da fronteira da região de Kharkiv-Luhansk, em especial nas direcções de Kupyansk e Lyman; em Avdiivka e arredores; e perto de Robotyne, na região ocidental de Zaporíjia.

Há alguns dias, o porta-voz do Grupo Estratégico Operacional Tavriia afirmou que a Rússia concentrou mais tropas na frente de Orikhiv do que na frente de Avdiivka.

É provável que os russos tentem avançar em direção à aldeia libertada de Robotyne. Esta zona foi libertada pelas forças ucranianas no final de agosto de 2023.

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) diz: “As forças russas fizeram um ganho marginal confirmado na região oeste de Zaporíjia após relatos de novas operações ofensivas neste setor da frente, avançando ao longo de uma zona a norte de Kopani, 6 km a noroeste de Robotyne”.

Diz o grupo de reflexão: “É provável que as forças russas estejam a tentar tirar partido de duas janelas de oportunidade com o recente início das suas operações ofensivas simultâneas – o período que antecede o degelo da primavera e a dinâmica diferenciada da prestação de ajuda ocidental”.

De acordo com o ISW, o aumento da assistência europeia em matéria de segurança é necessário mas não suficiente para que as forças ucranianas estabilizem a frente de combate, e muito menos para que recuperem a iniciativa em zonas onde as forças russas exercem pressão.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World