Biden e Trump vencem sem dificuldades primárias do Michigan

biden e trump vencem sem dificuldades primárias do michigan

Joe Biden | Donald Trump (AP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-chefe de Estado Donald Trump venceram sem dificuldades as primárias do Michigan, segundo projeções da imprensa norte-americana, elevando as probabilidades de se defrontarem nas presidenciais de novembro.

Biden derrotou na terça-feira o congressista Dean Phillips, do Minnesota, único opositor significativo que restou nas primárias democratas.

Contudo, o chefe de Estado enfrentou um movimento de eleitores democratas desiludidos com o seu apoio a Israel na guerra em Gaza e que colocou em marcha uma campanha local para convencer o eleitorado do Michigan a realizar um voto de protesto contra Biden.

Com 25% dos votos apurados, Biden conseguiu 79,8% de apoio, sendo que 14,5% dos votos foram atribuídos à opção “descomprometido” (delegados descomprometidos, o equivalente a um voto em branco), uma demonstração do descontentamento face à posição norte-americana em Gaza e um sinal de alerta num importante estado que poderá ajudar a determinar o resultado nas presidenciais deste ano.

De acordo com a agência Associated Press (AP), o número de votos na opção “descomprometido” já ultrapassou em muito a margem dos 10.000 votos pela qual Trump venceu o Michigan em 2016, superando a meta estabelecida pelos organizadores do movimento de protesto.

“O presidente Biden está a financiar as bombas que caem sobre familiares de pessoas que vivem aqui mesmo no Michigan, pessoas que votaram nele e que se sentem completamente traídas”, explicou Layla Elabed, líder do movimento.

À medida que aumenta o número de vítimas civis no conflito entre Israel e o Hamas, Joe Biden viu o apoio diminuir significativamente entre árabes americanos, um bloco que foi crucial para o democrata em 2020 no Michigan.

Dean Phillips obteve 2,8% dos votos.

Já nas primárias republicanas, Trump voltou a derrotar a ex-embaixadora junto à ONU Nikki Haley, avançando solidamente em direção à indicação presidencial republicana.

O magnata não se afastou das previsões fornecidas pelas sondagens e chegará ainda mais forte a uma das datas chave das eleições primárias: a “Super-terça-feira”, em 05 de março, quando 15 estados são chamados às urnas, incluindo a Califórnia e o Texas, os maiores do país.

Apesar de mais uma derrota, Haley afirmou em entrevista à CNN, minutos após o encerramento das urnas, que não se retira da corrida, na qual se vai manter pelo menos até à “Super-terça-feira”, já que tem “um país para salvar”.

Com 28% dos votos apurados, Trump soma 67% de apoio e Haley 28,1%.

Em termos numéricos, as primárias de terça-feira têm pouca representação. Como a data das eleições primárias do estado viola as regras do Partido Republicano, para evitar sanções, os republicanos do Michigan vão atribuir apenas 16 dos seus 55 delegados a partir dos resultados de terça-feira.

Os delegados restantes vão ser designados na convenção estadual do partido, em 02 de março, em mais uma peculiaridade do complexo e longo calendário primário nos Estados Unidos.

Nikki Haley é a única rival de Trump a permanecer na corrida, apesar de não ter conseguido ainda nenhuma vitória e após ter perdido no sábado as primárias no seu estado natal e onde foi governadora, a Carolina do Sul.

Na ocasião, a candidata republicana obteve 40% dos votos, um número significativo que lhe permitiu justificar a permanência nas primárias.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World