EUA, Japão e Filipinas 'preocupados' com atitude de Pequim no Mar do Sul da China

eua, japão e filipinas 'preocupados' com atitude de pequim no mar do sul da china

Os presidentes de Filipinas, Ferdinand Marcos (E), e Estados Unidos, Joe Biden (C), e o premiê japonês, Fumio Kishida (D), em 11 de abril de 2024 na Casa Branca

Estados Unidos, Japão e Filipinas expressaram sua “séria preocupação” com a atitude de Pequim no Mar do Sul da China, em uma declaração conjunta de seus líderes após uma cúpula trilateral inédita realizada nesta quinta-feira (11) na Casa Branca.

eua, japão e filipinas 'preocupados' com atitude de pequim no mar do sul da china

Os presidentes de Filipinas, Ferdinand Marcos (E), e Estados Unidos, Joe Biden (C), e o premiê japonês, Fumio Kishida (D), em 11 de abril de 2024 na Casa Branca

“Expressamos nossa séria preocupação com o comportamento perigoso e agressivo da República Popular da China no Mar do Sul da China”, disseram os três líderes sobre uma disputa territorial que está se tornando cada vez mais tensa.

Em uma clara advertência a Pequim, o presidente Joe Biden se comprometeu a defender as Filipinas em caso de “ataque” no Mar do Sul da China.

“Qualquer ataque contra aeronaves, navios ou forças armadas filipinas no Mar do Sul da China” acionaria a aplicação do “tratado de defesa mútua”, disse Biden.

O encontro de Biden com seu contraparte filipino, Ferdinand Marcos Jr., e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ocorreu em meio a repetidos confrontos entre navios chineses e filipinos, o que tem levado ao temor de um conflito.

A China reivindica quase toda a extensão do Mar do Sul da China, ignorando as reivindicações de várias nações do sudeste asiático, incluindo as Filipinas.

“O compromisso dos Estados Unidos com a segurança do Japão e das Filipinas é inabalável”, afirmou o presidente democrata de 81 anos.

Ele estabeleceu como objetivo uma região da Ásia-Pacífico “livre, aberta, próspera e segura”, uma expressão usada por Washington para contrastar com o que considera planos perigosos e agressivos da China na região.

Pequim já reagiu duramente ao anúncio de quarta-feira de uma maior cooperação militar entre Estados Unidos e Japão.

“Estados Unidos e Japão, desafiando as sérias preocupações da China, difamaram e atacaram a China em relação a Taiwan e aos temas marítimos”, declarou Mao Ning, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, em entrevista coletiva.

O presidente americano se reuniu ontem com Fumio Kishida durante visita de Estado, prelúdio desta reunião trilateral com Ferdinand “Bongbong” Marcos Jr., filho e homônimo do ex-ditador das Filipinas, que chegou ao poder em junho de 2022.

– Atol Second Thomas –

Por sua vez, o chefe de Estado filipino classificou a reunião de “histórica”.

“A reunião de hoje nos oferece a oportunidade de definir o futuro que queremos e os meios para consegui-lo juntos”, acrescentou Bongbong Marcos em uma breve declaração na presença de jornalistas.

As ações militares da China “representam um desafio sem precedentes, e o maior desafio estratégico não só para a paz e a segurança do Japão, mas para a paz e a segurança de toda a comunidade internacional”, afirmou anteriormente o primeiro-ministro japonês perante o Congresso americano em Washington.

Nos últimos meses, as tensões entre China e Filipinas atingiram níveis nunca vistos em anos. Ambos os países têm feito valer, cada vez mais, suas reivindicações territoriais.

No mês passado ocorreram dois choques entre navios chineses e filipinos perto do atol Second Thomas, denominado Ren’ai por Pequim, no Mar do Sul da China.

Nesse contexto, Biden anunciou que Estados Unidos, Filipinas e Japão “vão aprofundar seus laços em matéria de segurança marítima”.

Também prometeu uma cooperação econômica e tecnológica mais estreita, em particular para desenvolver grandes projetos de infraestrutura nas Filipinas.

As tensões, unidas aos rumores sobre as reivindicações chinesas relativas à ilha autônoma de Taiwan, levaram Biden a promover alianças na região da Ásia-Pacífico para contrapor as ambições estratégicas da China.

Nesse sentido, Biden foi o anfitrião de outra cúpula trilateral sem precedentes, em 2023, com os líderes de Japão e Coreia do Sul em sua residência de Camp David.

aue-dk/erl/nn/rpr/mvv/am

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World