"Responsabilidade". Que disseram os partidos após a reunião no Infarmed?

Peritos e políticos reuniram-se esta quinta-feira na sede do Infarmed, em Lisboa, onde discutiram a atual situação epidemiológica no país. As notícias são animadoras e Pedro Pinto Leite, chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção Geral da Saúde (DGS), afirmou que nos encontramos no “fim de uma fase epidémica”.

© Getty Images Peritos e políticos reuniram-se esta quinta-feira na sede do Infarmed, em Lisboa, onde discutiram a atual situação epidemiológica no país. As notícias são animadoras e Pedro Pinto Leite, chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção Geral da Saúde (DGS), afirmou que nos encontramos no “fim de uma fase epidémica”.

Esta quinta-feira decorreu na sede do Infarmed, em Lisboa, uma nova reunião entre os especialistas e os políticos. Nesta, Pedro Pinto Leite, chefe da Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção Geral da Saúde (DGS), asseverou: “Encontramo-nos no fim de uma fase epidémica […] Globalmente estamos perante uma incidência decrescente“.

As boas notícias e as conclusões acerca da evolução da pandemia no nosso país – que pode ler aqui e aqui – levaram a reações dos partidos no final do encontro. 

PS, PSD e BE elogiaram os resultados do processo de vacinação para o controlo da Covid-19, defenderam o levantamento de restrições, mas insistem que se mantenha a responsabilidade individual para travar a propagação da doença.

Pedro Cegonho, membro do Secretariado Nacional do PS, observou que a reunião decorreu “num clima diferente das anteriores”, em que havia alguma imprevisibilidade sobre a evolução da pandemia, e acentuou que o país vive no presente um momento de “confiança” no combate à Covid-19.

“Vivemos tempos de confiança com o retomar da vida económica e social. No entanto, terá de haver uma monitorização permanente da situação epidemiológica”, acentuou, insistindo, novamente, na questão das medidas de proteção individual e na “adaptação das organizações à realidade que se for vivendo ao longo do tempo”.

DIRETO | Declarações à saída da reunião no Infarmed https://t.co/tG69CC92RR

— psocialista (@psocialista) September 16, 2021

Por sua vez, Ricardo Batista Leite, também candidato do PSD a presidente da Câmara de Sintra, congratulou-se com “a excelente notícia sobre a adesão dos portugueses ao processo de vacinação, abrindo portas que à ideia de que tem de haver vida para além da Covid-19”.

Em relação à preparação dos períodos de Outono e Inverno, é fundamental garantir-se que se protege os mais vulneráveis, designadamente os mais idosos. Os especialistas foram unânimes sobre a necessidade de medidas adicionais, tendo sido discutida a possibilidade de se acelerar a vacinação de reforço, a chamada terceira dose, assim como a importância da testagem ser usada como arma de prevenção de eventuais surtos”, assinalou.

Já o deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira considerou que, perante a elevada taxa de imunização da população portuguesa, faz sentido levantar restrições, mas deixou um apelo a quem ainda não se vacinou. “Aqueles que, por alguma razão, ainda não se vacinaram, quero fazer o apelo a que se vacinem. São poucas felizmente, mas não vale a pena aumentar o risco sobre si e sobre os seus mais próximos”, alertou.

Moisés Ferreira sustentou depois que a Direção Geral da Saúde deverá “ajudar” os lares de idosos e outras instituições a reverem os respetivos planos de contingência e de prevenção e salientou que, no plano diplomático, designadamente ao nível das políticas de cooperação, Portugal e a Europa terem de contribuir mais para a vacinação a nível mundial, de forma a evitar que sejam potenciadas novas variantes do novo coronavírus.

O PCP e ‘Os Verdes’ insistiram na necessidade de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) num momento em que o país está numa nova fase de combate à pandemia, enaltecendo o trabalho dos profissionais de saúde.

Jorge Pires, membro da Comissão Política do PCP, apontou que o país está numa “nova fase”. “O que ouvimos aqui na reunião da parte dos especialistas sobre a evolução da epidemia confirma uma ideia que já temos há algum tempo: é que neste momento não há razões nenhumas para manter as restrições à atividade normal dos portugueses, à atividade normal do país“, sustentou.

Para o dirigente comunista, “é hora de reforçar o Serviço Nacional de Saúde para que ele assuma as responsabilidades que tem no tratamento da doença, na recuperação dos atrasos” sendo para isso fundamental, “tal como o PCP tem vindo a defender, que se reforce o SNS”.

«De acordo com a avaliação feita, nesta reunião, à situação epidemiológica, não há nenhuma razão para manter restrições à actividade plena»https://t.co/4UO9a9hGpP

— PCP (@pcp_pt) September 16, 2021

Em declarações à Lusa no Parlamento, a deputada do Partido Ecologista ‘Os Verdes’ (PEV) Mariana Silva também defendeu o investimento público. “Estamos a caminhar para uma fase mais leve, mas esta fase leve tem que ter em consideração tudo aquilo que aprendemos até agora. E o que aprendemos até agora é que é preciso reforçar estes serviços públicos a que todos recorremos e que todos precisamos que sejam reforçados, para que possamos de alguma forma prevenirmo-nos nesta pandemia e em pandemias futuras, porque não sabemos qual será a próxima”, vincou.

Para os Verdes, continua a ser necessário investimento na educação – “para ter mais assistentes operacionais, para a higienização dos espaços e até para o apoio aos jovens, aos estudantes” – sendo também “crucial que se invista no SNS”.

CDS-PP e Iniciativa Liberal defenderam que chegou o momento de libertar a sociedade das limitações pela pandemia da Covid-19 e criticaram que o ano letivo comece sem as escolas se adaptarem à realidade atual.

A porta-voz do CDS, Cecília Anacoreta Correia, afirmou aos jornalistas que é o momento de “liberdade para todos, com responsabilidade”, dos cidadãos às entidades públicas. “É a hora de desconfinar, esperamos que acabem as restrições às atividades económicas, mas também as de acesso aos serviços públicos” como repartições de finanças ou registos, bem como as da área da educação”, defendeu.

“Preocupa-nos muito que arranque o ano letivo e a Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda não tenha um plano de adaptação de funcionamento das escolas à realidade atual”, com “grande parte da população estudantil, professores e funcionários já vacinados”, declarou ainda. 

Pela Iniciativa Liberal, Carla Castro, membro da Comissão Executiva do partido, disse aos jornalistas no final da reunião esperar que o levantamento das restrições aconteça “de forma imediata”, com o “fim das restrições, fim das lotações e abertura de atividades”.

Referindo-se às escolas, criticou que este mês não vá ser revista “nenhuma norma da DGS em relação às escolas”, apontando que “há normas que não são fundamentadas”, como o uso de máscaras nos recreios, ou, no caso das creches e pré-escolares, “restrições a utilização de brinquedos, que não são toleráveis”. Estas restrições “prejudicam as crianças no seu desenvolvimento social, motricidade e isso não é admissível”, reforçou.

É urgente deixar os portugueses viver, permitir que a sociedade recupere e repor alguma dignidade democrática do Estado. #PortugalMaisLiberal

— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) September 16, 2021

No final da reunião no Infarmed, também Marcelo Rebelo de Sousa tomou da palavra, considerando que a “sessão representou o fechar de uma página, mas não do processo”. 

O Presidente da República assinalou a adesão do povo português à vacinação, destacando o “caráter ultraminoritário” dos “chamados negacionistas”, mas deixou um aviso: “se houver circunstâncias que obriguem à imposição de restrições, serão impostas”.

Leia Também: AO MINUTO: PM elogia vacinação; Itália exige certificado para trabalhar

SSeja sempre o primeiro a saber. Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS e Android

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Balanço indica 4.960.994 mortes desde o início da pandemia

A pandemia do novo coronavírus fez até hoje pelo menos 4.960.994 mortes no mundo desde que a Organização Mundial da Saúde detetou a doença na República Popular da China em ... Read more »

Sudão: forças de segurança prenderam três ativistas pró-democracia

Pressão internacional sobre os militares cresce devido ao golpe de Estado. © STRINGER As forças de segurança do Sudão prenderam esta quarta-feira três importantes figuras pró-democracia no país, num momento ... Read more »

Covid-19: Cabo Verde deve posicionar-se como destino "seguro" do ponto de vista sanitário - PM

© Fornecido por Lusa Cabo Verde/Eleições: Líder do MpD proclama vitória Praia, 27 out 2021 (Lusa) – O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje que já há “sinais de retoma” económica, nomeadamente ... Read more »

Presidente de Moçambique notificado em Maputo de processo judicial em Londres

“As reivindicações da Privinvest contra o Presidente Nyusi referem-se a pagamentos feitos em seu benefício”. © Fornecido por SIC Notícias O presidente moçambicano foi notificado em Moçambique pelos advogados da ... Read more »

Covid-19. Cabo Verde deve posicionar-se como destino "seguro"

O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje que já há “sinais de retoma” económica, nomeadamente na procura turística, defendendo como “desígnio nacional” posicionar o arquipélago com um destino “seguro do ponto de ... Read more »

Jogadores do Mirandela entram em campo com 11 cães para apelar à adoção

Os jogadores da equipa principal de futebol do Mirandela vão entrar em campo, no próximo domingo, acompanhados por 11 cães para apelar à adoção de animais abandonados, divulgou hoje a ... Read more »

Intervenção militar está a registar "progressos" - PM

© Fornecido por RTP O primeiro-ministro moçambicano disse hoje no parlamento que a resposta militar que tem sido dada, desde julho, à insurgência armada em Cabo Delgado, norte do país, ... Read more »

Já se sabe quando é que Charlene do Mónaco regressa ao Principado

Alberto do Mónaco concedeu uma entrevista em que revela novas informações. © Pascal Le Segretain Alberto do Mónaco concedeu uma entrevista em que revela novas informações sobre regresso de Charlene ... Read more »

Raquel Strada lembra os seus melhores disfarces de Halloween

Inspire-se nas escolhas da digital influencer. © Reprodução Instagram/ Raquel Strada Inspire-se nas escolhas da digital influencer. Raquel Strada seguiu o exemplo de Kris Jenner e aproveitou os últimos dias ... Read more »

Covid-19: Balanço indica 4.960.994 mortes desde o início da pandemia

© Fornecido por Lusa COVID19 swab test in Malaysia Paris, 27 out 2021 (Lusa) – A pandemia do novo coronavírus fez até hoje pelo menos 4.960.994 mortes no mundo desde ... Read more »

Corrientes: autorizaron la apertura del paso terrestre Paso de los Libres-Uruguayana

El Gobierno nacional autorizó a partir de este miércoles la apertura del paso terrestre Paso de los Libres, en Corrientes, lindante con la localidad brasileña de Uruguayana, como “corredor seguro ... Read more »

PJ faz buscas na Junta de Freguesia de Arroios. Margarida Martins é o alvo

© TVI24 PJ faz buscas na Junta de Freguesia de Arroios. Margarida Martins é o alvo A Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária está a fazer buscas na ... Read more »

Governo sente que "cumpriu" nos orçamentos e não quer país "a voltar onde não foi feliz"

© TVI24 Governo sente que “cumpriu” nos orçamentos e não quer país “a voltar onde não foi feliz” O ministro das Finanças abriu o debate, esta quarta-feira, no Parlamento, com a ... Read more »

Bloco acusa Governo de não dialogar com a esquerda: "O que era negociação passou a imposição"

© TVI24 Bloco acusa Governo de não dialogar com a esquerda: “O que era negociação passou a imposição” O Bloco de Esquerda acusou o Governo de, a partir de 2019, ... Read more »

Margarida Martins e junta de Arroios alvo de buscas da PJ

Em causa estará a gestão da antiga autarca do PS e crimes como uso pessoal de bens públicos. © Arquivo SIC A Polícia Judiciária está a fazer buscas na junta ... Read more »

Tribunal europeu impõe multa de um milhão por dia até a Polónia acatar ordem

© TVI24 Tribunal europeu impõe multa de um milhão por dia até a Polónia acatar ordem O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) condenou esta quarta-feira a Polónia a ... Read more »

Depósitos das famílias encolhem pelo segundo mês para 169,2 mil milhões

© Swipe News, SA moeda, euro, finanças, nota, dinheiro O dinheiro depositado pelas famílias junto dos bancos voltou a encolher em setembro, depois de já ter recuado em agosto, com ... Read more »

Rusia bate otro récord de muertos por coronavirus

© Proporcionado por Associated Press Una trabajadora médica administra una vacuna rusa Sputnik Lite en un centro de vacunación en los grandes almacenes GUM de la Plaza Roja, con la ... Read more »

Covid-19: Rússia regista novo recorde com 1.123 óbitos nas últimas 24 horas

© Fornecido por Lusa Coronavirus pandemic in Russia Moscovo, 27 out 2021 (Lusa) – A Rússia registou hoje um novo recorde de mortes pela covid-19, com 1.123 óbitos nas últimas ... Read more »

Berlim baixa para 2,6% previsão de crescimento económico da Alemanha este ano

© Fornecido por RTP O Governo alemão baixou hoje a sua previsão de crescimento económico para este ano para 2,6%, contra os 3,5% previstos na primavera, devido aos problemas de ... Read more »

Açores com 11 novos casos e 12 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 11 novos casos positivos de covid-19, sendo nove em São Miguel, um na Terceira e um no Faial, e 12 pessoas recuperaram da ... Read more »

Covid-19: Amnistia Internacional apela ao G20 para distribuição equitativa de vacinas

A Amnistia Internacional (AI) apelou hoje aos líderes do G20 para que haja uma “distribuição global equitativa de vacinas contra a covid-19”, antes da cimeira daquele grupo de países em ... Read more »

Rússia regista novo recorde com 1.123 óbitos nas últimas 24 horas

A Rússia registou hoje um novo recorde de mortes pela covid-19, com 1.123 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com dados publicados pelo centro operacional russo para combater a ... Read more »

Cabo Verde deve posicionar-se como destino "seguro" a nível sanitário

O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje que já há “sinais de retoma” económica, nomeadamente na procura turística, defendendo como “desígnio nacional” posicionar o arquipélago com um destino “seguro do ponto de ... Read more »

Pandemia vai destruir 125 milhões de empregos em todo o mundo em 2021

© TVI24 Pandemia vai destruir 125 milhões de empregos em todo o mundo em 2021 A pandemia vai destruir o equivalente a 125 milhões de empregos em todo o mundo ... Read more »

AO MINUTO: Surto em lar de Leiria. Amnistia quer distribuição de vacinas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. © Getty Images Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. Portugal registou, segundo os dados ... Read more »

Estalou o verniz entre PS e Bloco, com acusações de mentira e arrogância

© Swipe News, SA joão leão, antónio costa A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 elaborada pelo Governo continua a ser debatida na Assembleia da República, numa altura ... Read more »

La distribución desigual de las vacunas paraliza el mercado laboral mundial

© Reuters/AMIRA KARAOUD Un cartel de contratación en la entrada del restaurante Burger Boy, en un momento en que muchos negocios de restauración se enfrentaban a la escasez de personal ... Read more »

Greenpeace pede à UE que proiba voos de curta distância e os substitua por comboios

© Fornecido por RTP A organização ambientalista Greenpeace pediu hoje à União Europeia para proibir voos de curta distância no seu território quando seja possível substituí-los por viagens de comboio ... Read more »

Golpe de Estado. Primeiro-ministro do Sudão regressou a casa após ter sido detido

© Mohammed Abu Obaid – EPA O primeiro-ministro deposto do Sudão e a sua esposa regressaram a casa na terça-feira à noite, um dia depois de terem sido detidos pelos ... Read more »

Frederico Macias é o novo líder de risk advisory no setor de TMT da Deloitte

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online A Deloitte Global nomeou mais um português para uma posição internacional. Frederico Macias assume a liderança da risk advisory ... Read more »

“Deputados do PSD Madeira vão votar contra o Orçamento do Estado”, garante Miguel Albuquerque

© Swipe News, SA joão leão, antónio costa A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 elaborada pelo Governo continua a ser debatida na Assembleia da República, numa altura ... Read more »

Cabo Verde aprovou investimentos de 545 MEuro no primeiro semestre para gerar 4.300 empregos

© Fornecido por RTP O Governo cabo-verdiano aprovou quase 545 milhões de euros em 13 projetos de investimento no primeiro semestre deste ano, que deverão gerar mais de 4.300 postos ... Read more »

Moçambique/Ataques: Intervenção militar está a registar "progressos" - PM

© Fornecido por Lusa US-Africa Business Summit in Maputo Maputo, 27 out 2021 (Lusa) – O primeiro-ministro moçambicano disse hoje no parlamento que a resposta militar que tem sido dada, ... Read more »

Pandemia empurrou Angola para a maior quebra de exportações de petróleo desde 2008 – analista

© Fornecido por Lusa Phase 2 reopening in California Luanda, 27 out 2021 (Lusa) – O analista da consultora EY Carlos Basto disse que a pandemia levou o setor petrolífero ... Read more »

Rui Rio garante que "os 79 votos do PSD são contra" o Orçamento do Estado

© TVI24 Rui Rio garante que “os 79 votos do PSD são contra” o Orçamento do Estado O presidente do PSD reafirmou esta quarta-feira que todos os deputados do PSD ... Read more »

Amnistia apela ao G20 para distribuição equitativa de vacinas

A Amnistia Internacional (AI) apelou hoje aos líderes do G20 para que haja uma “distribuição global equitativa de vacinas contra a covid-19”, antes da cimeira daquele grupo de países em ... Read more »

Primeiro-ministro sudanês Abdallah Hamdok está em casa, mas sob "apertada vigilância"

© REUTERS – HANNIBAL HANSCHKE O primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, foi levado a casa na noite de terça-feira, onde estará “seguro”, mas sob vigilância por parte dos militares que levaram a cabo ... Read more »

Helena Costa elege peça Lanidor para este outono, com desconto imperdível!

Fã da Lanidor, Helena Costa voltou a apostar numa peça que não passou despercebida. © Selfie Helena Costa elege peça Lanidor para este outono, com desconto imperdível! A atriz elegeu um outfit mais ... Read more »

Compota de tangerina

© TeleCulinária Compota de tangerina -@Teleculinaria Compota de tangerina, irresistível 😉 O sabor das tangerinas é tão bom que pode e deve ser saboreado enquanto está na sua época… É ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic