Reportagem: em Macau, nome português "é casa" mesmo quando não se fala a língua

João Paulo, João Pedro, Sónia e Jaquelina estão entre os muitos residentes de Macau que receberam um nome próprio português, língua que não falam, mas que consideram parte da identidade

Reportagem: em Macau, nome português “é casa” mesmo quando não se fala a língua

Se João Paulo tivesse nascido um ano mais tarde, já depois da transferência de Macau para a China, em 1999, seria hoje John Paul, versão inglesa do nome do antigo Papa. Era esse o desejo dos pais, e teria acontecido não fosse uma lei, em vigor durante a administração portuguesa, trocar-lhes as línguas, e unir para sempre este filho de filipinos católicos a Portugal, país que hoje, aos 26 anos, ainda não conhece.

Ficou registado como João Paulo Alfonso. O nome próprio da irmã é Joana Carla, e do irmão, já nascido no pós-transição, John Gabriel.

Portugal existe assim, na forma de um nome próprio, na vida de “muitas outras crianças, nascidas em Macau nos anos 1990”, diz à Lusa o designer gráfico, que admite mal falar a língua portuguesa e não saber se pronuncia corretamente o próprio nome.

“Sentia estranheza quando era pequeno, costumavam perguntar-me se falava português, e, além disso, era um nome estranho para a minha família nas Filipinas, para os meus amigos chineses, professores e colegas que não conseguiam pronunciar”, conta. “Mas é o nome que me foi dado, vai sempre fazer parte da minha identidade”.

No caso de João Pedro Lau, cumpriu-se uma tradição de família. Nascido também durante a administração portuguesa, este jornalista, na casa dos 30, é filho de João, que, por sua vez, tem como pais António e Maria Assunção, todos chineses de Macau, sem origem portuguesa.

“Reflete provavelmente a forma como a geração do meu pai olhava para a própria identidade, para a Macau daquela altura”, analisa.

Os passaportes portugueses, com direitos de cidadania plena, foram concedidos a quem nasceu no território até 1981, e a nacionalidade garantida aos descendentes. Daí a existência de milhares de pessoas com este passaporte em Macau, como é o caso de João Pedro Lau e da família.

Quanto ao nome português, várias razões terão pesado na decisão. “Talvez por necessidade, por causa do batismo” ou para facilitar a comunicação com as autoridades portuguesas e amigos macaenses do pai, conta, ao referir-se à comunidade euro-asiática, composta sobretudo por lusodescendentes com raízes no território.

Mas a adoção do nome aconteceu só em adulto. Por ser criança e não ter acesso aos documentos de identificação, João Pedro ignorou durante muito tempo ter nome português. Na primária, era conhecido como Lau Wai Kin, também registado à nascença.

Ao avançar no percurso escolar, escolheu ser Peter, “por não conseguir pronunciar” a versão portuguesa, e, só já universitário, abraçou o nome do documento de identificação, João Pedro. Coincidiu com a altura em que se começou a relacionar com falantes da língua.

Já Sónia Josefina da Silva Price, instrutora de pilates de 32 anos, tem raízes em Portugal, por parte do pai que é macaense. Define assim a língua portuguesa: “É casa, mas com arrependimentos”.

Aos cinco anos, o português deixou de ser língua materna, quando os pais se divorciaram e ficou a viver com a mãe. Sónia frequentou a escola chinesa e admite que, em Macau, há mais hipóteses de trabalho para quem segue essa via de ensino.

Mas o nome, diz, é identidade: “Sou uma espécie de última geração, que assistiu a todas estas mudanças com os Governos português e chinês. Ainda sinto hesitação em acrescentar o meu nome chinês ao bilhete de identidade. Este nome não é apenas uma parte de mim, mas é o meu todo, se é que isso faz sentido”.

Já Jaquelina Quintal — ou Chan In San —, 37 anos, vive entre dois nomes. Mas não entre línguas. “Por respeito ao pai”, a mãe, macaense, falava cantonês em casa, explica a supervisora na área da segurança da construção.

“Apesar de ter nome e passaporte portugueses, nasci em Macau, que regressou há muito tempo para a China, e sinto-me chinesa”, diz a macaense, que assume “muita vergonha” por “não entender nada de português”.

Jaquelina reconhece “a importância” da língua — a par do chinês é um dos idiomas oficiais do território —, com “diferentes oportunidades de emprego”, numa altura em que Pequim aposta em Macau como ponte de ligação entre a China e os países de língua portuguesa.

Mas da parte desse grupo de países unidos pela língua, diz João Pedro Lau, falta “projeção cultural”: “Pessoalmente, é uma língua com valor significativo, seria prática de usar, dada a minha identidade e pelo facto de estar a viver em Macau, mas se fosse outra pessoa qualquer no mundo, não aprenderia português, talvez outra língua europeia ou asiática”.

Em Macau, 86,2% da população fala fluentemente cantonês como meio de comunicação, 45% mandarim, 22,7% inglês, sendo que apenas 2,3% é fluente em português, de acordo com os censos de 2021.

OTHER NEWS

20 minutes ago

CNN political commentator, GOP adviser Alice Stewart dead at 58

21 minutes ago

Mike Zimmer will call plays from the sideline this season

21 minutes ago

No. 1 Notre Dame knocks Georgetown out of NCAA men’s lacrosse tourney

21 minutes ago

OpenAI founders Sam Altman and Greg Brockman go on the defensive after top safety researchers quit

21 minutes ago

Elite Prospects Scout Ranks Montreal Canadiens' Draft Options | Canadiens Connection podcast ep 296

21 minutes ago

Joe Burrow far up way-too-early MVP rankings

21 minutes ago

Cannes Classics Title ‘The Churning': Inside the Restoration of 1976 Indian Masterpiece

22 minutes ago

Cruise line offers retirees concerned about inflation a 'new way of life'

24 minutes ago

Alberta cancer patients left waiting for care over lack of available oncologists

26 minutes ago

The Linc - Eagles praised for being “offseason dominators”

26 minutes ago

Major Concern for Caitlin Clark Emerges After Indiana Fever's 0-3 Start

26 minutes ago

A Cannes-do attitude to Europe’s film fund

26 minutes ago

Eagles Top 3 Easiest Games on Schedule: No Giants, QB Daniel Jones?

26 minutes ago

‘Hopefully… it’s not as bad as it looks’ – England sweat over Ellis Genge’s fitness for All Blacks Tests

26 minutes ago

Britain's Got Talent faces ANOTHER fix row as viewers accuse judges Simon Cowell and Amanda Holden of being involved in 'planned' magic act

28 minutes ago

Ukraine investigates civilian injuries, battles rage in Kharkiv region

28 minutes ago

Tiger Woods blames one big factor for missing the cut at PGA Championship

28 minutes ago

Plot to destroy peace in Punjab: SAD manifesto

28 minutes ago

Pros hate it—but here's how they play 'mudball golf'

32 minutes ago

No body cam footage of Scottie Scheffler’s arrest: Louisville mayor

33 minutes ago

Wexford company’s marmalade wins world award

33 minutes ago

Rough start for Scheffler sends him down the leaderboard after 9 holes at PGA Championship

33 minutes ago

The Blockout 2024: why the ‘digital guillotine’ is causing celebrities like Kim Kardashian to lose followers

33 minutes ago

Mohammad Rasoulof Details His ‘Exhausting and Dangerous' Escape from Iran Before ‘The Seed of the Sacred Fig' Debuts at Cannes

33 minutes ago

Ireland's Anthony Cacace stuns Joe Cordina to become world champion

33 minutes ago

Notre Dame Freshman Bodie Kahoun Is Ready To Compete

33 minutes ago

10th Mountain Division gets three new aces for drone kills

33 minutes ago

First Black man who trained as astronaut finally going to space at 90 on Bezos rocket

33 minutes ago

Corrie's Lisa George is at risk of going blind and worries she may never act again

33 minutes ago

Businessman Tony O'Reilly has died aged 88

33 minutes ago

Caitlin Clark Makes A Request To WNBA Fans Amid Early Struggles

33 minutes ago

Shapps orders urgent review to find aircraft for paratroopers to mark D-Day

33 minutes ago

Zelensky: Ukraine repels Russian assault on Chasiv Yar, Russia loses troops near Kharkiv

34 minutes ago

Thousands of pro-Palestine protesters march in London and call for ceasefire

37 minutes ago

DeLuca’s two-run homer lifts Rays over Jays 5-4

37 minutes ago

‘American Idol’ Season 22 Finale: Katy Perry Prepares For Emotional Goodbye Saying, “I Think I Will Be Crying At Anything”

37 minutes ago

Guy Maddin’s ‘Rumours’ Starring Cate Blanchett Gets Nearly Six-Minute Ovation In Cannes Debut

37 minutes ago

Jimmy Kimmel Will Moderate Conversation With Joe Biden And Barack Obama At President’s Next L.A. Fundraiser

39 minutes ago

Erik ten Hag insists Man United are in a BETTER position now than they were 12 months ago... as he denies claims that a failure to qualify for Europe will limit their ability to sign top players

40 minutes ago

TV sports presenter 'is arrested on suspicion of raping a child after police carried out raid of the star's home' - before 'releasing him on bail' pending further enquiries

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch