Eslovacos querem comprar munições após Governo suspender ajuda a Kyiv

Os promotores de uma campanha na Eslováquia para comprar munições para a Ucrânia anunciaram hoje que pretendem juntar um milhão de euros, rejeitando a recusa do Governo em enviar ajuda militar ao país vizinho.

Milhares de pessoas já contribuíram com 575 mil euros para a campanha de ‘crowdfunding’ desde segunda-feira, altura em que o grupo “Paz para a Ucrânia” lançou a iniciativa.

Desde que chegou ao poder em 2023, o primeiro-ministro Robert Fico pôs fim à ajuda militar a Kiev e apelou para conversações de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

“Nós, o povo da Eslováquia, queremos e podemos ajudar” a Ucrânia, disse uma representante da iniciativa, Zuzana Izsakova, à agência francesa AFP.

“Queremos mostrar que não é apenas o Governo e Robert Fico que decidem esta questão”, afirmou.

A organização planeia transferir o dinheiro angariado para um projeto internacional liderado pela República Checa para comprar munições para Kiev.

O primeiro-ministro checo, Petr Fiala, disse na terça-feira que 20 países já se tinham comprometido a financiar a compra de 500 mil cartuchos fora da Europa.

O Governo eslovaco não aderiu ao projeto checo.

Marian Kulich, outro representante da “Paz para a Ucrânia”, explicou que a iniciativa popular nasceu do desacordo com as posições do Governo sobre a Ucrânia.

“Estamos convencidos de que muitas pessoas na Eslováquia não se identificam com a rejeição do projeto do Governo checo”, afirmou Kulich.

De acordo com Izsakova, o grupo quer igualar o milhão de euros oferecido pelo Governo da Eslovénia no mês passado.

Um apoiante notável da campanha eslovaca é Otto Simko, um sobrevivente do Holocausto que acredita que a sua própria experiência de guerra pode ser aplicada à situação na Ucrânia.

O antigo jornalista de 99 anos participou na Revolta Nacional Eslovaca de 1942, uma tentativa de resistência às tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

“Lutámos contra o agressor, o ocupante alemão (…). Era impossível negociar com eles, tinham de ser derrotados”, afirmou Simko num vídeo de apoio à campanha.

“Se eu puder doar apenas 20 euros para comprar uma única bala, saberei que a bala está em boas mãos”, acrescentou.

Os líderes ucranianos têm criticado as hesitações dos líderes ocidentais no fornecimento de ajuda militar ao país, sobretudo após uma contraofensiva no verão com resultados modestos pelos atrasos na chegada de armamento.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou hoje a falta de defesas aéreas fornecidas pelos aliados ocidentais que poderiam ter evitado a morte de 10 pessoas num triplo ataque russo contra a cidade de Chernigiv.

“Isto não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se o mundo estivesse suficientemente determinado a resistir ao terror russo”, disse Zelensky.

A Rússia tem intensificado os ataques contra alvos na Ucrânia nas últimas semanas, sobretudo infraestruturas de energia, tirando partido da fragilidade das defesas aéreas ucranianas.

Leia Também: Von der Leyen insta presidente eslovaco a promover “valores europeus”

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World