Reino Unido: Inquérito sobre 'Partygate' deixa Boris Johnson em suspenso

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

O futuro do primeiro-ministro britânico será ditado por um inquérito interno, cujas conclusões são esperadas esta semana, às alegadas “festas” de membros e assessores do Governo que terão violado restrições para combater a pandemia de covid-19.

Reino Unido: Inquérito sobre 'Partygate' deixa Boris Johnson em suspenso
© Leon Neal/Getty Images O futuro do primeiro-ministro britânico será ditado por um inquérito interno, cujas conclusões são esperadas esta semana, às alegadas “festas” de membros e assessores do Governo que terão violado restrições para combater a pandemia de covid-19.

the latest tech news, global tech news daily, tech news today, startups, usa tech, asia tech, china tech, eu tech, global tech, in-depth electronics reviews, 24h tech news, 24h tech news, top mobile apps, tech news daily, gaming hardware, big tech news, useful technology tips, expert interviews, reporting on the business of technology, venture capital funding, programing language

Pressionado a demitir-se pela oposição e por deputados do Partido Conservador, Boris Johnson pediu “paciência” até ao fim do inquérito “para que todos os factos possam ser apurados”, prometendo uma resposta no Parlamento sobre as consequências. 

A manobra foi uma tentativa para ganhar tempo e controlar a situação, mas a pressão continua. 

Global Tech News Daily

Na quarta-feira, o deputado eleito pelo Partido Conservador Christian Wakeford “desertou” para os Trabalhistas e o eurocético David Davis pediu a Johnson: “Por amor de Deus, saia”. 

Outros críticos ou indecisos terão decidido esperar pelo resultado do inquérito ao chamado “Partygate” conduzido por Sue Gray, uma funcionária pública de nível superior, secretária-geral adjunta do Ministério do Nivelamento, Habitação e Comunidades. 

Global Tech News Daily

Gray foi encarregada da investigação depois de o secretário do Conselho de Ministros, Simon Case, se ter escusado por alegadamente ter participado numa das “festas”. 

Anteriormente diretora-geral de Protocolo e Ética também no Governo, entre 2012 e 2018, tem sido descrita por membros do Executivo como “íntegra e honrada” e “conduziu investigações anteriores com rigor e vigor”, para legitimar o relatório final.

Porém, vinca à Agência Lusa Jill Rutter, antiga funcionária pública e investigadora no centro de estudos UK in a Changing Europe, o inquérito “não vai fazer uma apreciação sobre o primeiro-ministro”.

“O que é mais perigoso para o primeiro-ministro é se o relatório deixar claro que ele sabia que os eventos eram festas e que foi avisado de que eles infringiam as regras em vigor na época. Isso mostraria que ele enganou a Câmara dos Comuns, o que é uma clara violação do código ministerial”, acrescentou. 

Mentir propositadamente no Parlamento é considerada uma violação das normas de conduta dos ministros e motivo para demissão e seria mais um motivo uma moção de censura interna.

Alex de Ruyter, diretor do Centro de Estudos sobre o Brexit da Universidade de Birmingham, também duvida que o relatório seja categórico sobre se as regras foram ou não violadas.

“Francamente, seria inconcebível que Gray entregasse quaisquer conclusões que condenassem o próprio chefe”, disse à Lusa, pelo que “o primeiro-ministro espera claramente que as pessoas sigam em frente e esqueçam” o assunto.

O ‘Partygate’ estalou em dezembro, quando foram reveladas as primeiras “festas de Natal” em 2020 em Downing Street, durante o confinamento, e divulgado um vídeo com assessores, incluindo a antiga porta-voz Alegra Stratton, a falarem de uma festa num tom divertido. 

As notícias sobre outras festas continuaram em janeiro, incluindo uma onde Johnson esteve presente, em maio de 2020 nos jardins de Downing Street, residência oficial do chefe do Governo, e outras duas em 16 de abril, véspera do funeral e durante o luto nacional pela morte do príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II. 

Em maio de 2020 só era possível encontrar uma pessoa de outro agregado familiar num local público ao ar livre com a condição de ficarem a dois metros de distância, mas o secretário particular de Boris Johnson, Martin Reynolds, enviou um email a cerca de 100 funcionários, convidando-os para umas “bebidas com distanciamento social”.

“Juntem-se a nós a partir das 18:00 e tragam as vossas próprias bebidas”, concluía a mensagem, claramente um sinal de que no encontro não se iria apenas falar de trabalho.

Depois de inicialmente negar a realização de qualquer festa, argumentando que se trataram de “eventos de trabalho”, e de insistir que as “todas as regras foram cumpridas”, Boris Johnson acabou por se desculpar aos deputados e à rainha. 

Ainda que “tecnicamente se pudesse dizer que se enquadrava nas regras, existem milhões e milhões de pessoas que simplesmente não pensam desta forma”, argumentou, pedindo “desculpas sinceras”.

Mas a sua linha de defesa pode cair se ficar provado que foi avisado sobre a ilegitimidade da festa, como disse o antigo braço-direito Dominic Cummings, o que Johnson desmentiu.

A crise de confiança e luta para sobreviver na liderança do Partido Conservador é agravada por sondagens que indicam ter sido ultrapassado em mais de 10 pontos percentuais nas intenções de voto pelo Partido Trabalhista, a principal força da oposição. 

Mesmo que as conclusões do inquérito não sejam claras sobre o comportamento de Boris Johnson, vinca Rutter, os deputados Conservadores podem entender que Boris Johnson deixou instalar “uma cultura [no Governo] onde ninguém pensava que as regras se aplicavam a eles” e avançar para uma moção de censura. 

Para desencadear uma moção de censura no Partido, é necessário que 54 deputados, 15% do grupo parlamentar, formalizem o apoio. 

“Alguns deputados nunca apoiaram Johnson ou agora decidiram que ele simplesmente não é um bom primeiro-ministro, ou que desiludiu o país e o partido. Mas outros vão fazer um cálculo baseado sobre se o carisma eleitoral dele azedou”, afirma Jill Rutter.

A maioria dos 359 deputados precisa de votar para Johnson ser derrubado e desencadear uma eleição na liderança dos ‘tories’. Se sobreviver, as regras determinam que, durante 12 meses fica livre de nova impugnação, pelo que os deputados poderão deixar o líder de sobreaviso.

“É difícil prever como é que esta farsa vai evoluir porque há muitos fatores em jogo e a situação está sujeita a mudar”, admite Alex de Ruyter.

Porém, este académico acredita que “a raiva pública persistirá e as eleições locais de maio serão um banho de sangue para os conservadores”. 

“Pode muito bem ser nessa altura que um número suficiente dos seus deputados se volte contra ele”, afirma. 

Leia Também: Crise na liderança abre caminho a sucessores de Boris Johnson 

Seja sempre o primeiro a saber. Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Prévia de SUV elétrico grande da Lexus aparece em novas imagens

© InsideEVs Brasil Lexus Electrified SUV Parece maior e mais robusto que o RZ 450e, mas deve demorar um pouco mais para chegar ao mercado Poucos dias após a divulgação ... Read more »

De quantas estações de recarga para carros elétricos precisamos?

© InsideEVs Brasil Универсал Volkswagen Golf R-Line (2020), детали Número de estações de recarga irá superar o de postos de combustíveis nos EUA em breve; Brasil deve triplicar rede até ... Read more »

Covid-19: Mundo perdeu 10 milhões de empregos nas indústrias criativas em 2020 - UNESCO

© Fornecido por Lusa 75th anniversary of UNESCO Paris, 08 fev 2022 (Lusa) – O mundo perdeu 10 milhões de empregos nas indústrias criativas em 2020 devido ao impacto da ... Read more »

Açores com 1.247 novos casos e total de 17.080 infeções ativas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 1.247 novos casos positivos de covid-19, totalizando a região 17.080 infeções ativas e 65 internamentos, mais três do que na segunda-feira, avança hoje ... Read more »

Cabo Delgado: Grupo armado mata quatro pescadores

Vítimas foram abatidas na praia de Nagulue, em Mucojo, no distrito de Macomia, que tem sido um dos afetados por ataques atribuídos a insurgentes em fuga da ofensiva militar moçambicana ... Read more »

Entidade Reguladora abre processo a hospitais por morte de utentes nas urgências

© Fornecido por Lusa Concelho de Leiria Lisboa, 08 fev 2022 (Lusa) – A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu um processo à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo ... Read more »

Moçambique: Ajuda não chega a todos os afetados pela tempestade Ana

A ajuda oferecida pelo Governo e organizações humanitárias em Moçambique alivia quem a recebe, mas não chega para todos. Algumas famílias deslocadas recorrem a frutos silvestres e tubérculos para sobreviver. ... Read more »

Exigência de formulário em viagens domésticas é "perfeita aberração"

O Governo da Madeira classificou hoje como “perfeita aberração” a exigência do preenchimento prévio do formulário de localização de passageiros nas viagens entre a Madeira e o continente, imposta pelo ... Read more »

Covid-19: Açores com 1.247 novos casos e total de 17.080 infeções ativas

© Fornecido por Lusa Covid-19 – Início da testagem em massa em Água de Pau nos Açores Ponta Delgada, Açores, 08 fev 2022 (Lusa) – Os Açores diagnosticaram, nas últimas ... Read more »

Madeira mantém teste a crianças não vacinadas em atividades desportivas

O Governo da Madeira reafirmou hoje que vai continuar a exigir teste antigénio negativo às crianças não vacinadas contra a covid-19 para participar em atividades extraescolares desportivas, justificando a medida ... Read more »

Rússia-Ucrânia. Reino Unido envia 350 fuzileiros navais para a Polónia

© EPA Perante a ameaça de invasão russa à Ucrânia, Londres e Varsóvia acordaram unir-se por uma política de “dissuasão”. Numa altura em que aumentam as tensões entre a Rússia ... Read more »

Seis cidades para visitar em Espanha perto da fronteira com Portugal

Seis cidades para visitar em Espanha perto da fronteira com Portugal Zamora Seis cidades para visitar em Espanha perto da fronteira com Portugal Vigo Seis cidades para visitar em Espanha ... Read more »

Dia de Portugal vai ser celebrado em Braga e no Reino Unido

© Fornecido por RTP As cerimónias começam a 10 de junho em Braga e prosseguem para o Reino Unido, junto das comunidades portuguesas. A comissão de organização das comemorações será ... Read more »

Liga: Moreirense em destaque na equipa da 21.ª jornada

© Maisfutebol Liga: Moreirense em destaque na equipa da 21.ª jornada O Moreirense é o clube com mais representantes na equipa da 21.ª jornada elaborada pelo Maisfutebol em parceria com o Sofa Score. ... Read more »

Estoril Open: n.º 9 do ranking ATP é a primeira confirmação de 2022

© Maisfutebol Estoril Open: n.º 9 do ranking ATP é a primeira confirmação de 2022 Felix Auger-Aliassime é o primeiro tenista com presença confirmada na edição 2022 do Estoril Open. ... Read more »

Maximiano, João Amaral e Danilo no pódio dos portugueses lá fora

© Maisfutebol Maximiano, João Amaral e Danilo no pódio dos portugueses lá fora O guarda-redes do Granada, Luís Maximiano, foi o futebolista português mais cotado no último fim-de-semana, nos campeonatos ... Read more »

Movimento dos "Camiões da liberdade" paralisa o Canadá

© Minas Panagiotakis/AFP O Canada está ser a abalado há mais de uma semana por um movimento de protesto dos camionistas contra as medidas sanitárias adoptadas pelo governo de Justin ... Read more »

F1: Saiba como antigo rival foi determinante para ida de Alonso à McLaren

Ex-piloto da McLaren e reserva da equipe britânica na temporada 2007 da Fórmula 1, o espanhol Pedro de la Rosa revelou que teve atuação determinante para a ida do compatriota ... Read more »

Vídeo: vá no McLaren P1 GTR dos 100 aos 300 km/h... em quantos segundos?

© Autoportal McLaren P1 GTR em aceleração (captura YouTube) O McLaren P1 GTR tem uma performance digna da maior atenção. O hipercarro da marca de Woking com quase 1.000 cv ... Read more »

Dani Alves tornou-se o mais velho de sempre a marcar um golo pelo Barcelona

© zerozero.pt – Getty / Fran Santiago Dani Alves tornou-se o mais velho de sempre a marcar um golo pelo Barcelona O Barcelona continua em busca de regressar aos seus ... Read more »

Um estreante num onze dominado por dragões e com um guarda-redes que é cada vez mais destaque

© www.zerozero.pt Um estreante num onze dominado por dragões e com um guarda-redes que é cada vez mais destaque Tal como na temporada passada, o zerozero continua esta época a reunir as ... Read more »

Spirit of Ecstasy. Rolls Royce anuncia novo símbolo

O Spirit of Ecstasy vai sofrer uma actualização, após 111 anos a ornamentar os modelos da Rolls Royce. Mais aerodinâmica do que a original, a nova estatueta irá estrear-se no ... Read more »

Aumento extra vai ser dado por pensionista e não por pensão

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online O aumento extraordinário de dez euros nas pensões, com retroativos a janeiro, será dado por pensionista e não por ... Read more »

Governo dá “luz verde” à demolição da estação da Boavista

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online A antiga estação ferroviária da Boavista, no Porto, será demolida no âmbito da desafetação do domínio público de vários ... Read more »

Que se passa Cristiano? A um jogo da pior seca em mais de um década

© Maisfutebol Que se passa Cristiano? A um jogo da pior seca em mais de um década O que se passa com Cristiano Ronaldo? O internacional português está há quatro ... Read more »

Lisboa é a 16ª melhor cidade europeia para investir em imobiliário

© Freepik Londres, Berlim e Paris são as 3 cidades mais atrativas para investir em imobiliário O mercado imobiliário de Lisboa vai continuar a atrair investidores imobiliários em 2022. É ... Read more »

Pedro Almeida Santos é o novo general manager do Marriott Praia D'El Rey. Transita do Sheraton

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online O Marriott Praia D’El Rey entra em 2022 com nova liderança. Pedro Almeida Santos assumiu o cargo de general ... Read more »

Jardel atinge limite: «Sou fraco»

© TVI Jardel atinge limite: «Sou fraco» Na passada madrugada, no jardim, Catarina confronta Jardel com o facto de este querer desistir da presidência. O ex-futebolista assume estar no seu ... Read more »

Omunga lança campanha cívica para exigir “transparência e lisura" nas eleições angolanas

Luanda, 08 fev 2022 (Lusa) – A Associação Omunga, organização da sociedade civil angolana, lançou a campanha de educação cívica “2022 – O Meu Voto é Sério”, para exigir “maior ... Read more »

Covid-19: PM timorense testa positivo e adia visita prevista à Austrália

© Fornecido por Lusa East Timorese Prime Minister receives COVID19 vaccine Díli, 08 fev 2022 (Lusa) – O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, adiou por tempo indefinido uma visita oficial ... Read more »

Ministro da Saúde alemão contrário ao levantamento "rápido" de restrições

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, declarou hoje ser contra o levantamento “rápido” das restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, porque levaria ao prolongamento da atual onda da ... Read more »

Primeiro-ministro timorense testa positivo e adia visita à Austrália

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, adiou por tempo indefinido uma visita oficial prevista à Austrália depois de ter testado positivo à covid-19, anunciou hoje o seu gabinete em comunicado. ... Read more »

En Provincia ya no será necesario un PCR para volver a trabajar tras contagiarse de coronavirus

El gobierno de la provincia de Buenos Aires estableció que los empleados no deberán presentar una prueba de PCR negativa luego de haber estado contagiado de coronavirus para reincorporarse al ... Read more »

PM timorense testa positivo e adia visita prevista à Austrália

© facebook.com O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, adiou por tempo indefinido uma visita oficial prevista à Austrália depois de ter testado positivo à covid-19, anunciou hoje o seu gabinete ... Read more »

Mãe decide agredir 'ex' depois de este se queixar das roupas dos filhos

Crianças iriam passar a noite com o pai, mas a mãe acabou por aparecer revoltada com uma queixa do ‘ex’. © Facebook Crianças iriam passar a noite com o pai, ... Read more »

Interior, natureza e mar: a nova tendência no Alojamento Local

© Foto de Kampus Production en Pexels Destinos de surf atraem investimento em alojamento local A pandemia veio trocar as voltas ao Alojamento Local (AL) em Portugal. Antes, Lisboa e Porto ... Read more »

Barcelona: Ferran Reverter deixa cargo de diretor-executivo

© Maisfutebol Barcelona: Ferran Reverter deixa cargo de diretor-executivo O diretor-executivo do Barcelona, Ferran Reverter, está de saída do cargo, numa decisão que surge «por motivos pessoais e familiares», segundo ... Read more »

Nigéria descarta Peseiro depois da CAN

© Maisfutebol Nigéria descarta Peseiro depois da CAN A federação nigeriana de futebol descartou a contratação de José Peseiro, depois da campanha na Taça das Nações Africanas. O português tinha ... Read more »

Empresário diz que será «muito difícil» ver Vítor Pereira no Corinthians

© Maisfutebol Empresário diz que será «muito difícil» ver Vítor Pereira no Corinthians O Corinthians anda à procura de um novo treinador, para ocupar o lugar que pertencia a Sylvinho, ... Read more »

Salvador responde a acusação ao Braga de facilitar vitória ao Benfica em 2010

© Elson Correia Vieira e António Salvador Na entrevista que concedeu à CNN Portugal, António Salvador reagiu à notícia avançada pelo semanário Expresso sobre as suspeitas das autoridades de favorecimento ... Read more »