Regra da ONU pode ser obstáculo para participação de Bolsonaro na Assembleia Geral

© Fornecido por Lusa Bolsonaro announces housing program for police and security personnel

Brasília, 16 set 2021 (Lusa) – A relutância do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em tomar a vacina contra a covid-19 pode complicar os seus planos de comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima semana, onde a imunização será obrigatória.

O líder da Assembleia, Abdulla Shahid, anunciou na quarta-feira que todos os participantes devem ser vacinados para falar na reunião, citando uma política da cidade de Nova Iorque. Essa condição poderá impedir Bolsonaro, líder da extrema-direita brasileira que procura reabilitar a sua imagem no exterior.

Bolsonaro planeia viajar para Nova Iorque, para participar na Assembleia, disse a sua assessoria de imprensa à agência Associated Press, mas os representantes do chefe de Estado não responderam às questões sobre a sua situação vacinal. Bolsonaro disse a apoiantes, na terça-feira, que ainda não foi vacinado.

Até ao momento, ainda não ficou claro como é que a regra será aplicada. Os porta-vozes de Shahid e do secretário-geral da ONU, António Guterres, disseram que as discussões estão em andamento, e o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, sugeriu que poderá haver “uma solução aceitável para todos”.

A questão sobre se Bolsonaro será, eventualmente, vacinado – ou se já recebeu o imunizante em segredo – ainda é tema de especulação no Brasil, onde a covid-19 já matou mais de 588 mil pessoas.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de óbitos, depois dos Estados Unidos.

A vacinação contra a doença no Brasil encontra-se agora num ritmo mais acelerado, após um início lento, o que levou o número de mortes a diminuir significativamente no país.

Reconhecido mundialmente pela sua capacidade de realizar campanhas massivas de imunização em tempo recorde, este país de 213 milhões de habitantes só iniciou a vacinação contra a covid-19 em meados de janeiro, mais de um mês após a maioria dos países europeus ou da vizinha Argentina.

Quando as vacinas estavam prestes a ser lançadas no final do ano passado, Jair Bolsonaro foi intransigente, dizendo repetidamente que não receberia o imunizante, nem obrigaria ninguém a fazê-lo.

“Não vou tomar a vacina, ponto final”, disse o chefe de Estado em dezembro. Já em abril, o mandatário afirmou que só decidirá se receberá o antídoto “depois de o último brasileiro ter sido vacinado e se sobrarem vacinas”.

Invocar a liberdade pessoal combina com a sua ampla oposição às restrições impostas por governadores para impedir a propagação do vírus. Bolsonaro, um cético em relação à gravidade da pandemia e defensor de fármacos sem eficácia contra a doença, continua a declarar que ninguém deve ser impedido de “ir e vir” quando quiser.

Na sua primeira aparição na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2019, Bolsonaro protestou contra o socialismo e contra o que descreveu como sensacionalismo da imprensa em relação aos incêndios na Amazónia.

No ano seguinte, num vídeo gravado, Bolsonaro afirmou que o Brasil foi vítima de desinformação ambiental e ressaltou o prejuízo económico causado pelas recomendações de isolamento social face à pandemia.

Este ano, mais de 100 chefes de Estado e 23 ministros planeiam fazer discursos na ONU pessoalmente. Outros líderes falarão por vídeo, a única opção disponível no ano passado.

Por tradição, o líder brasileiro fala primeiro lugar e é seguido pelo homólogo norte-americano. A administração de Bolsonaro tem trabalhado para demonstrar a Joe Biden (EUA) o seu compromisso em conter a desflorestação na Amazónia, tema que poderá ser abordado no seu discurso.

MYMM//RBF

Lusa/Fim

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Cientistas encontram um anticorpo eficaz contra todas as variantes de Covid-19

© Reprodução/Pexels Segundo os pesquisadores, o anticorpo bloqueia proteínas de pico (que dão ao vírus sua forma de ‘coroa’) e, assim, evita a infecção de células pulmonares Reprodução/Pexels Cientistas do ... Read more »

Açores registam 11 novos casos positivos de Covid-19

Os Açores registaram 11 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 10 dos quais na ilha de São Miguel e um na ilha do Faial, revela hoje o ... Read more »

Jovem agride agente da PSP durante assalto a loja em Miraflores

© TVI24 Jovem agride agente da PSP durante assalto a loja em Miraflores Um homem com 26 anos foi detido no dia 07 de outubro em Oeiras por agressão a ... Read more »

Autoridades de Taiwan detêm suspeita de incêndio que fez 46 mortos

© TVI24 Autoridades de Taiwan detêm suspeita de incêndio que fez 46 mortos As autoridades de Taiwan detiveram uma mulher de 51 anos, considerada a principal suspeita na origem do ... Read more »

Produção de vinho do Pico em 2021 foi "catastrófica" devido ao mau tempo

Mais de dois terços das vinhas fora atingidas pela tempestade “Lola”. © Canva A produção de vinhos da ilha do Pico em 2021 foi considerada “catastrófica”, devido às más condições ... Read more »

Relações entre Londres e Paris estão "no ponto mais baixo" dos últimos 40 anos

Desde o Brexit, a tensão entre os dois países tem vindo a aumentar. © NEIL HALL/POOL As tensões entre Paris e Londres têm vindo a acumular-se desde o Brexit, entre ... Read more »

Curtas Vila do Conde abre inscrições para 30ª edição

© Curtas Vila do Conde O 30º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema acontece em 2022 mas as inscrições para participares já abriram. Sabe tudo aqui! Depois ... Read more »

Carlos Carvalhal quer Sporting de Braga a melhorar níveis de concentração

O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, disse hoje que quer a equipa a melhorar os níveis de concentração já diante do Moitense, no domingo, da terceira eliminatória da ... Read more »

Vettel: Calendário saturado pode fazer com que F1 deixe de ser "especial"

© Jerry Andre / Motorsport Images Sebastian Vettel, Aston Martin A confirmação nesta sexta-feira do calendário de 2022 da Fórmula 1 significa que o esporte está caminhando para sua maior ... Read more »

La Ciudad de Buenos Aires no reportó muertes por coronavirus

© Proporcionado por Vía País La Ciudad de Buenos Aires no reportó muertes por coronavirus (Clarín) La Ciudad de Buenos Aires no reportó muertes por coronavirus y si un total ... Read more »

Clima en Mendoza: los días seguirán soleados y “fresquitos” durante todo el fin de semana

© Mariana Villa Se espera que el fin de semana sea agradable, soleado y sin demasiado calor. Foto: Mariana Villa / Los Andes. Luego de algunos días inestables, con el ... Read more »

Bono $5.000 ANSES: ¿cómo anotarse, plazos, en qué gastarlo y dónde inscribirse a Más Cultura Joven?

© Proporcionado por AS Argentina . La Administración Nacional de la Seguridad Social (ANSeS) y el Ministerio de Cultura sacaron el jueves, 14 de octubre, el nuevo subsidio de $ ... Read more »

Porsche Cup terá “Corrida das Estrelas” junto com GP da F1 em Interlagos

© Victor Eleutério Porsche Cup A Porsche Cup terá uma novidade para o final de semana do GP de São Paulo, quando realizará a etapa final da Sprint junto com ... Read more »

Homem de 53 anos tenta matar família sueca com sete filhos em Moura

© TVI24 Homem de 53 anos tenta matar família sueca com sete filhos em Moura A Polícia Judiciária (PJ) anunciou este sábado a detenção de um homem, de 53 anos, ... Read more »

Novo ‘Dia V' da vacinação contra a Covid-19 acontece neste sábado (16) em São Paulo

Em São Paulo, um novo “Dia V” da vacinação acontece durante este sábado (16). A medida foi anunciada na última quarta-feira (13) pelo Governador João Doria (PSDB), e tem o ... Read more »

Covid-19: Açores registam 11 novos casos positivos

© Fornecido por Lusa Covid-19 – Início da testagem em massa em Água de Pau nos Açores Horta, Açores, 16 out 2021 (Lusa) – Os Açores registaram 11 novos casos ... Read more »

Covid-19: Macau anuncia reabertura de espaços de entretenimento na terça-feira

© Fornecido por Lusa Grande Prémio de Macau Macau, China, 16 out 2021 (Lusa) – Os espaços culturais, desportivos e de diversão em Macau, encerrados desde 06 de outubro para ... Read more »

Portugueses consomem 3,5 vezes mais carne do que a dose diária recomendada

A nível mundial, a produção de alimentos de origem animal na agropecuária gera o dobro das emissões de gases com efeito de estufa que a de alimentos de origem vegetal ... Read more »

Cabo Delgado: Analistas defendem reconstrução, mas com emprego

Investigadores e empresários afirmam que o Plano de Reconstrução da província deve incluir uma vertente de promoção de emprego para anular o campo de recrutamento de jovens pelos grupos armados ... Read more »

Portugal já apoiou formação de duas companhias das forças especiais em Moçambique

© TVI24 Portugal já apoiou formação de duas companhias das forças especiais em Moçambique Portugal já apoiou durante este ano a formação de duas companhias das Forças Especiais de Moçambique, ... Read more »

Porque é que alguns médicos ainda têm reservas quanto aos genéricos?

Estratégia: Apesar de representarem quase metade do mercado de medicamentos em Portugal, especialistas defendem ser necessário aumentar a prescrição para poupar recursos e investir mais © FOTO Getty Images Associação ... Read more »

Russia's daily virus toll passes 1000

Russia's daily death toll from COVID-19 has exceeded 1000 for the first time as the country faces a sustained wave of rising infections. The national coronavirus task force on Saturday ... Read more »

Sismo de magnitude 4,6 em La Palma é o mais intenso desde o início da erupção

Durante a noite foram registados mais de 30 tremores de terra na ilha. © Europa Press News Um total de 36 sismos foram registados na ilha de La Palma, Espanha, ... Read more »

Mergulhe sem pecado na gula dos segredos que tornaram seculares os biscoitos de Valongo

Sabia que o único “Bolo-Presidente” foi criado na fábrica de biscoitos Paupério, sediada em Valongo? © SIC Notícias ► Veja AQUI em exclusivo e na íntegra Atravessaram crises, pandemias, guerras ... Read more »

Marcelo lembra caminho a fazer para erradicar a fome

O Chefe de Estado assinalou o Dia Mundial da Alimentação. © Fornecido por SIC Notícias O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou este sábado o Dia Mundial da ... Read more »

Árvore de grandes dimensões cai em cima de cinco carro em Oeiras

© TVI24 Árvore de grandes dimensões cai em cima de cinco carro em Oeiras Um pinheiro de grandes dimensões caiu, este sábado, em cima de cinco veículos que se encontravam ... Read more »

Imagens mostram como vão ficar estas cidades com a subida das águas

© TVI24 Imagens mostram como vão ficar estas cidades com a subida das águas O planeta está a aquecer a um nível alarmante, resultando numa seca histórica, inundações catastróficas e eventos incomuns ... Read more »

La Palma sofre o maior sismo desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja

Um total de 36 sismos foram registados na ilha de La Palma, Espanha, desde a noite passada, um deles registado em Mazo com 4,6, o de maior magnitude desde que ... Read more »

Rusia supera las 1.000 muertes diarias por coronavirus

MOSCÚ (AP) — Rusia superó por primera vez el sábado la barrera de los 1.000 muertos diarios por COVID-19 en plena ola de infecciones. El grupo de trabajo nacional contra ... Read more »

Hotel-Eklat! Sarkissova geriet an Ex-"Dancing Star"

© Screenshot ORF Jurorin Karina Sarkissova war sprachlos. So hatte sich Karina Sarkissova das Wiedersehen mit Otto Konrad bestimmt nicht vorgestellt. Beim zufälligen Treffen vor einem Hotel kam es zum ... Read more »

Alívio no ISP da gasolina e do gasóleo vai ser ajustado "em função do mercado"

© TVI24 Alívio no ISP da gasolina e do gasóleo vai ser ajustado “em função do mercado” A redução da taxa do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) aplicável à gasolina ... Read more »

Covid-19: Rússia regista pela primeira vez mais de mil mortes em 24 horas

De acordo com as autoridades de saúde russas foram registadas 33.208 novas infeções, um novo recorde diário © Mikhail Tereshchenko/Getty Images A Rússia registou 1.002 mortes por covid-19 nas últimas ... Read more »

Covid-19: Bolsonaro ironiza com possível acusação de homícidio na gestão da pandemia

© TVI24 Covid-19: Bolsonaro ironiza com possível acusação de homícidio na gestão da pandemia O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ironizou na sexta-feira com uma possível acusação de homicídio feita contra ... Read more »

Covid-19: África com 215.265 mortos e mais de 2,4 milhões de infetados

África regista 215.265 mortos devido à covid-19 desde o início da pandemia e 2.420.043 infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes. © Shutterstock África regista 215.265 mortos devido ... Read more »

Penúltimo dia do Portugal Fashion atrai muitas caras conhecidas

© Fornecido por StarsOnline O programa do terceiro dia de desfiles contou, entre os nomes portugueses, com os desfiles de Diogo Miranda, Miguel Vieira, Pé de Chumbo e o calçado ... Read more »

Tipos de Flores Trepadeiras - 12 Ideias para Embelezar o seu Jardim

As flores trepadeiras dão ao seu jardim um charme incomparável. Trepando sobre pilares, fios esticados ou pérgulas, com mais ou menos flores coloridas, estas plantas trazem um lado romântico ao ... Read more »

Zero alerta para sistema alimentar e defende estratégia para leguminosas

A associação ambientalista Zero alertou hoje para o sistema alimentar em Portugal, que considera estruturalmente dependente de importações e desalinhado de uma alimentação saudável, defendendo uma estratégia nacional para as ... Read more »

Sete ativistas de Hong Kong condenados a penas entre seis meses e um ano de prisão

Todos se declaram culpados por terem organizado, participado ou incitado à participação na manifestação de 01 de julho de 2020, que não fora viabilizada pelas autoridades por questões relacionadas com ... Read more »

Mel Jordão: "No dia de funeral da nossa mãe é também o aniversário da minha mana"

Depois de uma homenagem sentida à mãe a maquilhadora quis deixar uma mensagem de amor à irmã. © Reprodução Instagram, DR Os últimos dias não têm sido fáceis para Mel ... Read more »

Solskjaer admite que "Rashford tem feito coisas fantásticas", mas acha que "agora ele precisa de colocar o futebol como prioridade"

O avançado do Manchester United tem-se destacado pelo seu empenho nas lutas contra a desigualdade, a fome infantil ou o racismo, promovendo mesmo campanhas para permitir que crianças desfavorecidas possam ... Read more »