Recolocar Portugal no Top 15 dos países europeus mais desenvolvidos em 2030

Em maio de 1849 nasceu, no Porto, a AEP – Associação Empresarial de Portugal (antiga Associação Industrial Portuense), com o objetivo de “desenvolver e aperfeiçoar a indústria – instruir e educar as classes laboriosas – introduzir entre nós auxílio mútuo e o melhoramento da condição dos operários – e todas as vantagens legaes que a indústria possa obter de uma tal reunião”.

No início da atividade, abriu as portas da primeira instituição de ensino profissional em

Portugal, a “Escola Industrial Portuense”, tornando-se assim pioneira do ensino técnico oficial, tal como foi pioneira na divulgação técnica e tecnológica, com o lançamento de “O Jornal da Associação Industrial Portuense” e na realização de feiras e exposições industriais. Começou também por se dedicar a outros grandes empreendimentos que ficaram profundamente ligados à história da cidade do Porto e à da indústria portuguesa.

Com uma atitude e ação global, pelo seu âmbito nacional e multissetorial e, mais

recentemente, pelo seu papel enquanto Câmara de Comércio e Indústria, a AEP mantém-se sediada no Norte, na região que é o motor da economia portuguesa, pela sua maior vocação exportadora, origem de cerca de 40% das exportações portuguesas de bens (com uma proporção de bens de alta tecnologia que, apesar de baixa, se tem situado acima da média nacional) e geradora de um excedente comercial, que ultrapassou no ano passado três mil milhões de euros, mas que no ano anterior à pandemia tinha superado os cinco mil milhões de euros, face a um défice do país de cerca de vinte mil milhões de euros. Em consonância com a sua elevada intensidade exportadora e excedente do seu saldo externo, é nesta região que se concentra a maior fatia da indústria (42% do VAB e 48% do emprego do setor industrial).

Estes atributos constituem as principais bases que defendo para a promoção de equilíbrios económicos e sociais mais sustentáveis e que devem ser estimulados à escala nacional.

O ambicioso desígnio estratégico preconizado pelo recente estudo da AEP “Do pré ao pós pandemia: os novos desafios”, de recolocar Portugal no Top 15 dos países europeus mais desenvolvidos em 2030 (em PIB per capita em paridades de poder de compra), que apresentei no dia 3 de maio, por ocasião do 173º aniversário da AEP, e que contou com as presenças do Presidente da República e do ministro da Economia e do Mar, coloca o foco na valorização do papel das empresas e no desbloqueio do seu potencial. Só assim será possível melhorar a composição do PIB e o potencial de crescimento. Nos principais eixos de intervenção está a clara e ampla aposta do país na indústria, que constitui um verdadeiro acelerador transversal do crescimento económico sustentável.

A valorização da indústria e serviços conexos adquire maior relevância no novo enquadramento internacional, vincado pela guerra na Europa, que veio agravar alguns problemas que as empresas e o país já vinham a enfrentar com o impacto da pandemia, como é o caso da disrupção das cadeias de valor globais e da escalada dos custos de produção.

As políticas públicas devem atender ao enquadramento e às propostas que o estudo da AEP apresenta. O duplo caráter (conjuntural e estrutural) das várias medidas propostas requere o bom acolhimento nos instrumentos de curto, médio e longo prazos.

O Orçamento do Estado deve ser um dos instrumentos onde as políticas públicas de apoio ao potencial produtivo devem estar evidenciadas, comprometendo-se com uma aposta forte na competitividade das nossas empresas e da nossa economia e, por essa via, criando melhores condições para termos melhores políticas de apoio social.

Em paralelo com este instrumento de política económica, de curto prazo, devem estar associadas políticas reformistas, priorizando os fundos europeus no apoio à economia,

nomeadamente, reindustrialização, internacionalização, inovação, incorporação nacional, formação, digitalização, ambiente e clima.

Simultaneamente, devem ser eliminadas as fragilidades estruturais e os custos de contexto fortemente penalizadores da produtividade e da competitividade empresarial.

]]>

News Related

OTHER NEWS

Adiada de novo leitura de processo de obras da Fundação ADFP

A leitura do acórdão do processo em que a Fundação ADFP é acusada de crimes em várias obras em Miranda do Corvo, foi hoje novamente adiado, devido à alteração não ... Read more »

Operação 'Prova Limpa'. Ciclistas da W52-FC Porto notificados pela ADoP

Ciclistas e elementos do ‘staff’ da W52-FC Porto foram hoje notificados pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) no âmbito da operação ‘Prova Limpa’, tendo agora 10 dias para apresentar a ... Read more »

Assembleia Municipal de Alenquer pede alternativa rodoviária ao Carregado

A Assembleia Municipal de Alenquer, no distrito de Lisboa, aprovou hoje por unanimidade uma recomendação do CDS-PP à câmara municipal para diligenciar no sentido de ser criada uma alternativa rodoviária ... Read more »

Águas do Alto Alentejo assume gestão dos sistemas de 10 concelhos

A empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo (AAA) anunciou hoje que vai assumir a gestão dos sistemas públicos de abastecimento de água em baixa e de saneamento em 10 municípios ... Read more »

Andebol: Diogo Branquinho renova pelo FC Porto

© Maisfutebol Andebol: Diogo Branquinho renova pelo FC Porto O FC Porto acertou e oficializou a renovação de contrato com o ponta Diogo Branquinho, internacional português que fica ligado aos ... Read more »

Chefe da diplomacia angolana viaja para Barcelona após agravamento de saúde de Eduardo dos Santos

© TVI24 Chefe da diplomacia angolana viaja para Barcelona após agravamento de saúde de Eduardo dos Santos O ministro das Relações Exteriores de Angola viaja quarta-feira de manhã para Barcelona ... Read more »

Turquia deixa cair o veto - mas a que preço para Suécia e Finlândia? A lista de concessões para entrarem na NATO

© TVI24 Turquia deixa cair o veto – mas a que preço para Suécia e Finlândia? A lista de concessões para entrarem na NATO “Turquia, Finlândia e Suécia assinaram um ... Read more »

A verdadeira (e paradisíaca) ilha de Robinson Crusoé

© Vista da ilha Robinson Crusoé, no Arquipélago Juan Fernández. Foto: Serpentus/Wikimedia Não eram grandes navios, como aqueles descritos nas histórias de piratas e corsários, mas um amontoado de pequenos ... Read more »

Novo fármaco aprovado na Europa para tratar insónias é "promissor" e "não causa dependência", mas a terapia continua a ser "mais importante"

Aprovado há meses na Europa, o daridorexant “não está associado a sintomas de tolerância, abstinência ou dependência”. Também causará menos efeitos secundários do que os restantes fármacos utilizados no tratamento ... Read more »

Wall Street inverte e cai 2%. Recuperação perde força

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online Os principais índices dos Estados Unidos caíram esta terça-feira, anulando os ganhos no arranque desta sessão, já que o ... Read more »

Hamilton responde a declaração racista de ex-piloto Nelson Piquet

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton respondeu hoje na rede social Twitter uma declaração racista do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet, que numa entrevista divulgada na segunda-feira, chamou o heptacampeão ... Read more »

Horta Osório recomenda mais poupança e menos dívida às famílias

© Swipe News, SA epa04965716 Group Chief Executive of Lloyds Banking Group Antonio Horta-Osorio speaks at the Institute of Directors annual convention at the Royal Albert Hall in London, Britain, ... Read more »

Finlândia e Suécia prometeram negociar com Erdogan extradição de combatentes curdos

© Reuters Segundo Stoltenberg, “a Finlândia e Suécia comprometem-se a apoiar totalmente a Turquia contra ameaças à segurança nacional e isto inclui emendas às legislações nacionais, reprimir as actividades do ... Read more »

"A Turquia, num momento crucial, decidiu pela NATO", diz Marcelo

Presidente diz que Turquia tinha mais a “ganhar do que a perder” ao retirar o veto à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO. © Getty Images Presidente diz ... Read more »

Governo assume que discussão do acordo de rendimentos "levará o tempo que for necessário"

Reunião da Concertação Social desta quarta-feira não vai incluir proposta do acordo de rendimentos. Meta inicial era julho © MIGUEL A. LOPES O acordo de rendimentos deve promover o aumento ... Read more »

ONG preocupada com extinção de comissão de direitos humanos de Cabo Verde

A secção portuguesa da Amnistia Internacional manifestou-se hoje preocupada com a anunciada extinção da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) de Cabo Verde, para integrar a ... Read more »

TOP 20: Sabseg ultrapassa MDS como maior sociedade corretora em Portugal

A corretora de seguros Sabseg passou a ser a ser a maior sociedade corretora em Portugal, ultrapassando a MDS Corretor de Seguros SA em volume de negócios, atingindo uma faturação ... Read more »

Sporting: as imagens do segundo dia da pré-época

1/41 DIAPOSITIVOS © Maisfutebol Segundo dia da pré-temporada dos leões 2/41 DIAPOSITIVOS © Maisfutebol Segundo dia da pré-temporada dos leões 3/41 DIAPOSITIVOS © Maisfutebol Segundo dia da pré-temporada dos leões ... Read more »

Acidental, deliberado, simbólico? Erdogan em vez de Stoltenberg ao centro da NATO

© TVI24 Acidental, deliberado, simbólico? Erdogan em vez de Stoltenberg ao centro da NATO Turquia, Suécia e Finlândia assinaram esta terça-feira um memorando de entendimento com vista à entrada dos ... Read more »

Santos Silva salienta apoio no combate às alterações climáticas

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que as Nações Unidas podem contar com o parlamento português no apoio ao combate às alterações climáticas e à ... Read more »

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos agrava-se

Fonte oficial disse que a situação de saúde do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, se deteriorou nas últimas horas. O ministro das Relações Exteriores vai amanhã de manhã ... Read more »

Prosseguem buscas por desaparecidos em centro comercial de Kremenchuk

Na Ucrânia, cerca de 40 pessoas continuam desaparecidas na sequência dos ataques russos com mísseis que atingiram, esta segunda-feira, um centro comercial em Kremenchuk, no centro do país. Apesar do ... Read more »

Liga e associados pedem «revisão urgente» dos custos de acesso ao TAD

© Maisfutebol Liga e associados pedem «revisão urgente» dos custos de acesso ao TAD Organismos do futebol português apelaram esta terça-feira a uma «revisão urgente» sobre os custos de acesso ... Read more »

Basquetebolista norte-americana Brittney Griner vai a julgamento na Rússia por posse ilegal de canábis. Pena pode chegar aos 10 anos

Griner deve ser levada a tribunal na sexta-feira. A jogadora de 31 anos, tricampeã da WNBA pelos Phoenix Mercury, está detida desde fevereiro, depois de ter sido alegadamente encontrado óleo ... Read more »

EIOPA divulga resultados de supervisão

© Swipe News, SA A supervisão europeia apoiou as empresas durante a pandemia O relatório anual sobre as atividades de supervisão em 2021 da Autoridade Europeia de Seguros e Pensões ... Read more »

Terça-feira de sorte? Já é conhecida a chave do Euromilhões

Saiba aqui qual é a chave vencedora. © Shutter Stock Saiba aqui qual é a chave vencedora. Já é conhecida a chave vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira, 28 ... Read more »

Uau! Cristina Ferreira deslumbrante para assistir a desfile de moda

A apresentadora marcou presença num evento da Maxmara. Cristina Ferreira foi uma das personalidades convidadas para assistir ao desfile da Maxmara, em Lisboa. Para a ocasião, a apresentadora escolheu um ... Read more »

Erdogan obteve "plena cooperação" de Finlândia e Suécia contra o PKK

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan obteve a “plena cooperação” da Finlândia e da Suécia contra os combatentes curdos do PKK e aliados, e deu o seu acordo à entrada ... Read more »

França mantém elevados níveis de alerta e segurança contra o terrorismo

Quase sete anos após os atentados de 13 de novembro de 2015, em Paris, a luta contra o terrorismo continua em França, onde os ataques reivindicados pelos jihadistas mataram mais ... Read more »

"O ambiente e o clima não param de repente devido a uma invasão", avisa John Kerry

“Há vidas em jogo” com a guerra e com as alterações climáticas. Antigo secretário de Estado norte-americano Jonh Kerry pediu, na Conferência dos Oceanos da ONU, que decorre em Lisboa, ... Read more »

Grupo Casais quer contratar 1.500 pessoas em 18 meses, diz CEO

O grupo de construção Casais quer contratar 1.500 pessoas em 18 meses para Portugal e para os mercados internacionais, adiantou o presidente executivo da empresa, António Carlos Rodrigues, que esteve ... Read more »

PS propõe novo estatuto de pessoal não docente com critérios objetivos

O PS/Açores vai propor um novo estatuto do pessoal assistente e técnico de apoio à educação e ensino que assegure critérios mais transparentes para a definição do rácio de funcionários ... Read more »

Incêndios: Mais de 90 operacionais e dois meios aéreos em Sousel

Mais de 90 operacionais e dois meios aéreos estão a combater um incêndio agrícola que deflagrou hoje à tarde no concelho de Sousel (Portalegre), disse à agência Lusa fonte da ... Read more »

Wimbledon: Nadal supera Cerundolo e segue para a segunda ronda

© Maisfutebol Wimbledon: Nadal supera Cerundolo e segue para a segunda ronda O espanhol Rafael Nadal apurou-se para a segunda ronda do torneio de Wimbledon, terceiro ‘major’ da temporada, depois ... Read more »

Itália: Série A pode ser decidida nos penáltis a partir da próxima época

© Maisfutebol Itália: Série A pode ser decidida nos penáltis a partir da próxima época A liga italiana vai passar a ser resolvida com um jogo extra sempre que, já ... Read more »

A reviravolta incompleta de João Sousa e a ineficácia de Nuno Borges deixam Wimbledon sem portugueses

Os dois tenistas nacionais que disputaram o quadro principal do Grand Slam britânico foram derrotados na eliminatória inaugural. Sousa recuperou de uma desvantagem de 2-0 contra Gasquet, mas foi batido ... Read more »

Para o Japão, combater pesca ilegal e plástico são prioridades

O Japão defendeu hoje ações para combater a pesca ilegal, dando exemplos do que já fez neste sentido, e de compromissos para limpar os oceanos de plásticos, como prioridades para ... Read more »

Fórmula 1 condena palavras racistas de Nelson Piquet sobre Hamilton: “O Lewis é um embaixador da modalidade e merece respeito”

O brasileiro comentou de forma pouco adequada o acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Grã-Bretanha do ano passado. A Mercedes também condenou a linguagem utilizada pelo ... Read more »

“Cobarde, ditador complexado, mentiroso, mesquinho, ressabiado, ser desprezível”: ex-vereadora de Rui Rio vai a julgamento acusada de difamar Rui Moreira

© TVI24 “Cobarde, ditador complexado, mentiroso, mesquinho, ressabiado, ser desprezível”: ex-vereadora de Rui Rio vai a julgamento acusada de difamar Rui Moreira O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto ... Read more »

Ghislaine Maxwell condenada a 20 anos de prisão: aliciava adolescentes para serem abusadas por Epstein

© TVI24 Ghislaine Maxwell condenada a 20 anos de prisão: aliciava adolescentes para serem abusadas por Epstein A socialite Ghislaine Maxwell foi esta terça-feira condenada a 20 anos de prisão por ... Read more »