São Paulo tem só 5 distritos sem epidemia de dengue

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar da alta transmissão de dengue na cidade de São Paulo, a doença ainda não alcançou níveis epidêmicos em cinco distritos: República (centro); Jardim Paulista (oeste); Moema, Saúde e Vila Mariana (sudeste). É o que mostra o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde desta segunda-feira (15).

Nestes locais, a incidência de dengue é média. Moema tem a mais baixa -200,5 casos por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem Jardim Paulista (213,8), Saúde (241,4), Vila Mariana (250,7) e República (276,5).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, considera-se epidemia quando o coeficiente de incidência ultrapassa a casa de 300 casos por 100 mil habitantes.

Paulo Abrão, diretor da Sociedade Paulista de Infectologia e professor de infectologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que a dengue é uma “doença de pessoas carentes, com baixa condição de moradia e de vida, e que dependem de um urbanismo bem feito”.

“Se você tiver áreas com vegetação, terrenos baldios, locais propícios para criadouro do mosquito em momentos de calor e chuva, aí tem dengue. Se você tiver áreas urbanizadas corretamente, com população morando adequadamente, sem essas condições para criadouros de mosquito, você não tem [alta incidência]. Agora, tem mais uma coisa, é claro que isso é uma bola de neve. Quanto mais casos há numa região, mais terá, porque o mosquito pica, infecta e pica outra pessoa”, explica Abrão.

Para Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, quando o assunto é arbovirose muitas variáveis devem ser levadas em consideração, além da questão socioeconômica.

O tipo de habitação -se há mais casas ou apartamentos no distrito- também é um dado importante.

“O tipo de habitação reflete em um cálculo utilizado na avaliação da densidade larvária do Aedes aegypti. É colhido o material em um número de residências para saber o percentual com criadouro do mosquito. Quando você faz esse cálculo, vê que tem diferença”, diz Granato.

“Será que, por exemplo, Moema e República não têm um nível de apartamentos maior do que Saúde? É possível que você tenha uma parte da explicação nisso. De ter mais apartamentos em relação a casas, que talvez tenha um quintal que tem mais possibilidade de criadouros de mosquitos -maior do que quando você tem um apartamento, por exemplo. Então, são muitas variáveis”, explica Granato.

O infectologista também colocou como possibilidades a pluviosidade, porque chove mais em alguns bairros do que em outros, e o entendimento sobre a importância de evitar os criadouros do mosquito. Algumas populações podem ter mais dificuldade para compreender a doença em relação a outras.

Ao observar a capital paulista como um todo, a incidência de dengue alcançou 1.215,5 casos por 100 mil. Desde 1º de janeiro, foram contabilizados 145.926 casos e 49 mortos pela dengue. Os dados do boletim são provisórios, e foram contabilizados e analisados até 10 de abril.

Se comparado com o mesmo período de 2023, quando a cidade tinha 5.749 infecções, houve um aumento de mais de 2.400%.

Os números de casos e óbitos confirmados até 10 de abril de 2024 são os maiores desde 2015, quando o país viveu uma epidemia pela doença e encerrou o ano com 103.186 casos e 25 mortes.

No dia 18 de março, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretou emergência em saúde por dengue.

“O importante é não baixar a guarda. Precisamos manter as medidas de prevenção. Eliminar os criadouros, dar atenção aos domicílios, usar repelente ao máximo possível, se cuidar e cuidar das pessoas que estão à sua volta. Isso é muito importante. Olhar os terrenos baldios, vazios, caixas de água, piscina, notificar os casos”, finaliza Abrão.

Em 2023, especialistas já anunciavam que neste ano o país viveria uma epidemia de dengue. Na opinião de Celso Granato, a alta de casos começou mais cedo.

“Adiantou em um mês. Agora, será que a gente vai terminar antes por causa disso ou o ciclo será maior? Nunca aconteceu um ciclo tão longo assim. Isso a gente não sabe. Os modelos matemáticos mostram que no final de abril já deve ter uma diminuição. Mas, novamente, modelo matemático é uma coisa interessante, muito importante, mas a natureza nem sempre segue”, finaliza o especialista.

A reportagem solicitou à Secretaria Municipal de Saúde dados sobre a menor incidência de dengue nos bairros em questão, mas não recebeu resposta até o fechamento deste texto.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World