Entre investir e Trump, NATO olha para a sucessão de Stoltenberg

Os ministros da Defesa da NATO encontram-se na quinta-feira em Bruxelas, tendo em agenda a sucessão do secretário-geral Jens Stoltenberg e o investimento militar dos aliados, questão reavivada por polémicas declarações do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

entre investir e trump, nato olha para a sucessão de stoltenberg

Os ministros da Defesa da NATO encontram-se na quinta-feira em Bruxelas, tendo em agenda a sucessão do secretário-geral Jens Stoltenberg e o investimento militar dos aliados, questão reavivada por polémicas declarações do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

A reunião tinha como principal ponto discutir o reforço o investimento na área da Defesa, para concretizar na cimeira de julho os objetivos traçados em 2023: o investimento por cada Estado-membro de pelo menos 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em Defesa.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, anunciou hoje que para 2024 as previsões apontam que 18 dos 31 Estados-membros – que podem ser este ano 32 com a expectável adesão da Suécia – atingirão o objetivo delineado na cimeira de 2023.

O número é acima dos onze anunciados em 2023.

Sem especificar que países são, Stoltenberg ‘deitou por terra’ as acusações de que alguns estão mais preocupados com a NATO do que outros, apontando também ‘baterias’ a Trump, que no último sábado disse que encorajaria a Rússia a invadir qualquer país da NATO que “não pagasse as dívidas” à organização.

As declarações de Donald Trump, durante um comício na Carolina do Sul, mereceram críticas de todos os lados da Aliança Atlântica, incluindo da embaixadora dos EUA para a NATO, Julianne Smith.

Durante um briefing na terça-feira, confrontada com as palavras do antigo chefe de Estado norte-americano, favorito à nomeação republicana, a embaixadora disse que são “perigosas e francamente irresponsáveis”.

“Encorajar o Kremlin a atacar qualquer país da NATO ou o território da Aliança coloca os nossos soldados – os dos Estados Unidos e os dos nossos aliados – em perigo”, admitiu a diplomata norte-americana, que também anunciou que está previsto um “plano de contingência” para uma hipotética invasão pela Rússia a um Estado-membro.

Em julho a NATO celebra o 75.º aniversário e vai também escolher este ano um novo secretário-geral. Stoltenberg é o secretário-geral que há mais anos está em funções: iniciou em outubro de 2014 – ano em que a Rússia invadiu a Crimeia – e o mandato foi sendo renovado, face à premência dos desafios com os quais a NATO é hoje confrontada.

Mas depois da última renovação, no ano passado, quando já se especulava sobre a sucessão, Stoltenberg admitiu que era a última extensão do mandato e este ano regressa a especulação.

Entre os nomes que mais percorrem os corredores do quartel-general da NATO, em Bruxelas, o da primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, continua a ser um dos mais falados.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ex-ministra da Defesa da Alemanha, estava a ser equacionada, mas a hipótese esmoreceu com a mais que provável recandidatura para presidente do executivo comunitário.

Mas surgiu um novo nome, desta vez ‘lançado’ pela embaixadora norte-americana para a NATO: o antigo primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte.

“Os aliados estão particularmente interessados no processo de seleção […], não acho que seja um segredo, mas ouvimos falar de [Mark] Rutte, que expressou vontade para exercer as funções. Por isso, é uma pessoa para a qual a aliança está a olhar”, admitiu Julianne Smith.

Leia Também: Rússia sofreu “grandes perdas” no Mar Negro, revelou a NATO

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World