Com viagens de comboio e muita animação, amendoeiras em flor já vestem a paisagem do Douro Superior

Os municípios do território do Douro Superior esperam milhares de visitantes nas várias iniciativas para assinalar a época das amendoeiras em flor, um espetáculo natural de beleza única, que anuncia a chegada da primavera. Há passeios de comboio e festivais gastronómicos para animar a região

com viagens de comboio e muita animação, amendoeiras em flor já vestem a paisagem do douro superior

Amendoeiras em flor em Figueira de Castelo Rodrigo

Os municípios do território do Douro Superior esperam milhares de visitantes nas festividades associadas à éppoca das amendoeiras em flor, um espetáculo natural que anima a economia rural da região até ao fim de março.Nos vales dos rios Maçãs, Sabor, Tua, Côa e Douro, as amendoeiras estão já a começar a ficar cobertas de flor, dando um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso e anuncia a chegada da primavera.

com viagens de comboio e muita animação, amendoeiras em flor já vestem a paisagem do douro superior

Amendoeiras em flor

No Douro Superior, os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Moncorvo, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro promovem um vasto programa de atividades que se prolonga durante o mês de março, com muita música, atividades desportivas, de cultura e lazer. Fora do âmbito deste território, também os concelhos de Alfândega da Fé e Vila Flor, inseridos na terra quente transmontana, elaboraram os próprios programas que decorrem por esta altura do ano.

Viagens de comboio

O concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, é um dos que mais aposta nestas festividades da Amendoeira em Flor e desta vez a CP e o município renovaram uma parceria “bem-sucedida em 2023” para promover o território que junta o turismo ferroviário e a cultura. As viagens entre o Porto e estação do Pocinho, com ligação de autocarro a Foz Coa realizam-se nos fins de semana de 17 e 18, e 24 e 25 de fevereiro, e ainda 2 e 3 de março, e custam €49.

Entre 16 de fevereiro e 3 de março, Foz Coa recebe mais uma edição da já famosa Festa da Amendoeira em Flor, com muita animação, musica, passeios pedestres, bicicleta e motas. No espaço da feira estão expostos produtos locais, com destaque para a amêndoa. Os alojamentos e restaurantes do concelho também se associam à festa.

De acordo com este município, o investimento este ano rondará 300 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor, afirmando fonte da autarquia que o retorno será bem maior porque esta iniciativa mexe com toda a economia do concelho e são esperados milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, e 2 e 3 de março, Freixo de Espada à Cinta volta a afirmar-se como “Capital da Amendoeira em Flor”, com a realização, pelo 3.º ano consecutivo, da Feira da Amendoeira em Flor. Ao longo de dois fins de semana, “todos os caminhos seguem em direção à vila mais manuelina de Portugal, que apresenta uma excelente programação para celebrar a beleza das Amendoeiras em Flor”, indicou o município em comunicado.

Mogadouro abre as festividades no dia 1 de março com a Feira Franca dos Produtos da Terra, sendo que há atividades que foram canceladas e outras transitam para outras datas devido os condicionalismos provocados pelas eleições legislativas de 10 de março, avançou fonte municipal. Já em Torre de Moncorvo, e de acordo com a programação publicada na página do município, as festividades têm início a 9 de março e terminam no dia 31 e o destaque vai para o mercadinho da Amendoeira em Flor, Rota da Pipas e Matança do Porco e o Festival Gastronómico da Churra da Terra Quente, tudo isto por entre caminhadas e apresentação de livros.

com viagens de comboio e muita animação, amendoeiras em flor já vestem a paisagem do douro superior

Já por Miranda do Douro celebram-se os 25 anos do Festival de Sabores Mirandeses, iniciativa que termina domingo, dia 18 de fevereiro. De acordo o município mirandês, “este é já um evento de referência na região que pretende desenvolver, apoiar e reforçar a competitividade dos produtos tradicionais e locais, desde o artesanato, a doçaria e as raças autóctones (Vitela Mirandesa, Cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, porco e seus derivados)”.

Aproveitando os tons brancos e rosa da paisagem natural que atraem os turistas a este território, cada um dos concelhos envolvidos faz as suas apostas culturais e gastronómicas para os cativar. Para as autarquias promotoras destas iniciativas, a música, a gastronomia, o desporto e diversos certames de produtos tradicionais são os ingredientes para que os meses fevereiro e março sejam “de excelência” neste território que abrange os distritos de Bragança e da Guarda.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World