EUA podem ter vencido corrida espacial, mas a União Soviética ganhou embaixo da terra com poço mais fundo da história

A Guerra Fria foi um período histórico sem precedentes que, após os seus 44 anos de duração, deixou para trás um grande número de acontecimentos, tensões e conflitos como raramente se viu na história da humanidade. Sem dúvida, a corrida espacial foi uma das frentes onde mais investimentos e pesquisas foram feitas, mas nesta competição que a União Soviética teve com os Estados Unidos, uma das mais curiosas foi ver quem conseguia fazer o buraco mais fundo na crosta terrestre.

Embora os Estados Unidos tenham vencido a corrida espacial, os soviéticos provaram ser melhores em escavar graças ao “Poço Superprofundo de Kola”. Um buraco de mais de 12 mil metros, cavado na península da Rússia que faz fronteira com Noruega e Finlândia, provaria ser mais do que uma rusga entre as duas superpotências, permitindo-nos compreender um pouco melhor as entranhas da Terra.

eua podem ter vencido corrida espacial, mas a união soviética ganhou embaixo da terra com poço mais fundo da história

Apesar de ter 12.226 escrito, o poço de Kola cavado durante a União Soviética atingiu 12.262 metros de profundidade (Imagem: Montagem via Xataka)

Cave fundo

Também conhecido como SG-3, este projeto começou oficialmente em 24 de maio de 1970 e atingiu o seu ponto mais profundo durante 1989, como se fosse uma alegoria irônica que marcava os últimos anos antes da dissolução da União Soviética. O poço atingiu a profundidade final de 12.262 metros, tornando-se o maior do mundo até hoje neste quesito.

À distância, esta conquista da URSS parece nada mais do que uma curiosidade em que se destacou do rival, mas foi além de ser apenas uma “medalha para pendurar”. Durante a Guerra Fria, ambas as superpotências travaram uma corrida não só em termos militares, mas também em termos de conquistas científicas e tecnológicas. A exploração do subsolo era de interesse estratégico tanto para o registro dos recursos naturais quanto para a detecção de possíveis instalações subterrâneas inimigas.

A engenharia para escavar o SG-3 trouxe avanços tecnológicos nunca antes vistos, como a criação de brocas especiais capazes de perfurar rochas rígidas em ambientes extremos. Além disso, foram necessários sistemas de resfriamento para combater as altas temperaturas causadas pela profundidade, e técnicas especiais de revestimento foram projetadas para evitar o colapso das paredes do poço. A perfuração não foi realizada numa única tentativa, mas sim em fases cada vez mais profundas e sob constante monitorização geológica.

eua podem ter vencido corrida espacial, mas a união soviética ganhou embaixo da terra com poço mais fundo da história

Com o fechamento do projeto em 1992, as instalações do poço de Kola foram abandonadas (Imagem: via Xataka)

Descobertas científicas e uma luta pelo recorde

Em termos científicos, o Poço de Kola permitiu-nos estudar geologicamente a Terra a partir do interior da crosta terrestre, contrastando com as habituais observações feitas à superfície. Uma das principais descobertas foi a falta da “Descontinuidade de Conrad”, zona geofísica na qual transita a crosta terrestre. Os pesqusiadores soviéticos esperavam encontrar uma mudança do granito para o basalto a distâncias de três a seis quilômetros abaixo da superfície, mas nunca conseguiram detectar a transição.

O raciocínio dos cientistas foi que as mudanças na rocha se deviam a fatores externos, como calor e pressão, e não a uma mudança no tipo de rocha em si. No entanto, talvez a descoberta mais interessante tenha sido a detecção de fósseis microscópicos que são evidências de atividade biológica em rochas antigas, com bilhões de anos de idade, algo que levanta mais questões do que respostas na questão evolutiva e na história da vida.

Embora a União Soviética estivesse em declínio no final da década de 80, a escavação do poço Kola não parou por estes motivos, mas sim devido a problemas com a temperatura na profundidade atingida pelo SG-3. Quanto mais fundo iam, a pressão e a temperatura aumentavam até atingir cerca de 180 °C, o que também ia contra as previsões, já que foram estimadas temperaturas próximas de 100 °C. Essas condições também alteraram o terreno, que ficou com mais porosidade e permeabilidade, fazendo com que as rochas ficassem mais plásticas.

eua podem ter vencido corrida espacial, mas a união soviética ganhou embaixo da terra com poço mais fundo da história

Poço no Catar quase quebrou o recorde do poço de Kola (Imagem: via Xataka)

Em maio de 2008 um poço de petróleo no Catar, o BD-04A, levou o título de mais longo do mundo com 12.289 metros. Porém, ele não é mais profundo do que Kola, pois atinge “apenas” 10.902 metros de profundidade. Portanto, o SG-3 continua sendo o verdadeiro abismo do nosso planeta.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World