Sinal de alerta de câncer de intestino que você não deve ignorar

sinal de alerta de câncer de intestino que você não deve ignorar

Folato diminui risco de câncer de intestino

Créditos: iStock/Raycat

O câncer de intestino (colorretal) é o câncer encontrado em qualquer parte do intestino grosso, que inclui o cólon e o reto e pode apresentar sintomas diferentes em estágios variados. Muitas vezes, no entanto, esses sintomas podem ser subestimados, mas há um sinal de alerta que merece atenção.

O principal sinal de alerta para a doença é a presença de sangue nas fezes ou sangramento retal.

Esse sangramento pode ser perceptível nas fezes como sangue vivo ou escuro, ou pode ser detectado no papel higiênico após a evacuação.

É importante notar, porém, que o sangramento retal pode ser causado por várias condições, não apenas câncer colorretal, mas é sempre um sintoma que requer avaliação médica.

Quais os sintomas iniciais do câncer de intestino?

O câncer colorretal nem sempre apresenta sintomas iniciais, especialmente em estágios mais precoces da doença. No entanto, quando os sintomas estão presentes, eles podem variar de pessoa para pessoa.

Os sintomas que podem ocorrer nos estágios iniciais do câncer de intestino incluem: mudanças nos hábitos intestinais, com diarreia persistente ou constipação prolongada; sangramento retal; desconforto abdominal, especialmente na área ao redor do umbigo e anemia.

Qual exame para descobrir câncer de intestino?

O exame considerado ‘padrão-ouro’ para rastrear o câncer de intestino é chamado colonoscopia.

Por meio de um endoscópico, um tubo longo e flexível com uma câmera na ponta, o médico avalia a mucosa do intestino grosso e a porção final do intestino delgado para identificar a presença de pólipos, tecido irritado e inchado, úlceras e pólipos.

De acordo com o A.C. Camargo Cancer Center, é comum encontrar pólipo intestinal na colonoscopia e eles são inofensivos na maioria dos casos. No entanto, a maioria dos cânceres de intestino começa como um pólipo.

Sempre que esses pólipos aparecem neste exame, o médico já os remove durante o procedimento e os encaminha para biópsia.

É importante retirar esses pólipos, pois assim evita-se que, futuramente, eles evoluam para uma lesão maligna.

Câncer de intestino tem cura?

A gravidade da doença depende do tamanho do câncer, se ele se espalhou e de saúde geral do paciente.

O rastreamento do câncer de intestino pode detectar o câncer de intestino precocemente, o que pode significar que é mais fácil de tratar.

Em estágios iniciais, o tratamento do câncer de intestino pode envolver cirurgia para remover o tumor, muitas vezes seguida por quimioterapia ou radioterapia, para eliminar células cancerígenas restantes e prevenir a recorrência.

Em estágios mais avançados, o tratamento pode ser mais complexo e pode incluir uma combinação de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia direcionada e imunoterapia, dependendo da extensão do câncer e se ele se espalhou para outras partes do corpo.

É importante ressaltar que há tratamento mesmo em estágios avançados, o que permite que muitas pessoas vivam por muitos anos após o diagnóstico.

O acompanhamento médico regular é essencial para monitorar a resposta ao tratamento e detectar qualquer recorrência do câncer o mais cedo possível.

Como prevenir câncer de intestino?

Adote uma dieta rica em fibras

Consuma alimentos como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais, que são fontes de fibras. As fibras ajudam a manter o trânsito intestinal saudável e podem reduzir o risco de câncer de intestino.

Limite a ingestão de carne vermelha e processada

Reduza o consumo de carnes vermelhas como carne de boi, porco e cordeiro, e evite carnes processadas como bacon, salsicha e presunto. O consumo excessivo desses alimentos está associado a um maior risco da doença.

Mantenha um peso saudável

Manter um peso corporal saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino, bem como de outras condições relacionadas ao peso.

Pratique atividade física regularmente

Exercícios físicos regulares, como caminhadas, corridas, natação ou qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca, podem reduzir o risco de câncer colorretal.

Evite fumar e limite o consumo de álcool

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão associados a um maior risco de câncer de intestino, entre outros tipos de câncer. Evite o tabaco e limite a ingestão de álcool.

Faça exames de rastreamento regulares

Os exames de rastreamento, como colonoscopia, sigmoidoscopia, teste de sangue oculto nas fezes ou testes de DNA fecal, podem ajudar a detectar precocemente pólipos ou câncer colorretal, permitindo um tratamento eficaz e aumentando as chances de cura.

Conheça seu histórico familiar

Se você tem parentes próximos que tiveram essa doença ou pólipos intestinais, informe seu médico. Você pode precisar de exames de rastreamento mais frequentes ou começar em uma idade mais jovem.

Veja também: Red Bull busca brasileiros para viajar de graça pela Europa

Veja também: Truque secreto para ocultar o status de ‘Digitando’ no WhatsApp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World