Queixas dos clientes dos bancos moçambicanos duplicam para quatro por dia

queixas dos clientes dos bancos moçambicanos duplicam para quatro por dia

ANTÓNIO SILVA/LUSA

Maputo, 12 fev 2024 (Lusa) – Os clientes dos bancos moçambicanos apresentaram, em média, quatro reclamações por dia contra as instituições do sistema financeiro no segundo semestre de 2023, o dobro dos primeiros seis meses, segundo dados do Banco de Moçambique consultados pela Lusa.

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), controlado pelo grupo Caixa Geral de Depósitos, e o Millennium Banco Internacional de Moçambique (BIM), do grupo português BCP, totalizaram, respetivamente 209 e 169 queixas, do total de 741 reclamações recebidas no banco central, mas são também as duas únicas classificadas com mais de um milhão de clientes no país.

Assim, BCI e Millennium BIM apresentaram um índice de reclamações (queixas por cada 100 mil clientes), respetivamente, de 9,15 e 8,58.

Em causa, segundo a análise global do Banco de Moçambique, estão sobretudo queixas sobre contas bancárias, créditos, máquinas ATM, operações cambiais, moeda eletrónica a transferências, entre outras.

Nos primeiros seis meses de 2023, segundo dados anteriores, os clientes do sistema financeiro moçambicano tinham apresentado um total de 349 reclamações no banco central, correspondente a uma média de duas por dia.

Ainda segundo os dados do segundo semestre de 2023, os três bancos classificados com 200 mil a um milhão de clientes, os sul-africanos Absa e Standard Bank, juntamente com o Moza Banco, somaram respetivamente 28 queixas (índice 12,7), 51 (9,8) e 30 (12,3) reclamações.

A lista do Banco de Moçambique integra queixas relativas a 24 instituições de crédito e sociedades financeiras, entre as quais 14 bancos, seis microbancos, duas cooperativas e duas instituições de moeda eletrónica.

PVJ // SB

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World