Participantes da reunião ministerial gravada por Bolsonaro cometeram crime? Especialistas explicam

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

A reunião ministerial que ocorreu em 5 de julho de 2022 convocada por Jair Bolsonaro (PL), então presidente da República, foi gravada a mando dele e virou peça da investigação da Polícia Federal (PF) que apura a tentativa de golpe de Estado. Especialistas ouvidos pelo Estadão afirmam que a presença na reunião, por si só, não configura a imputação de um crime aos participantes. Avaliam, porém, que medidas ainda devem ser tomadas para esclarecer o motivo de os líderes das pastas não tornarem público o que foi dito no encontro de teor golpista.

O vídeo divulgado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no último dia 9 mostra uma mesa que comporta cerca de 35 placas, nomeando os participantes do encontro oficial. A Operação Tempus Veritatis, deflagrada dia 8 pela PF, cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva de militares de alta patente, ex-assessores e ex-ministros de Bolsonaro. Entre ministros e assessores, dos 28 participantes da reunião identificados pelo Estadão, oito foram alvos da operação.

participantes da reunião ministerial gravada por bolsonaro cometeram crime? especialistas explicam

Reunião ministerial de Bolsonaro foi gravada por ele em 5 de julho de 2022. Foto: @estadao Via Youtube

Advogado criminalista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Celso Vilardi acredita que os participantes podem estar envolvidos no crime de prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal, que ocorre quando um funcionário público “retarda ou deixa de praticar ato de ofício” para atender a interesses ou sentimentos pessoais.

“Essa reunião é, na verdade, o indício da existência de um golpe, mas a investigação ainda não está completa para que se possa afirmar que outras pessoas participaram dessa tentativa”, disse Vilardi. Para ele, a linha de investigação está correta até agora, mas é preciso aprofundá-la para que outros possíveis suspeitos sejam revelados. “É prematuro dizer que as pessoas, por aquela reunião, tinham ciência, deixaram de praticar ou de comunicar algo, um ato de ofício que deveriam fazer.”

Na mesma linha, o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, sustenta que, apesar de a reunião ser criminosa pelo caráter golpista que teve, é preciso que cada participante seja intimado para depor e esclarecer os motivos para não ter denunciado o que foi dito ali.

“É claro que se presume que as pessoas que estavam lá e que não se manifestaram, no mínimo, estavam concordando com o que estava sendo tramado ali. Então, me parece óbvio que elas devem ser investigadas.” Porém, subordinação e medo de punição aplicada pelo chefe podem ser motivos relatados pelos ministros para justificar o silêncio.

Por se tratar de uma investigação muito ampla, Kakay analisa que uma medida mais restritiva contra pessoas que estiveram na reunião, sem outra ligação com os demais fatos, não seria correta do ponto de vista jurídico. Para o advogado, é preciso ouvir um a um e avaliar cada caso.

    Para Miguel Reale Júnior, ex-professor titular de direito penal da Universidade de São Paulo (USP) e ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso, não houve a sugestão de uma ação concreta para um golpe, mas sim, a criação de “uma atmosfera de ressentimentos, que é a tática da extrema direita”, citando pautas como aborto, comunismo e outros temas levantados na reunião.

    Portanto, os que estavam lá presentes não poderiam ser acusados de algum crime, mesmo que de omissão, porque, segundo ele, as ameaças ficaram em “um plano genérico”. Para Reale, a gravação da reunião é fundamental como elemento de prova pelo “conjunto da obra”.

    Na reunião, Bolsonaro incentivou a sua equipe a divulgar desinformações sobre o processo eleitoral e disse que não era o caso do então ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira “botar tropa na rua, tocar fogo e metralhar”.

    Quando o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno iniciou um assunto sobre possíveis trabalhos que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estaria fazendo, Bolsonaro cortou a fala e disse que o assunto seria tratado em particular pelos dois.

    Os participantes da reunião investigados pela PF são: Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Marcelo Câmara, Mário Fernandes, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

    participantes da reunião ministerial gravada por bolsonaro cometeram crime? especialistas explicam

    infographics

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World