Putin: ‘Rússia pode usar armas nucleares se for ameaçada e está pronta para guerra mundial’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu nesta quinta-feira, 9, durante a celebração dos 79 anos da vitória soviética contra os nazistas que as armas nucleares de Moscou estão “sempre em alerta”, em meio a um momento de tensão com o Ocidente por conta da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que já dura mais de 2 anos, sinalizando que o país está pronto para uma nova guerra mundial.

O presidente russo comandou o desfile militar de 9 de maio na Praça Vermelha para celebrar o Dia da Vitória, com a participação de mais de 9.000 militares, segundo a imprensa russa, além de veículos blindados e outros equipamentos militares.

“A Rússia fará todo o possível para evitar um confronto global, mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas (nucleares) estão sempre em alerta”, disse.

Com os batalhões marchando e Moscou exibia o seu equipamento militar, o céu clareou brevemente para permitir um sobrevôo de aviões de guerra, alguns dos quais deixavam um rastro de fumaça nas cores branca, vermelha e azul da bandeira russa.

Em outro sinal de ruptura cada vez mais profunda com o Ocidente, Putin ordenou recentemente exercícios nucleares táticos com a participação das tropas mobilizadas nas imediações da fronteira com a Ucrânia, em resposta às “ameaças” ocidentais contra a Rússia.

Mísseis balísticos intercontinentais Yars com capacidade nuclear foram enviados para a Praça Vermelha, sublinhando a sua mensagem.

Nesta quinta-feira, Putin acusou o Ocidente de querer “esquecer as lições” da 2ª Guerra Mundial e afirmou que a Rússia rejeita “a pretensão de exclusividade” de qualquer governo ou aliança.

Em seguida, ele destacou que a Moscou, em pleno conflito na Ucrânia, vive um “período difícil”. “O destino da pátria e seu futuro dependem de cada um de nós”, disse, antes de recordar os “heróis” que lutam por Moscou na frente de batalha.

Putin, 71 anos, apresenta a guerra na Ucrânia como um conflito existencial para seu país, em uma luta contra um governo ucraniano que ele descreve como “neonazista”.

O chefe de Estado recorre há muito tempo à memória da 2ªGuerra Mundial, quando 27 milhões de pessoas morreram do lado soviético, para se apresentar como herdeiro da União Soviética e legitimar o próprio poder.

Momento atual

O desfile de 2023 foi muito mais modesto que nos anos anteriores, com poucos equipamentos modernos e uma grande mobilização das tropas russas em larga escala na frente de batalha. A Rússia havia sofrido uma série de reveses no conflito.

Um ano depois, a situação é muito diferente: o Exército russo está em um momento favorável, com ganhos territoriais contra as tropas ucranianas, que sofrem com escassez de armas para a continuação da guerra.

A contraofensiva de Kiev fracassou e agora é a Ucrânia que teme que o oponente, que tem mais soldados, equipamentos e munições, além de uma indústria militar maior, inicie uma operação em larga escala no verão (inverno no Brasil).

Ataques russos

Desde o inicio do ano, a Rússia aproveita o momento positivo no campo de batalha para atacar de forma mais forte os territórios de Kiev. Durante o inverno, a Rússia aumentou ataques contra a infraestrutura civil ucraniana com bombas planadoras, menos sofisticadas, baratas e difíceis de interceptar, mísseis balísticos de curto alcance e drones como estratégia para testar as defesas de Kiev e aumentar a destruição.

Publicidade

Nesta quinta-feira, duas pessoas morreram em bombardeios russos em Nikopol, no sul da Ucrânia, segundo as autoridades locais. Na quarta-feira, 8, a Ucrânia impôs restrições ao fornecimento de energia e alertou para possíveis apagões após um ataque em larga escala de Moscou, que contou com dezenas de mísseis e drones e atingiu a infraestrutura elétrica de Kiev.

Moscou se aproveita de um período de estagnação no envio de armas do Ocidente para a Ucrânia. Contudo, o Congresso americano conseguiu aprovar no mês passado, apesar da resistência dos republicanos, um pacote econômico e militar para Kiev, com material de defesa e de ataque.

Desfile

O desfile na Praça Vermelha de Moscou foi afetado pelas consequências diplomáticas e de segurança da guerra à Ucrânia. Putin, isolado no cenário internacional, estava acompanhado nesta quinta-feira apenas por alguns chefes de Estado de aliados próximos.

Os governantes de Belarus, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão e Cuba compareceram ao evento, segundo o Kremlin.

Alguns desfiles também foram cancelados por motivos de “segurança”, em particular nas regiões de Kursk, perto da fronteira ucraniana, e de Pskov, próximo da Estônia.

Desde o inicio da guerra, a Ucrânia tem operado dentro do território russo, com ataques de drones, sabotagens e incursões militares como a explosão em outubro de 2022 em uma ponte construída por Moscou que liga o território russo a Crimeia, ocupada pela Rússia desde 2014 , ou a morte de Daria Dugina, filha de Alexander Dugin, um dos aliados mais próximos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que teve seu carro explodido em uma estrada próxima de Moscou em agosto de 2022.

OTHER NEWS

4 minutes ago

11 Books to Read After The Handmaid’s Tale

4 minutes ago

Joe Bonamassa’s ultimate “museum-grade” find is reborn as his first Martin signature

4 minutes ago

Elections Phase 5 | Rahul Gandhi Offers Prayers At Pipaleshwar Hanuman Mandir In Raebareli | News18

4 minutes ago

Blair and Hague like ‘two old guys on park bench setting world to rights’

7 minutes ago

'We've been losing for 20 years': Timberwolves finally shedding history of futility

7 minutes ago

Woman mauled to death by her pet XL Bullies in east London home

9 minutes ago

Ryan Sutter clarifies his cryptic Mother’s Day post about wife Trista: ‘She is searching a bit’

10 minutes ago

Donald Trump Origin Tale ‘The Apprentice’ Gets 11-Minute Ovation At Its Cannes World Premiere

10 minutes ago

Fox Developing Drama Series ‘Except You’ Based On Story From Julianna Baggott & Finneas Scott; Ryan Reynolds’ Maximum Effort To Produce 

10 minutes ago

‘Ernest Cole, Lost And Found’ Review: Raoul Peck Chronicles The Life And Work Of South African Unsung Hero Ernest Cole – Cannes Film Festival

12 minutes ago

Disgraced Wall Street trader who inspired Michael Douglas's Gordon Gecko dies aged 87

12 minutes ago

Financial therapist reveals the four simple mindset shifts that can help make you wealthy

13 minutes ago

Zayn Malik faces wrath of fans as they demand to know why star, 31, pulled out of an album signing at the last minute - as they fume they 'spent a fortune' to meet him

13 minutes ago

Bryson DeChambeau is saying daft things and dreaming big: he is more important to golf than ever

13 minutes ago

Chiefs' WR Headlines OTA Participants Amid Legal Issues

13 minutes ago

Cottage Q&A: Am I responsible if my fallen tree causes damage?

13 minutes ago

Attacker of Nancy Pelosi’s husband to be resentenced after judge forgot to give him chance to speak

13 minutes ago

10 Black-Owned Restaurants To Visit In Chicago

13 minutes ago

‘BJP will lose seats due to this’, ‘what can govt do?’: In UP exam hub, differing views on paper leaks as a poll issue

13 minutes ago

One-third of single-family homes for sale are newly built, report finds. Here's what buyers need to know

16 minutes ago

How much will it cost to stream every NFL game in 2024? Breaking down every subscription

16 minutes ago

These home remodeling projects offer the highest return on investment in history, report finds

16 minutes ago

OpenAI pulls ChatGPT AI voice over its resemblance to Scarlett Johansson in the movie ‘Her'

18 minutes ago

Video: Pamela Anderson, 56, invites followers into her home on Vancouver Island in Canada as she enjoys vegetable soup and tends to her garden

19 minutes ago

New Peacock dating show 'Love Undercover' earns rave reviews as soccer stars ditch their real identities: 'This is incredible'

19 minutes ago

Caring façade of killer nursery worker: Smiling with a thank you sign next to the children she cared for, Kate Roughley, 37, appeared every inch the happy childcare worker but years later her disregard for safety led to baby's death

19 minutes ago

Pensioner, 67, who put up a six-foot fence outside his bungalow after feeling exposed slams 'vindictive' council chiefs who told him to cut it in half

19 minutes ago

Senate Banking Chair Sherrod Brown calls for new FDIC leadership after misconduct report

19 minutes ago

London still Europe’s share sale capital even with few IPOs

19 minutes ago

Putin and Xi's 'diehard' bodyguards break the internet with brief exchange

19 minutes ago

The Throw-In Hurling podcast: Anger over Clare’s 65 does not cloud belief that Waterford could end Limerick’s run

20 minutes ago

LOOK: Ricky Stenhouse Jr. punches Kyle Busch following NASCAR All-Star Race

20 minutes ago

2024 Eastern Conference Finals: Celtics vs. Pacers (Analysis, Comparison, Prediction)

20 minutes ago

‘We were kids’: infected blood report welcomed by survivor of school trials

20 minutes ago

Ian ‘Chico’ Hamilton: Former Chelsea and Aston Villa footballer dead at 73

20 minutes ago

Newcastle United squad for Australia: Isak, Guimaraes named in Magpies team for Tottenham friendly in Melbourne

21 minutes ago

Reserve Bank insight into next move on interest rates

21 minutes ago

Theresa May: Infected Blood Inquiry highlights ‘abject failure’ of British state

21 minutes ago

Diplomatic row erupts as embassies leave £140m in TfL fines unpaid

21 minutes ago

At 51, Sofia Vergara Opens Up About Aging And "All-White Hair"

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch