Primárias nos EUA: Nikki Haley e Ron DeSantis trocam acusações e insultos durante debate

A Ucrânia é um dos principais temas que separa Nikki Haley e Ron DeSantis. Os dois candidatos participaram no último debate antes do início das primárias republicanas. Donald Trump voltou a não comparecer no debate.

primárias nos eua: nikki haley e ron desantis trocam acusações e insultos durante debate

Primárias nos EUA: Nikki Haley e Ron DeSantis trocam acusações e insultos durante debate

Nikki Haley e Ron DeSantis trocaram acusações e chocaram de frente em matérias como o apoio à Ucrânia no último debate antes do início das primárias republicanas, que vão decidir a nomeação às presidenciais dos Estados Unidos da América (EUA).

Organizado pela CNN em Des Moines, Iowa, o primeiro estado onde os republicanos serão chamados a votar por um nomeado, o debate colocou em evidência as diferenças substanciais sobre a Ucrânia entre Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora nas Nações Unidas, e Ron DeSantis, governador da Florida.

“Isto é para prevenir a guerra, sempre foi”, afirmou Haley, considerando necessário apoiar a Ucrânia na defesa contra a Rússia de forma a evitar um conflito global. A candidata referiu-se ao país como “pró-americano” e “amante da liberdade” e afirmou que o apoio financeiro representa apenas 3,5% do orçamento de defesa dos Estados Unidos. 

Ron DeSantis mostrou-se contra a continuação do apoio norte-americano às forças ucranianas.

“Eles [Ucrânia] não vos vão dizer quando tiverem atingido o objetivo, e isto vai chegar às centenas de milhares de milhões de dólares no futuro“, considerou DeSantis, que aproveitou o momento para atacar Haley na questão da imigração ilegal, dizendo que está mais preocupada com as fronteiras ucranianas que com as fronteiras do sul dos EUA. 

O debate teve um tom crispado, em que os candidatos se acusaram mutuamente de mentir e trocaram insultos sobre caráter e carreira.

Haley afirmou que DeSantis “está desesperado” e o governador disse que a candidata tem um problema de podologia porque “está sempre a dar tiros nos pés”.

O formato deste debate, para o qual só se qualificaram Haley, DeSantis e Donald Trump, que voltou a não comparecer, permitiu traçar diferenças mais vincadas entre os dois candidatos com maiores possibilidades de desafiar o líder das sondagens, apesar da distância considerável de que goza.

Além da Ucrânia e de uma visão muito diferente sobre diplomacia internacional, DeSantis e Haley colidiram em matérias como o aborto, imigração ilegal e impostos. O governador da Florida disse que a oponente está “confusa” sobre o aborto e acusou-a de não apoiar as mesmas restrições que ele.

Haley disse que é “pró-vida sem desculpas”, mas que é preciso não ceder à demonização.

Na questão da imigração, o governador da Florida prometeu que, se for eleito, vai terminar o muro que Trump começou e fazer o México pagá-lo, enquanto Haley disse que é preciso atacar os problemas que levam os migrantes a quererem entrar ilegalmente no país.

Ambos concordaram que Donald Trump deveria ter estado presente no debate, para defender a sua Presidência e falar sobre o que pretende fazer. Mas nenhum dirigiu grandes ataques ao candidato que lidera a corrida, que, ao invés de participar no debate, fez um town hall com eleitores, organizado pela Fox News.

Os problemas legais do ex-presidente, que enfrenta quatro processos criminais, foram abordados mas não aprofundados. Haley disse que a defesa de imunidade de Trump é “absolutamente ridícula” e concedeu que o ex-Presidente perdeu a eleição de 2020, enquanto DeSantis expressou dúvidas sobre onde estão os limites legais.

Trump lidera as sondagens no Iowa com 51,3%, seguido por DeSantis com 17,2% e de Haley com 15,8%. Não é expectável que as primárias (em formato caucus) de 15 de janeiro se desviem destes números.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World