IL pronta para integrar Governo com PSD mesmo que seja minoritário

il pronta para integrar governo com psd mesmo que seja minoritário

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Lisboa, 27 jan 2024 (Lusa) – O líder da IL assegura que o partido está pronto para integrar um executivo com o PSD, mas não afasta um acordo parlamentar, demarcando-se da “posição rígida” de Luís Montenegro de rejeitar formar governo caso perca as eleições.

Em entrevista à agência Lusa no âmbito das legislativas de 10 de março, Rui Rocha recusa preconceitos sobre governos minoritários e recorda que a crise política que conduziu às eleições antecipadas resultou de um executivo socialista que tinha maioria absoluta e que “não correu bem”.

Segundo o líder da IL, um governo minoritário do PSD com a participação dos liberais é um “cenário previsto, admissível e desejável”, assegurando que “não é não” e por isso mantém a recusa em integrar qualquer solução que conte com a participação do Chega.

“Estamos prontos e preparados para ir para o Governo, mas também aceitamos analisar outros tipos de cenários, um acordo de incidência parlamentar, o que for mais adequado para que essa transformação do país de que falamos possa concretizar-se”, enfatiza.

Para Rui Rocha, “se houver uma oportunidade de governo do PSD com a Iniciativa Liberal, os outros atores políticos terão que assumir as suas responsabilidades e decidir o que fazem”.

Repetindo os argumentos sobre a recusa da IL em integrar uma coligação pré-eleitoral e apresentar-se em listas próprias, Rui Rocha aponta a posição do líder do PSD, Luís Montenegro, de só governar se ganhar as eleições como um dos exemplos de que esta decisão dos liberais foi a correta.

“Essa posição, que me parece rígida no quadro atual, de dizer que se houver uma oportunidade de formar governo sem vencer eleições, o PSD recusa, nós não estaríamos alinhados. Entendemos que se não for possível formar um Governo à esquerda, que deve haver soluções, nomeadamente o tal Governo de natureza minoritário”, defende.

O presidente da IL deixa ainda críticas aos eventuais parceiros de uma coligação pós-eleitoral quanto à “indefinição que houve nos últimos dias relativamente a viabilizar ou não um governo do PS”, numa referência às declarações do líder do CDS-PP, Nuno Melo, entretanto corrigidas, reiterando que os liberais nunca viabilizarão um executivo socialista.

A presença do PPM na Aliança Democrática “não seria um entendimento confortável” para os liberais, criticando as posições “bastante duvidosas” da credibilidade deste partido com quem “não tem grande afinidade”.

A menos de dois meses das eleições de 10 de março, Rui Rocha defende a importância dos diferentes partidos serem claros “sobre o que fazem e o que não fazem” no dia seguinte às legislativas, dando como exemplo dessa falta de clarificação o novo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

“Embora dê a entender que estaria disponível para uma geringonça, ainda não assumiu claramente em público essa intenção, em que termos é que é que o faz”, condena, afirmando que à esquerda não encontra “nem situações nem soluções estáveis” envolvendo os antigos parceiros de geringonça, para além de “não as considerar obviamente desejáveis para o país”.

O deputado liberal à frente do partido há pouco mais de um ano recorda ainda que, quando em 2015 se formou a geringonça, defendeu num blog onde escrevia que, apesar de não a querer para o país, era “constitucionalmente viável”.

“Eu sei que outros na altura tiveram posições diferentes e disseram que não podia ser, que era um ataque à democracia, mas eu creio que esta visão é viável e enquadrável no quadro constitucional e é desejável para que haja soluções para que não caiamos depois numa situação de instabilidade que seria pior para o país nesta altura”, compara.

JF // JPS

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World