Pelo menos dez bielorrussos "residem ilegalmente" em Portugal. São opositores do regime e "correm o risco de serem detidos na fronteira"

Passaporte

A Bielorrússia proibiu a atribuição de passaportes através de consulados e colocou muitos opositores num limbo legal como é o caso de Usevald Okuneu, sem documentos do seu país e sem estar em situação regular em Portugal.

Em Portugal desde julho de 2022, Usevalad Okuneu fez já a manifestação de interesse junto do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), agora transformado em Agência para a Integração, Migrações e Asilo, mas não teve ainda resposta e está agora sem passaporte válido porque tem medo de ser preso.

“Na primavera fui chamado ao KGB bielorrusso por causa dos donativos que fiz a opositores” e, nestes casos, uma “pessoa pode lá ir por um dia e ficar preso anos”, disse, de forma humorada, o imigrante em Coimbra.

Hoje, Usevald Okuneu está sem passaporte válido e, como ele, existem muitos compatriotas, opositores do regime de Lukashenko, que aprovou em setembro uma lei que proíbe a atribuição daqueles documentos pelos consulados no exterior, obrigando os cidadãos a irem ao país natal para regularem a situação.

E, ao mesmo tempo, Usevald Okuneu está sem documentos em Portugal. “Estou confiante, vai tudo correr bem, vou ser chamado e vou conseguir”, afirmou o imigrante.

Segundo a representante da diáspora bielarussa em Portugal, Yuliya Dulevich, esta não é a única situação de limbo legal que só acontece porque as autoridades portugueses estão atrasadas em quase dois anos nos pedidos de regularização pendentes.

“Neste momento, há pelo menos 10 bielorrussos a residir legalmente em Portugal, cujos passaportes caducaram ou caducarão em 2024, e mesmo um regresso de curta duração à Bielorrússia é perigoso, porque a maioria dos que partiram, são oposição ativa ao regime, todos correm o risco de serem detidos logo na fronteira” e “condenados a penas de prisão mesmo por doações a organizações de caridade”, afirmou a dirigente.

Para já, a única solução seria um passaporte português para estrangeiro, mas as autoridades bielorrussas deixaram de permitir pedidos à distância de certificados de estado civil, certidões ou diplomas de ensino superior, documentos essenciais para esse processo.

Sem isso, “os bielorrussos não podem obter o título de residência necessário para obter um passaporte para estrangeiros”, explicou.

E com o passaporte caducado, caso sejam chamados para regularizar os processos na AIMA, os bielorrussos “não poderão obter o título de residência, apesar de exercerem a atividade profissional e contribuírem para o Estado” português.

“Os bielorrussos encontram-se fechados em Portugal numa situação ilegal, com sérias restrições à sua vida normal”, salientou Yuliya Dulevich.

A chegada de muitos bielorrussos a Portugal sucedeu em 2020, na sequência da campanha presidencial, ganhas mais uma vez por Lukashenko, acusado de fraude eleitoral e de governar o país com punho de ferro.

Na sequência dessas eleições, houve muitos protestos violentamente reprimidos, levando à fuga de muitos opositores.

Esse foi o caso de Usevald Okuneu. “Eu saí quando a guerra começou, participei nos protestos de 2020 e percebi que não poderia continuar”.

E quando Lukashenko sair? Okuneu tem dúvidas, mas admitiu regressar ou dividir o seu tempo entre Portugal e a Bielorrússia.

“Tenho de ajudar o meu país a construir a democracia, não é?”, justificou.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World