PS, BE, PCP e PAN defendem aumento dos salários e melhores condições para trabalhadores

ps, be, pcp e pan defendem aumento dos salários e melhores condições para trabalhadores

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Lisboa, 01 mai 2024 (Lusa) – PS, BE, PCP e PAN marcaram hoje presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou que os trabalhadores enfrentam questões como “baixos salários, longos horários de trabalho, muita precariedade, muitos contratos a prazo”.

“Queremos menos tempo de trabalho, melhores salários e condições mais estáveis de vida, porque no fim é só isso que procuramos para ter uma vida melhor e um futuro melhor”, defendeu, considerando que “o país se torna mais forte, cresce mais, é mais igual, se for capaz de pagar melhores salários, dar melhores condições de trabalho, dar mais estabilidade no emprego, mas também menos horas de trabalho”.

A líder do BE destacou algumas propostas do seu partido, nomeadamente o aumento do salário mínimo para 900 euros e a implementação da semana de quatro dias de trabalho e de leques salariais.

Mariana Mortágua acusou o Governo de dar “sinais contrários” e referiu que “não há um compromisso sério com o aumento do salário mínimo, nem nenhuma proposta para aumentar os salários médios”.

Na ocasião, a coordenadora do BE foi também questionada sobre a exoneração da provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e afirmou que a “troca de cadeiras” não resolve “os problemas do país”, acusando o executivo de “confusão atrás de confusão” e de ainda não ter feito nada de concreto desde que iniciou funções.

Também presente na marcha entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, o secretário-geral do PCP considerou que esta é “uma grande demonstração de força”, na qual os trabalhadores reivindicam “justas exigências por uma vida melhor, por mais salários, mais direitos, contra a precariedade, por horários dignos” e por mais justiça “na distribuição da riqueza”.

O dirigente comunista avisou que o Governo “não está de mãos livres” e defendeu que aqueles “que trabalham todos os dias são os que põem o país a funcionar, são os que põem a economia a funcionar, e merecem respeito, valorização e uma vida melhor e mais salário”.

“Era bom que o Governo, de uma vez por todas, cumprisse as promessas que fez a vários setores profissionais” e “deixasse de se submeter aos interesses de outros, nomeadamente Bruxelas e se submetesse aos interesses da maioria”, afirmou Paulo Raimundo.

A cabeça de lista do PS às eleições europeias, Marta Temido, assinalou que o 1.º de Maio é “uma festa, uma festa de celebração do trabalho e da importância do trabalho como valor fundamental da estruturação das sociedades”.

A deputada assinalou “a importância do trabalho na agenda europeia” e apontou que os candidatos ao Parlamento Europeu têm “uma grande responsabilidade em relação a um conjunto de compromissos, com uma agenda de trabalho mais digno, melhores salários, naturalmente, sempre com mais emprego, mas também com melhores condições de vida para os trabalhadores”.

“Aquilo que a Europa assumiu e que Portugal traduziu para as suas metas nacionais em relação à taxa de emprego, em relação à taxa de população adulta a fazer formação que permita lidar com os novos desafios do mundo trabalho, em relação à diminuição da pobreza, são desafios que não são só para ficar no papel”, indicou a candidata e dirigente do PS.

Também questionada sobre a provedora da Santa Casa, a antiga ministra da Saúde disse que este processo “suscita apreensões” e que é preciso aguardar as explicações dos envolvidos no parlamento “para perceber o que é que de concreto se passou”.

A porta-voz do PAN considerou que é preciso “garantir a dignidade e valorização dos trabalhadores” e defendeu uma “agenda do século XXI”, que se reflita numa “economia de felicidade e bem-estar”.

A deputada única do Pessoas-Animais-Natureza referiu também ser “fundamental que se retome a negociação relativamente à valorização de várias carreiras, como enfermeiros, professores e forças de segurança”, pedindo ao Governo que saia “da política da propaganda”.

Inês de Sousa Real insistiu ainda na atualização dos escalões de IRS tendo em conta a inflação, defendendo a necessidade de “aliviar a carga fiscal, que é demasiado pesada para os trabalhadores”.

 

FM // JPS

Lusa/Fim

OTHER NEWS

7 minutes ago

Egypt receives $14bn tranche from UAE to develop Ras Al Hekma

7 minutes ago

A thousand times smaller than a grain of sand—glass sensors 3D-printed on optical fiber

7 minutes ago

Cannes Film Festival: Naomi Campbell, 53, stuns in sparkly black dress as she commands the red carpet at the Furiosa: A Mad Max Saga premiere

7 minutes ago

Natasha Lyonne joins Marvel Studios' Fantastic Four cast alongside Pedro Pascal and Vanessa Kirby

7 minutes ago

Hailey Bieber shows off her maternity style! Justin Bieber's wife documents 'the past few weeks' of pregnancy - as she proudly displays her bump

7 minutes ago

Report: Lions will play NFC North foe on Thanksgiving

7 minutes ago

Schools to be banned from teaching about gender identity to children under 13

7 minutes ago

Tamagotchi collectors rejoice: Bandai is finally rereleasing a beloved model from 2004

11 minutes ago

Historic California town hits market for stunning sum

11 minutes ago

Robinhood receives SEC notice for alleged securities violations at crypto unit

11 minutes ago

House signs off on FAA bill that addresses aircraft safety and and refund rights of passengers

11 minutes ago

Tom Brady Will Never Do Another Netflix Roast For A Good Reason: His Kids

12 minutes ago

High inflation harms older households — and two factors determine who is most at risk, research finds

12 minutes ago

The Bridgerton It girls bringing Regency-era glamour to the red carpet

12 minutes ago

Senate warns of unprecedented foreign interference in 2024 election

12 minutes ago

Family of doctor who mysteriously died while treating victims of Brazil's deadly floods reveals his cause of death

12 minutes ago

'Final warning, or else!' Vandal who glued NAILS to children's playground also scrawled threatening message demanding 'no more f***ing music' on the night a village hosted annual fete

12 minutes ago

Rush hour chaos as commuters travelling from London Waterloo face hours of delays as '75 trains cancelled' after person trespassed on railway

12 minutes ago

Can Loaded really make a comeback in 2024? Online return of bestselling title harks back to an era when rape jokes, body shaming and nudity was normalised in lads' mags

12 minutes ago

Rory McIlroy's wife Erica Stoll ditches her flashy engagement ring as she's seen for the first time since he filed for divorce in shock split before 2024 PGA Championship

12 minutes ago

Sam Thompson reveals he was warned by the police after causing a scene during UK Staying Relevant Podcast tour with Pete Wicks

12 minutes ago

Video: Red Lobster 'to file for bankruptcy next week' after seafood chain announced dozens of restaurants to close

13 minutes ago

Blinken's rock performance in Kyiv strikes sour note with some Ukrainians

13 minutes ago

Kelsea Ballerini On Honoring Lainey Wilson, Performing With Noah Kahan & More | Country Power Players 2024

13 minutes ago

Covid face masks ‘did not stop spread of Omicron’

13 minutes ago

Special needs assessment ‘initiative’ to be announced shortly – minister

13 minutes ago

California Tests Gas Tax Alternative

14 minutes ago

Big Block Ragtop: '68 Dodge Charger Convertible Is One of None

14 minutes ago

EVPassport CEO Hooman Shahidi: There's a tremendous opportunity in front of us

14 minutes ago

King hosts celebrity guests at Buckingham Palace garden party

14 minutes ago

Chinese EVs probably won't offer incredible value for much longer – here's why

14 minutes ago

Young children with persistent severe obesity could have half average life expectancy, study finds

14 minutes ago

Ukrainians exiting 90 day emergency accommodation struggling to find new homes, charity says

14 minutes ago

The First “Wicked” Trailer Gives a Sneak Peek at “Popular” and “Defying Gravity”

16 minutes ago

Police address ‘rumors' in investigation into Elijah Vue disappearance

18 minutes ago

Cannes Film Festival: Chris Hemsworth looks loved-up with wife of 14 years Elsa Pataky as they pose at his Furiosa: A Mad Max Saga premiere

18 minutes ago

DVD Isn't As Dead As You May Think, Says Director Kevin Costner

18 minutes ago

Disney dips as CEO Iger notes spending cuts on marketing, traditional TV

18 minutes ago

Analyzing Elias Pettersson’s Game 4 performance, Rick Tocchet’s comments

18 minutes ago

High inflation harms older households — and two factors determine who is most at risk, research finds