PRR dá 22 novos cursos ao país e o terceiro de Engenharia Aeroespacial

prr dá 22 novos cursos ao país e o terceiro de engenharia aeroespacial

PRR dá 22 novos cursos ao país e o terceiro de Engenharia Aeroespacial

O sonho do Espaço. A Universidade do Minho junta-se, já, no próximo ano letivo, ao Técnico e à Universidade de Aveiro na oferta de Engenharia Aeroespacial. Esta área de expertise afirma-se, ano após ano, como a mais atrativa para os alunos do secundário.

No ano de lançamento em 1991, o mestrado integrado do Técnico bateu todos os ramos da Engenharia da Escola chamando a si a nota mais alta e nos últimos anos afirma-se hegemónico no concurso nacional. Logo na estreia, também o curso da Universidade de Aveiro esgotou, não só, as vagas como ascendeu ao oitavo lugar do ranking das notas. Este ano, o Técnico abre mais 10 vagas e a UA mais 15. Na UMinho são criadas 30. Nesta Universidade nasce também o mestrado em Engenharia Aeroespacial, que será leccionado em inglês.

“A nossa oferta formativa em Engenharia Aeroespacial distingue-se pela relevância das parcerias que temos vindo a desenvolver com instituições de referência a nível nacional (Programa MIT Portugal e CEiiA) e internacional no sector, nomeadamente nos Estados Unidos, com a Universidade de Massachusetts Lowell, no Brasil, com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e em Espanha, com a Universidade de Vigo”, explica Gustavo Dias, diretor do curso.

Ao nível da região, uma parceria com a Câmara Municipal de Guimarães vai criar um centro de desenvolvimento em Engenharia Aeroespacial nas instalações da antiga Fábrica do Arquinho. No concurso nacional, a Universidade do Minho disponibiliza 2988 vagas, mais seis dezenas do que no ano transato. No grupo dos 59 cursos, exibe outra estreia: Ciência de Dados. O novo curso promove conhecimentos sólidos em Matemática e Informática, associando “a compreensão profunda de métodos de tratamento de dados e de arquiteturas e algoritmos de aprendizagem”. São de referir os pergaminhos da UMinho na ciência de dados. Em 1977 lançou um curso com um ramo de informática, em 1985 criou o primeiro e mail e em 1991 desenvolveu a primeira ligação em Portugal à Internt e a Home Page.

Os dois novos cursos inserem-se na Aliança de Pós-Graduação da UMinho, um projeto PRR – Impulso Adultos e Jovens STEAM. No total, o concurso nacional disponibiliza 22 novos cursos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma das principais novidades. Estes cursos enquadram-se no objetivo definido pelo Governo de António Costa de aumentar em 10% os jovens diplomados nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, nos próximos cinco anos. A meta é formar mais 18 mil estudantes em domínios STEAM até 2025.

Recorde na U.Porto

No total, os cursos financiados pelo PRR representam 642 vagas, das quais 365 disponibilizadas em Lisboa e Porto e 277 no resto do país. Na Universidade do Porto nascem quatro: Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada são estreias absolutas, enquanto Engenharia Agronómica abre vagas pela primeira vez através do regime geral de acesso. Com o recorde de 4604 vagas disponíveis para um novo máximo de 55 cursos, dos quais 49 licenciaturas e seis mestrados integrados, a Universidade liderada por António Sousa Pereira volta este ano a ser a universidade que mais “cresce” no concurso.

Suportada na forte tradição do Desenho no ensino artístico na Universidade do Porto, a nova licenciatura promete “formação transversal e qualificada em Desenho entre a Arte e Ciência” e “uma

sólida preparação de base em meios analógicos e tecnologias digitais. Já a Licenciatura em Matemática Aplicada, a lançar pela Faculdade de Ciências (FCUP), combina “forte formação matemática

com conhecimentos aprofundados em Computação e Física”, o que dará aos futuros diplomados em Matemática Aplicada habilitações para desempenhar funções em empresas de consultadoria financeira e de serviços atuariais, indústria, instituições públicas e institutos de investigação. O curso responde às pretensões dos empregadores e à necessidade de inovação nas empresas.

No grupo das instituições que mais crescem este ano figura o ISCTE. O Instituto, liderado pela antiga ministra Maria de Lourdes Rodrigues, lança 178 novas vagas e a novidade de abrir em Sintra uma escola: o ISCTE-Sintra dedicado às tecnologias digitais, economia e ciências sociais, arranca em setembro com 172 vagas e oito licenciaturas.

Além das competências digitais, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, liderado por Elvira Fortunato, também definiu como estratégico o aumento de vagas nas licenciaturas em Educação Básica, que justifica pela “necessidade premente de formação de professores”. As instituições responderam com mais 56 lugares.

Universidades e politécnicos públicos lançam a concurso mais 1400 lugares do que no ano letivo anterior, o que totaliza 53.640 vagas, às quais acrescem 721 destinadas aos concursos locais. O concurso segue as prioridades de formação anteriormente definidas e reflete a preocupação de não acentuar o desequilíbrio regional. Ao aumento de 2% nas instituições de Lisboa e Porto, as instituições do interior contrapõem 3,8%, com destaque para a Universidade da Beira Interior (UBI) e para os Institutos Politécnicos da Guarda e de Bragança, onde nascem mais de uma centena de novas vagas.

Por fim, nos chamados cursos de excelência, aqueles em que os candidato têm mais de 17 valores e mesmo assim não arranjam vaga na primeira opção, há um aumento de 153 lugares. Figuram neste grupo, os cursos de Medicina, mas apesar da autorização para poderem crescer a oferta até 10%, só uma instituição o fez: a UBI abriu mais cinco vagas.

A primeira fase do concurso terminou 8 de agosto, transitando as vagas sobrantes para as fases seguintes. Os dados estão lançados, o candidato tem a palavra.

News Related

OTHER NEWS

Faz mal usar farinha fora do prazo?

Por vezes, é colocada em sacos e não tem bem ideia da validade. O melhor é sempre fazer um teste. Quando compra farinha de trigo é normal que no pacote ... Read more »

PSI cai 1,30% com grupo EDP a liderar descidas

A bolsa de Lisboa fechou hoje em queda, com o índice PSI a perder 1,30% para 5.415,93 pontos e com as duas cotadas do grupo EDP no topo das descidas. ... Read more »

Conrad Algarve: uma década de luxo em 10 fotografias

Inaugurado a 26 de setembro de 2012, o Conrad Algarve assinala o décimo aniversário. As comemorações decorrem desde abril subordinadas ao lema: “10 Years. A Thousand Memories”. Prémios e distinções, ... Read more »

O sintoma 'silencioso' que pode provocar um AVC

O melhor é estar atento. Agir com rapidez acaba por ser fundamental quando se tem um acidente vascular cerebral (AVC). Por vezes, o problema está em perceber que precisa de ... Read more »

Cuba aprova casamento homossexual e gestação por substituição

Mais de 3,9 milhões de pessoas aprovaram a atual reforma, contra 1,9 milhões que rejeitaram. Cuba aprova casamento homossexual e gestação por substituição Dois terços dos eleitores cubanos apoiaram em ... Read more »

"Pobre Portugal, sempre condenado a pagar rendas milionárias a uns poucos e a viver na penúria"

“Pobre Portugal, sempre condenado a pagar rendas milionárias a uns poucos e a viver na penúria” PS e PSD têm procurado chegar a um entendimento relativamente à questão da construção, ... Read more »

Corpo de homem encontrado a boiar no porto de Leixões

Corpo de homem encontrado a boiar no porto de Leixões O cadáver de um homem com cerca de 50 anos foi encontrado esta segunda-feira a boiar no porto de Leixões, ... Read more »

Quem é Giorgia Meloni, a futura primeira-ministra de Itália

Esta será a primeira vez, desde a II Guerra Mundial, que um chefe de governo em Itália tem origens na extrema-direita. Quem é Giorgia Meloni, a futura primeira-ministra de Itália ... Read more »

Incêndio que deflagrou no antigo Hotel Turismo da Guarda extinto

Incêndio que deflagrou no antigo Hotel Turismo da Guarda extinto O incêndio que deflagrou esta segunda-feira no edifício do antigo Hotel Turismo da Guarda, que está devoluto há vários anos, ... Read more »

Vieira revela pacto anti-Jesus dos jogadores do Benfica após saída do técnico para o Sporting

jorge_jesus_benfica_14 Os jogadores do Benfica fizeram um pacto anti-Jorge Jesus na época 2015/2016. É Luís Filipe Vieira quem o garante no livro A Verdade de Vieira que chega às bancas ... Read more »

Elon Musk enfrenta advogados do Twitter por desistir do acordo de compra

Próximos dias são marcados por uma ronda judicial intensa entre o homem mais rico do mundo, proprietário da Tesla, e os representantes da rede social, que Musk já não quer ... Read more »

Quem é Do Kwon, gênio do criptomercado, procurado em 195 países

A vida de Do Kwon mudou drasticamente nos últimos meses, desde que as criptomoedas desenvolvidas por ele quebraram em maio deste ano Reprodução/LinkedIn/Do Kwon Um dos nomes mais prestigiados do ... Read more »

Governo francês apresenta hoje orçamento e prepara confronto com oposição

O Governo francês apresenta hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2023, com controlo dos preços da energia e aumento da despesa pública, preparando-se para um confronto com a ... Read more »

Vladimir Putin concede cidadania russa a Edward Snowden

O presidente da Rússia concede, esta segunda-feira, a cidadania a Edward Snowden, depois de já lhe ter concedido asilo, avança a Reuters. A cidadania russa é dada ao denunciante nove ... Read more »

Receitas turísticas devem ficar 4 a 5% acima de 2019 - Secretária de Estado

ENTREVISTA: Setor do turismo “está a pagar melhor” – secretária de Estado Lisboa, 26 set (Lusa) – A secretária de Estado do Turismo acredita que as receitas turísticas cresçam quatro ... Read more »

Turismo seria ainda melhor se questão do novo aeroporto estivesse resolvida “há já muitos anos” – Rita Marques

Lisboa, 26 set 2022 (Lusa) – A secretária de Estado do Turismo considerou hoje que se o novo aeroporto fosse “situação resolvida há já muitos anos”, o setor seria, “provavelmente, ... Read more »

Pinto da Costa defende Vieira depois de o Benfica ter falhado o penta em 2018

pinto_da_costa_vieira_2 Pinto da Costa não responsabiliza pelo falhanço do Benfica na conquista do pentacampeonato, em revelação feita por Luís Filipe Vieira no livro A Verdade de Vieira. Veja também: Jaime ... Read more »

Edward Snowden já é cidadão russo

Edward Snowden Edward Snowden, o homem por detrás da revelação dos mega-esquemas de espionagem sobre milhões de cidadãos feitos pelos serviços de segurança americanos através das redes informáticas, refugiado na ... Read more »

F1: Hamilton diz que manter recorde de vitórias em todas as temporadas F1 tem "importância zero"

O sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton venceu pelo menos uma vez por temporada desde sua estreia na F1 com a McLaren em 2007. Mas, em meio ... Read more »

Libra esterlina cai face ao dólar para nível mais baixo desde 1971

A moeda britânica perdeu 2,09% face ao dólar, 1,54% face ao euro e 1,82% face ao iene. Libra esterlina cai face ao dólar para nível mais baixo desde 1971 O ... Read more »

Ana Maia: "Fui começando a ser o elo mais fraco e a ser massacrada"

Estivemos à conversa com a concorrente expulsa do ‘Big Brother’. Ana Maia foi uma das concorrentes expulsas do ‘Big Brother’ na gala deste domingo, 25 de setembro. Estivemos à conversa ... Read more »

Procurador ucraniano encontra provas de tortura

Militares ucranianos A Procuradoria ucraniana encontrou provas de tortura em prisões subterrâneas localizadas em áreas libertadas pelas forças ucranianas na região de Kharkiv. Um dos exemplos apontados foi a prisão ... Read more »

Ex-dirigente da Comissão de Verdade avisa que contagem dos militares vai prejudicar instituição

O jurista Pedro Dalari, ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade que investigou crimes cometidos durante a ditadura militar (1964-1985) no Brasil, avisou que uma contagem paralela das eleições presidenciais pelos ... Read more »

Vídeo: O acidente a alta velocidade de Jason O'Halloran após toque de Peter Hickman

Vídeo: O acidente a alta velocidade de Jason O’Halloran após toque de Peter Hickman O Campeonato Britânico de Superbike protagonizou no passado fim de semana um conjunto de três corridas ... Read more »

Polémica em França: "Foi a última vez que alguns vestiram esta camisola"

Bernard Diomède, selecionador francês sub-18, revoltado com a exibição dos seus jogadores frente à Polónia na final do Torneio de Limoges. Estalou o verniz na seleção sub-18 francesa. Bernard Diomède, ... Read more »

Carro da EMEL carbonizado em Lisboa

Carro da EMEL carbonizado em Lisboa Esta madrugada, pelas 04:15, um carro da EMEL ficou carbonizado, após um incêndio. A viatura estava estacionada junto ao parque de estacionamento da EMEL, ... Read more »

Quais são as empresas que pagam IRC em Portugal?

Uma ínfima parte de 0,3% das companhias é responsável por mais de 48% da coleta de imposto. Faturam acima de 25 milhões de euros, localizam-se em Lisboa, Porto e Braga ... Read more »

Jonas Vingegaard volta a competir dois meses depois de vencer o Tour

Jonas Vingegaard volta a competir dois meses depois de vencer o Tour Jonas Vingegaard vai voltar à competição esta terça-feira, dois meses depois de ter vencido a Volta a França, ... Read more »

Gigi Dall'Igna fala em ‘estados de espírito cruelmente opostos’ após o GP do Japão

Gigi Dall’Igna fala em ‘estados de espírito cruelmente opostos’ após o GP do Japão A Ducati teve uma corrida de opostos no GP do Japão de MotoGP. Por um lado, ... Read more »

«Foi a última vez que alguns jogadores vestiram esta camisola»

«Foi a última vez que alguns jogadores vestiram esta camisola» A final do Torneio de Limoges sub-18, disputada entre França e Polónia, deixou o selecionador francês Bernard Diomède irritado. Para ... Read more »

Setor do turismo “está a pagar melhor” – secretária de Estado

ENTREVISTA: Setor do turismo “está a pagar melhor” – secretária de Estado Lisboa, 26 set 2022 (Lusa) – A secretária de Estado do Turismo disse hoje que as empresas do ... Read more »

Robbie Williams regressa a Portugal em 2023 para concerto em Lisboa

Robbie Williams to perform live in Melbourne Lisboa, 26 set 2022 (Lusa) – O músico britânico Robbie Williams vai regressar a Portugal em março de 2023, para um concerto ao ... Read more »

Nós somos o elo mais fraco

A tecnologia, regulamentação e técnicas maliciosas, andarão sempre num jogo do gato e do rato, onde nenhuma parte terá grande vantagem sobre as outras. O que fará sempre diferença é ... Read more »

12 Piscinas Cobertas que o Deixarão a Sonhar

Já percebemos que o verão está a chegar ao fim e com ele vão os deliciosos mergulhos na piscina, a menos que tenha uma piscina coberta! Já pensou em cobrir ... Read more »

OCDE prevê recessão de 0,7% na Alemanha em 2023

OCDE prevê recessão de 0,7% na Alemanha em 2023 A OCDE melhorou esta segunda-feira as perspetivas de crescimento da zona euro deste ano para 3,1%, mas piorou as do próximo ano ... Read more »

Jovem invade escola com arma e mata colega em cadeiras de rodas

Incidente aconteceu no estado brasileiro da Bahia. Jovem invade escola com arma e mata colega em cadeiras de rodas Um jovem invadiu uma escola municipal com uma arma de fogo ... Read more »

BE quer requisição de alojamentos locais para resolver crise na habitação estudantil

BE: Catarina Martins visita a residência universitária no Campus da Ajuda Lisboa, 26 set 2022 (Lusa) – O BE quer que o Governo requisite alojamentos locais pertencentes aos maiores proprietários, ... Read more »

Itália/Eleições: PCP apela à luta contra revisionismo que "branqueia e banaliza" o fascismo

PCP: Jerónimo de Sousa participa na sessão pública Lisboa, 26 set 2022 (Lusa) – O PCP considerou hoje que a perspetiva de um Governo de extrema-direita em Itália “é inquietante” e ... Read more »

Regresso à Televisão? "Não sei! O meu tempo já passou"

Famoso pasteleiro respondeu às perguntas dos seguidores no Instagram. Marco Costa voltou a dar espaço aos seguidores para lhe colocarem questões e, além de ter falado Sadik, perguntaram-lhe sobre um ... Read more »

Imprensa brasileira critica Guns N' Roses: “som péssimo e zero novidades” marcam concerto em São Paulo

“A impressão que dá é que, se você já viu um show dos Guns N’Roses recentemente, já viu todos, porque virou um negócio meio monótono, meio protocolar e quase imutável”, ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network