Registado na ilha Terceira sismo de 3,7 na escala de Richter

Este foi, pelo menos, o terceiro sismo sentido no domingo na ilha Terceira. O primeiro teve uma magnitude 2,4 na escala de Richter e foi sentido de madrugada e o outro teve uma magnitude 3,6 e foi sentido ao início da tarde.

registado na ilha terceira sismo de 3,7 na escala de richter

Registado na ilha Terceira sismo de 3,7 na escala de Richter

Um sismo de 3,7 na escala de Richter foi registado no domingo à noite com epicentro a sudoeste de Agualva, na ilha Terceira, no grupo central dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores no domingo às 23:56 locais (00:56 em Lisboa), com epicentro localizado a cerca de seis quilómetros a sudoeste de Agualva.

Este foi, pelo menos, o terceiro sismo sentido no domingo na ilha Terceira. O primeiro teve uma magnitude 2,4 na escala de Richter e foi sentido de madrugada e o outro teve uma magnitude 3,6 e foi sentido ao início da tarde.

O sismo mais recente, das 23:56 (hora local), não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Santa Luzia, Ribeirinha, Agualva, Fontinhas, Lajes, Quatro Ribeiras, São Brás e Vila Nova.

Foi ainda sentido com menor intensidade nas freguesias de Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, Sé, Cinco Ribeiras, Feteira, Porto Judeu, Santa Bárbara, São Bartolomeu de Regatos, São Bento, Terra Chã, Vila de São Sebastião, Fonte do Bastardo e Praia da Vitória (Santa Cruz).

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), este evento insere-se “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.

Classificação de sismos

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modifi escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”. Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

Com intensidade V, o abalo é sentido fora de casa e pode ser avaliada a direção do movimento, as pessoas são acordadas; os líquidos oscilam e alguns extravasam, pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados, as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se e os estores e os quadros movem-se.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World