Analistas explicam porque ações das siderúrgicas estão sofrendo uma das maiores quedas de 2024 do Ibovespa

analistas explicam porque ações das siderúrgicas estão sofrendo uma das maiores quedas de 2024 do ibovespa

Analistas explicam porque ações das siderúrgicas estão sofrendo uma das maiores quedas de 2024 do Ibovespa

As ações preferenciais da Gerdau são, por enquanto, uma das maiores quedas de 2024 do Ibovespa, em baixa de quase 10%. Outras siderúrgicas, como Usiminas e CSN, também ocupam a lista, com ambas tendo quedas de cerca de 9%.

O setor vem sofrendo já há algum tempo na Bolsa. Em 2023, a “invasão do aço chinês” no Brasil, motivada pelo desaquecimento da economia do gigante asiático e pela crise do setor imobiliário por lá, derrubou os lucros das companhias e se tornou uma detratora dos resultados das metalúrgicas.

“A China vem produzindo um volume maior de aço plano e focando em exportação para diversas regiões. Com isso, o resultado das siderúrgicas no Brasil estão pressionados desde então”, explica João Abdouni, analista da Levante Corp. “É incerto falar se ela continuará em 2024, pois a China pretende manter o patamar de crescimento do PIB em 5%, neste sentido é difícil que o gigante asiatico mude a postura. Em contrapartida, há quem especule que o ritmo das siderúrgicas chinesas será menor este ano”.

Outro fator que pesou neste começo de 2024 é que o minério de ferro, nos últimos dias, também vem caindo – e justamente por conta da baixa demanda na China. O recuo sinaliza, para especialistas, que as siderúrgicas estão com bastante aço estocado. Um menor estoque por lá pode sinalizar novas ondas de exportação, inclusive para o Brasil.

Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, menciona que o aço chinês chega ao Brasil com “preços predatórios”, reduzindo a atratividade das empresas locais. Já Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, destaca que há previsões de que as importações brasileiras de aço chinês podem voltar a subir em 2024.

Por fim, não ajuda também o fato de o preço minério estar alto, apesar das quedas recentes, o que pressiona ainda mais as margens da Gerdau (BOV:GGBR3) (BOV:GGBR4), da CSN (BOV:CSNA3) e da Usiminas (BOV:USIM5).

Visões para 2024

As visões para 2024, contudo, se dividem.

A Levante Corp, por exemplo, diz enxergar o setor pressionado, ainda por conta do cenário imobiliário chinês, preferindo mineradoras. Ferrer, da Empiricus, avalia que os próximos 12 meses não devem ser empolgantes para Gerdau, Usiminas e CSN. “Teremos uma manutenção de tendência do que aconteceu no ano passado, ou seja, não vai ser um grande ano. Obviamente que pode ser muito importante que a indústria consiga um aumento da taxa de importação”, pondera.

No entanto, ele menciona que o fator Estados Unidos pode ser positivo, principalmente a Gerdau, que tem forte participação no país norte-americano na sua receita.

Angelo Belitardo, gestor da Hike Capital, vai no mesmo caminho, apontando que a sinalização dos Estados Unidos de retirar o direito da sobretaxa de 103,4% da produção de aço brasileira, uma barreira comercial, pode ser positiva. Isso com o acréscimo de que a maior economia do mundo ainda estar rodando estímulos para o setor de infraestrutura, que demanda aço longo.

“A sobretaxa era considerada por mais de 30 anos uma barreira comercial para exportação brasileira no segmento de tubos soldados de aço ao continente norte-americano. A medida deve fortalecer as operações da Gerdau frente à concorrência chinesa”, diz Belitardo.

“Fora isso, a potencial queda de juros nos EUA ainda em 2024 torna as ações da Gerdau ainda mais atrativas na cotação atual e o setor de aço tende a ser beneficiado com a retomada do setor de e construção e infraestrutura no Brasil, China e nos países desenvolvidos. Tudo isso por conta do ciclo de queda na taxa de juros, o que impulsionará a demanda e cotação da commodity”, completa.

De acordo com compilação LSEG com analistas de mercado, Gerdau segue na preferência entre as siderúrgicas brasileiras.

Informações Infomoney

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World