Elon Musk processa OpenAI por desenvolver inteligência artificial para obter lucro

O multimilionário sempre olhou para o desenvolvimento da Inteligência Artificial como uma boa ferramenta para salvar a humanidade e não para lucro próprio, segundo o mesmo.

microsoft, elon musk processa openai por desenvolver inteligência artificial para obter lucro

Elon Musk processa OpenAI por desenvolver inteligência artificial para obter lucro

Elon Musk processou a OpenAI, fabricante do ChatGPT, e o CEO Sam Altman, justificando que abandonaram a missão original da startup de desenvolver inteligência artificial para o benefício da humanidade e não para o lucro.

O empresário multimilionário avançou com o processo na noite de quinta-feira em São Francisco e coloca-o num braço de ferro com a startup que cofundou e que agora é o rosto da IA ​​generativa, em parte devido aos mil milhões de dólares em financiamento da Microsoft.

Musk alegou uma quebra de contrato, alegando que Altman e o cofundador Greg Brockman o abordaram originalmente para criar uma empresa de código aberto e sem fins lucrativos, mas que a startup criada em 2015 agora está focada em ganhar dinheiro.

Por isso Musk procura agora uma decisão judicial na qual pede à OpenAI para disponibilizar a pesquisa e tecnologia ao público e para impedir a startup de usar os seus ativos, incluindo o seu modelo de IA mais avançado GPT-4, para ganhos financeiros da Microsoft ou de qualquer indivíduo.

OpenAI, Microsoft e Musk não responderam aos pedidos de esclarecimentos da Reuters.

Musk, que chefia a Tesla e a fabricante de foguetões SpaceX e comprou o Twitter por mil milhões de euros em outubro de 2022, em diversas ocasiões pediu a regulamentação da IA.

O multimilionário, que chamou a IA de “faca de dois gumes”, estava entre um grupo de especialistas em IA e executivos da indústria que no ano passado pediram uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas mais poderosos que o GPT-4 da OpenAI, tendo em conta os “grandes riscos para a humanidade e a sociedade”.

Desde a sua estreia, o ChatGPT tem sido adotado por empresas para uma ampla rede de tarefas, desde resumir documentos até escrever códigos de computador, desencadeando uma corrida entre grandes empresas de tecnologia para lançar as suas próprias ofertas baseadas em IA generativa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World