Novo tremor de terra é registrado em Minas Gerais

novo tremor de terra é registrado em minas gerais

Tremor de magnitude de 2.1 é o segundo registrado em Frutal somente neste mês

Um novo tremor de magnitude 2.1 mR (intensidade medida pela escala Richter) foi registrado em Frutal, no Triângulo Mineiro, às 20h44 de domingo (25/2). Este é o segundo tremor registrado na cidade no mês de fevereiro. O último, antes deste, ocorreu no dia 23, com magnitude 2.6.

O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Tremores como este, de baixa magnitude, são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

Leia mais

Esse tipo de evento, que ocorre na Região Sudeste do país, é comum, principalmente o interior de São Paulo e todo o estado de Minas Gerais, pois é uma das áreas com maior atividade sísmica no país. A maioria dos tremores tem causas naturais e se deve a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre.

Como funciona a medição

A Escala Richter vai até 9. No entanto, nunca foi registrado um terremoto acima desse nível. Além disso, os especialistas afirmam que a escala não tem limite.

“Para se ter uma ideia mais exata do que representa um terremoto muito forte, se ele atingir magnitude 9 na Escala Richter, provocará uma rachadura que cortará a crosta terrestre numa distância igual à que separa o Rio de Janeiro de São Paulo, com cada bloco se afastando 10m em relação ao outro”, segundo explicações do CPRM.

Em 90% dos casos, um terremoto não ultrapassa a magnitude 7.

O maior terremoto registrado no país ocorreu em 1955 e teve seu epicentro a 370km ao norte de Cuiabá (MT). A magnitude atingiu 6,2 graus na Escala Richter.

Tremores em Lagoa Santa

Em janeiro deste ano, a cidade de Lagoa Santa, na Região Central de Minas Gerais, também registrou diversos abalos. Somente no dia 16 de janeiro, três tremores de terra foram registrados em menos de sete horas no município. A série de tremores se deu dois dias depois do primeiro abalo ter sido registrado. Todos eram de baixa magnitude.

Em 29 de abril de 2022, foi registrado um tremor de magnitude 3, o maior na cidade. Em 28 de julho do mesmo ano, outro abalo foi registrado, dessa vez com magnitude 2.9, o segundo da história.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World