Por que os EUA suspenderam envio de bombas a Israel

por que os eua suspenderam envio de bombas a israel

Israel ordenou que civis se retirassem de Rafah antes da sua operação militar ‘limitada’ (foto tirada em 7 de maio em Rafah)

Os Estados Unidos suspenderam na semana passada o envio de um carregamento de bombas para Israel devido a preocupações de que o país realizaria uma grande operação terrestre na cidade de Rafah, no sul de Gaza, informou um alto funcionário do governo americano.

O carregamento consistia em 1,8 mil bombas de 907 kg e 1,7 mil bombas de 227 kg, afirmou a autoridade à rede CBS News, parceira de mídia da BBC nos EUA.

De acordo com esta fonte, Israel não “satisfez totalmente” as preocupações dos EUA sobre as necessidades humanitárias dos civis em Rafah.

Israel, por sua vez, não emitiu comentário de imediato.

Durante a noite, ocorreram novos ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza, horas depois de as forças israelenses terem assumido o controle do lado palestino da estratégica passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

O bombardeio israelense foi particularmente intenso em torno de Rafah. Médicos locais disseram que sete membros de uma família foram mortos em um ataque.

Rafah tem sido um ponto de entrada fundamental para a ajuda humanitária — e a única saída para as pessoas que foram capazes de fugir desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro passado.

A passagem permaneceu fechada na manhã de terça-feira (7/5), mas os militares israelenses informaram que estavam reabrindo a passagem de Kerem Shalom, nas proximidades, que havia sido fechada há quatro dias por causa do lançamento de foguetes do Hamas.

Na segunda-feira (6/5), os militares israelenses ordenaram que dezenas de milhares de civis começassem a se retirar de regiões próximas do leste da cidade de Rafah, antes do que chamaram de uma operação “limitada” para eliminar combatentes do Hamas e desmantelar infraestruturas.

Enquanto isso, continuam as tentativas para alcançar um cessar-fogo, em paralelo à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos. As delegações de Israel e do Hamas devem retomar as negociações por meio de mediadores no Cairo.

“A posição dos EUA tem sido a de que Israel não deveria lançar uma grande operação terrestre em Rafah, onde mais de um milhão de pessoas estão abrigadas sem ter para onde ir”, afirmou o alto funcionário do governo dos EUA.

“A gente vem estabelecendo um diálogo com Israel, no formato do nosso Grupo Consultivo Estratégico, sobre como eles vão satisfazer as necessidades humanitárias dos civis em Rafah, e como vão operar de forma diferente contra o Hamas lá, em comparação com qualquer outro lugar em Gaza.”

E disse, ainda: “Essas discussões estão em andamento, e não satisfizeram totalmente nossas preocupações. À medida que os líderes israelenses pareciam se aproximar de um ponto de decisão sobre essa operação, começamos a analisar cuidadosamente as propostas de transferências de determinadas armas para Israel que poderiam ser usadas em Rafah. Isso começou em abril”.

“Como resultado desta revisão, suspendemos o envio de um carregamento de armas na semana passada. Consiste em 1.800 bombas de 2.000 libras (907 kg) e 1.700 bombas de 500 libras (227 kg).”

“Estamos especialmente concentrados no destino final das bombas de 2.000 libras e no impacto que podem ter em ambientes urbanos densos, como vimos em outras partes de Gaza”, acrescentou.

A autoridade disse ainda que “para alguns outros casos no Departamento de Estado, incluindo kits JDAM [Munição Conjunta de Ataque Direto, na sigla em inglês], estamos continuando a revisão. Nenhum destes casos envolve transferências iminentes — tratam-se de transferências futuras.”

Ele destacou que os carregamentos não estavam relacionados com o pacote histórico de ajuda militar de US$ 17 bilhões do mês passado — eles haviam sido retirados de “fundos previamente destinados”.

As bombas maiores, de 2.000 libras, provavelmente são Mk-84 ou possivelmente BLU-109 — ou ambas.

A primeira é uma munição barata de uso geral, e a segunda é uma bomba de penetração projetada para uso contra alvos reforçados ou subterrâneos. Ambas podem ser equipadas com kits JDAM que oferecem capacidade de precisão usando navegação por satélite. Kits de orientação a laser também podem ser instalados.

Essas bombas podem ser fabricadas para ter muita precisão, de apenas alguns metros. Mas em um ambiente urbano denso como Gaza, o risco dos chamados “danos colaterais” é alto. E é aí que mora a preocupação. As bombas menores de 500 libras também podem ser equipadas com unidades de orientação lançadas de jatos.

Não sabemos exatamente como Israel utiliza estas armas, mas postagens da Força Aérea Israelense mostram frequentemente caças F-16 e F-15 carregados com JDAMs para ataques.

Vale a pena lembrar que tais armas não seriam utilizadas apenas em Gaza, mas também em alvos no sul do Líbano, pertencentes ao grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, que tem estado envolvido em trocas de tiros quase diárias com as forças israelenses na fronteira desde o início da guerra em Gaza.

As armas retidas pelos EUA estão atreladas a uma entrega futura, então é pouco provável que tenham qualquer impacto imediato. Mas dado o ritmo com que Israel está bombardeando, provavelmente vai afetar futuros ataques muito em breve.

É uma mensagem clara de Washington, que está cada vez mais preocupado com a campanha de Israel em Gaza.

Israel lançou a campanha para destruir o Hamas em resposta ao ataque do grupo palestino no sul de Israel em 7 de outubro, durante o qual cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e outras 252 foram feitas reféns.

Mais de 34.780 pessoas foram mortas em Gaza desde então, de acordo com o Ministério da Saúde do território, administrado pelo Hamas.

Em um acordo fechado em novembro, o Hamas libertou 105 reféns em troca de um cessar-fogo de uma semana e de cerca de 240 prisioneiros palestinos que estavam em prisões israelenses. Israel afirma que 128 reféns estão desaparecidos, 36 dos quais são dados como mortos.

OTHER NEWS

22 minutes ago

New Steiner school to open in Rockhampton as parents turn away from mainstream schooling

22 minutes ago

Hollywood battles ageing in film reels

23 minutes ago

In Saudi Arabia, an all-women psychedelic rock band jams outs as its conservative society loosens up

23 minutes ago

Iran's Foreign Minister Hossein Amirabdollahian, a hard-line diplomat, dies in helicopter crash

26 minutes ago

Top end music festival Bass in the Grass make vibrant annual return

26 minutes ago

Meet the six teams competing on Dream Home in 2024

26 minutes ago

Ben Affleck proudly reveals Jennifer Lopez is saved in his phone as JENNIFER AFFLECK with sultry photo amid divorce rumors - but one detail leaves fans baffled

26 minutes ago

Stepfather of Princess Tatiana of Greece and Denmark mysteriously goes missing in Malibu after disappearing in the middle of the night

26 minutes ago

Instagram vs reality! Slimmed-down Tones and I goes completely makeup free at Perth airport after starring in very glamorous photoshoot

26 minutes ago

PGA Championship golf fan picks up a SNAKE on the course to send social media wild: 'Kentucky fans are built different'

26 minutes ago

Sunrise star Edwina Bartholomew shocks her co-host Natalie Barr as she reveals bizarre wedding anniversary gift to husband of six years

26 minutes ago

Back from the brink! Jadé Brycki gets gifted a luxury car - after resurfaced 2017 Uber Eats rant saw the influencer 'cancelled'

27 minutes ago

Arisa Trew wins skateboarding Olympic Qualifier Series, Keegan Palmer and Logan Martin also take steps towards Paris 2024 Games

27 minutes ago

Timberwolves advance to the Western Conference Finals with 98-90 win over Denver in Game 7

27 minutes ago

Abu Dhabi-owned Manchester City make Premier League history

28 minutes ago

‘I want to be back there’: How a special treat has Jaydn Su’A in the mix to win back an Origin spot

28 minutes ago

Men who are attracted to different kinds of women are more likely to be friends, study finds

28 minutes ago

Your guide to early voting in the May 28 primary runoff elections

30 minutes ago

Royal news – live: Harry to miss Duke of Westminster’s wedding while William set to be usher

30 minutes ago

Olivia Laing on the politics of gardens: ‘A garden is a rebel state’

30 minutes ago

We must stop shaming topless middle-aged men in the sunshine

30 minutes ago

Man Utd news: Casemiro gives angry response to demand as Erik ten Hag offers excuse

30 minutes ago

Nikki Haley faces a murky path forward and a key decision on whether or not to endorse Trump

30 minutes ago

Peter Dutton’s migration policy ‘straight out of a focus group’: Andrew Clennell

30 minutes ago

Possible outbreak of Mpox - previously Monkeypox, a threat to stability of the country ahead of elections

30 minutes ago

Lando Norris stayed up until 2am before close Emilia-Romagna Grand Prix finish

32 minutes ago

On This Day in 2002: Scotland loss means unwanted history for Berti Vogts

34 minutes ago

Iranian president Ebrahim Raisi has died after helicopter crash

34 minutes ago

Repurposed mobile phones helping free domestic violence victims from digital abuse in Queensland

34 minutes ago

How I built a billion dollar coffee company called Kopi Kenangan

34 minutes ago

Amitabh Bachchan, Karan Johar, Ayushmann Khurrana urge people to vote: You'll decide which leaders will steer…

34 minutes ago

Truckers' nationwide shutdown cancelled

35 minutes ago

Lok Sabha Elections 2024 | PM Modi Offers Prayers In Odisha, Akshay Kumar Votes | English News

35 minutes ago

CNN reporter details transition of power following fatal crash

35 minutes ago

'Portal' installation linking Dublin and New York reopens after 'inappropriate behavior'

35 minutes ago

Xander Schauffele wins PGA Championship, his first major title

36 minutes ago

Pearl Jam's Eddie Vedder shreds Chiefs kicker Harrison Butker for commencement comments

36 minutes ago

Lok Sabha elections 2024: Public holiday declared in Lucknow on May 20

36 minutes ago

Sunrise star Edwina Bartholomew shocks her co-host Natalie Barr as she reveals bizarre wedding anniversary gift to husband of six years

36 minutes ago

Video: Dick Smith makes an urgent call to his close friend Anthony Albanese: 'It's the only answer for the future'

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch