Forças de Kyiv reclamam mais um navio russo atingido na Crimeia

O Ministério da Defesa ucraniano anunciou hoje que a Marinha de Kyiv atingiu um navio de resgate da frota russa do Mar Negro na Crimeia, após Moscovo ter indicado que repeliu um ataque contra a sua armada.

“Hoje, a marinha ucraniana atingiu o navio de resgate russo ‘Kommouna’ (…) A natureza dos danos está a ser verificada”, declarou o Ministério da Defesa.

Segundo o jornal Ukrainska Pravda, o navio, identificado como a embarcação militar mais antiga do mundo – atravessando duas guerras mundiais -, incendiou-se no porto de Sebastopol, na península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, em resultado de uma operação da Marinha Ucraniana hoje realizada.

“Este evento ocorreu com o envolvimento direto da Marinha Ucraniana. O tipo de danos causado ao navio está a ser estabelecido, mas os primeiros relatórios indicam que o navio não está apto para realizar missões”, descreveu Dmytro Pletenchuk, porta-voz da Armada de Kyiv, citado pelo jornal.

Anteriormente, A Rússia disse ter repelido um ataque ucraniano a um navio da Frota do Mar Negro no porto de Sebastopol, sem identificar a embarcação.

O ataque, alegadamente efetuado com mísseis antinavios, ocorreu hoje de manhã na parte norte da base da frota russa, disse o governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhaev.

“Um pequeno incêndio deflagrou e foi rapidamente extinto”, acrescentou Razvozhaev nas redes sociais, segundo a agência espanhola EFE.

O porta-voz da Marinha da Ucrânia explicou que a embarcação não era um navio de guerra, mas, apesar da sua idade, estava a servir a Frota Russa do Mar Negro e em condições de funcionamento.

O Ukrainska Pravda refere que a Rússia utilizou o “Kommuna” para inspecionar o local onde o “Moskva” — o navio-almirante da Frota Russa do Mar Negro — se afundou após um ataque ucraniano em abril de 2022.

De acordo com fontes abertas russas, o “Kommuna”, lançado em 1915, é não só o navio mais antigo da Marinha Russa como o navio mais antigo em serviço militar do mundo, sendo o único da sua classe na Frota do Mar Negro.

Com mísseis e ‘drones’ navais e aéreos de sua própria produção, a Ucrânia conseguiu destruir desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, um terço dos navios da Frota do Mar Negro, que tinha provocado elevados danos nos primeiros meses da invasão russa.

Depois do “Mosvka”, em fevereiro passado, as forças de Kyiv destruíram o navio de desembarque “Caesar Kunikov” e a corveta de mísseis “Ivanovets” perto da costa da península anexada da Crimeia, e, no início de março, também afundaram a corveta “Sergei Kotov”.

O ataque de hoje em Sebastopol ocorre um mês após a substituição do chefe da Marinha da Rússia, no seguimento das perdas russas no Mar Negro.

O novo chefe, Alexandr Moiseyev, que se encontra de visita à China, foi anteriormente comandante da Frota do Mar Negro, cargo que ocupou até 2018, após o qual em 2019 foi nomeado comandante da Frota do Norte.

Nos últimos meses, a Ucrânia tem sofrido intensas campanhas de bombardeamentos das forças de Moscovo contra as suas principais cidades e infraestruturas energéticas, provocando vítimas civis.

Ao mesmo tempo, a Ucrânia tem realizado uma série de ataques em profundidade em solo russo e nos territórios ocupados, incluindo a Crimeia, que também têm causado mortes de civis.

Leia Também: Rússia evita ataque ucraniano a navio da Frota do Mar Negro na Crimeia

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World