3 maneiras pelas quais o intestino afeta a saúde da tireoide

3 maneiras pelas quais o intestino afeta a saúde da tireoide

problemas-na-tireoide

A saúde da tireoide e a saúde intestinal estão interligadas. A glândula tireoide produz hormônios que regulam o metabolismo, que inclui o processo de digestão. Se a tireoide não estiver funcionando corretamente (como no hipotireoidismo ou hipertireoidismo), isso pode levar a vários problemas digestivos, afetando a saúde intestinal.

Veja algumas maneiras pelas quais o intestino afeta a saúde da tireoide.

Créditos: Ugur Karakoc/istock

Absorção de nutrientes

A absorção de nutrientes desempenha um papel importante na saúde da tireoide, que é uma glândula endócrina. Certos nutrientes são essenciais para a produção, conversão e ativação adequada dos hormônios tireoidianos.

Veja alguns  nutrientes relevantes e como a absorção deles pode afetar a tireoide:

Iodo: o iodo é um componente crucial na produção de hormônios tireoidianos. Uma deficiência de iodo pode levar a distúrbios da tireoide, como bócio e hipotireoidismo.

Selênio: o selênio é necessário para a conversão do hormônio tireoidiano T4 em sua forma ativa, T3. A falta de selênio pode contribuir para disfunções tireoidianas.

Ferro: a deficiência de ferro pode afetar a produção adequada de hormônios tireoidianos e levar ao hipotireoidismo.

Vitamina D: a vitamina D desempenha um papel na regulação do sistema imunológico e pode influenciar a autoimunidade relacionada à tireoide, como na doença de Hashimoto.

Vitaminas do Complexo B: vitaminas como a B12 são importantes para a saúde geral e podem influenciar a função tireoidiana. A deficiência de B12 pode estar associada a distúrbios tireoidianos.

Zinco: o zinco é essencial para a síntese de hormônios tireoidianos. A falta de zinco pode impactar a função tireoidiana.

Ácidos Graxos Ômega-3: essenciais para a saúde geral, os ácidos graxos ômega-3 podem ter efeitos anti-inflamatórios que podem beneficiar a tireoide.

Inflamação

Uma inflamação crônica está associada a distúrbios da tireoide, especialmente em condições autoimunes como a doença de Hashimoto e a tireoidite de Graves.

Microbioma

Algumas bactérias intestinais desempenham um papel na conversão do hormônio tireoidiano inativo T4 (tiroxina) em sua forma ativa, T3 (triiodotironina).

A maior parte da produção de T3 ocorre no fígado, mas parte dessa conversão também pode acontecer nas células intestinais com a ajuda de enzimas produzidas por certas bactérias intestinais.

O T4 é secretado pela glândula tireoide e precisa ser convertido em T3 para ser efetivamente utilizado pelo corpo.

O microbioma intestinal, que é composto por bilhões de bactérias, pode influenciar esse processo. Essas bactérias ajudam a ativar o T4 em T3 por meio da ação de enzimas específicas.

Portanto, a saúde do microbioma intestinal pode ter implicações na função tireoidiana. Desequilíbrios no microbioma, como disbiose (alterações na composição das bactérias intestinais), podem potencialmente afetar a eficiência dessa conversão e, consequentemente, influenciar a regulação hormonal da tireoide.

Veja também: 6 sinais de que sua tireoide está doente

Veja também: 5 formas que sua tireoide te avisa sobre problemas de saúde

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World