Saiba como alho pode ajudar a prevenir câncer de intestino

saiba como alho pode ajudar a prevenir câncer de intestino

Saiba como alho pode ajudar a prevenir câncer de intestino

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde do corpo, uma vez que nenhum alimento, por si só, é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o bem-estar.

Créditos: Depositphotos/gresey

Entretanto, existem alguns com benefícios adicionais, que são conhecidos como “superalimentos”. Entre eles, podemos citar o alho, que tem demonstrado eficácia na redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças, incluindo o câncer.

saiba como alho pode ajudar a prevenir câncer de intestino

Alho foi utilizado no estudo

Um estudo, publicado no European Journal Of Medication, focou sua análise na correlação entre o consumo regular de alho e a prevenção do câncer de intestino.

Alho na prevenção do câncer de intestino

Há tempos, o alho é reconhecido por suas propriedades de fortalecimento da imunidade, ajudando na prevenção de doenças comuns como gripes e resfriados.

Tal benefício se deve, fundamentalmente, ao composto alicina, que tem o poder de bloquear a ação de radicais livres e impedir a propagação de bactérias.

No entanto, a equipe de pesquisadores responsável pelo estudo buscou explorar outros benefícios do consumo do alho.

Para isso, eles avaliaram 300 pacientes de dois hospitais em Milão, na Itália, todos submetidos a uma colonoscopia e a um programa de rastreamento de câncer de intestino.

Créditos: iStock/sebastianosecondi

Resultados da pesquisa

Dos pacientes estudados, um terço estava diagnosticado com câncer de intestino, outro terço possuía um adenoma intestinal (um tipo de tumor benigno) e o terço restante estava saudável.

Todos os participantes responderam um questionário sobre estilo de vida e hábitos alimentares, com ênfase no consumo de alho.

Os resultados sugerem que a alta ingestão de alho pode desempenhar um papel significativo na prevenção do câncer de intestino, sendo que os resultados foram mais expressivo entre as pessoas com idade inferior a 70 anos.

Sintomas do câncer de intestino

É importante ressaltar que os sintomas do câncer de intestino costumam surgir quando a doença já está em um estágio avançado. Assim, a realização de exames preventivos é essencial para a detecção precoce.

Entre os sinais mais comuns, estão:

  • dores de estômago ou gases frequentes;
  • alterações nos hábitos intestinais;
  • sangue nas fezes;
  • sensação de fraqueza;
  • baixo nível de ferro.

Observar com atenção a nossa alimentação e os sinais do nosso corpo é fundamental para levar uma vida saudável.

Veja também: Câncer de intestino: os sintomas principais para ficar atento

Veja também: 6 fatores que aumentam risco de câncer de intestino em jovens

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World