Milei encontra-se com Papa após se terem abraçado na canonização da ‘Mamã Antula’

milei encontra-se com papa após se terem abraçado na canonização da ‘mamã antula’

VATICAN MEDIA HANDOUT/EPA

Cidade do Vaticano, 12 fev 2024 (Lusa) – O Papa Francisco encontrou-se hoje à porta fechada durante uma hora com o Presidente da Argentina, Javier Milei, segundo a Sala de Imprensa do Vaticano, um dia após se terem abraçado na missa de canonização da primeira santa argentina.

A duração do encontro entre Francisco e Milei foi invulgar, segundo as agências internacionais, uma vez que os encontros do líder da Igreja Católica com chefes de Estado não ultrapassam normalmente os 40 minutos.

De acordo com um comunicado da Santa Sé, conversaram sobre as medidas de Milei para enfrentar a crise económica que afeta a Argentina.

Ambos se tinha abraçado no domingo no final da missa de canonização da primeira santa argentina, María Antonia de Paz y Figueroa, popularmente conhecida como ‘Mamã Antula’.

Milei presenteou o Papa com alfajores de doce de leite e biscoitos de limão da marca preferida do Papa, segundo fontes da presidência argentina.

Além disso, entregou-lhe uma pasta com uma cópia da carta manuscrita do Chanceler José María Gutiérrez a Juan Bautista Alberdi acreditando-o como representante na Europa, que data de maio de 1854, e uma fotografia com o postal comemorativo da “Mamá Antula” que os Correios argentinos distribuíram por ocasião da sua beatificação em agosto de 2017.

Por sua vez, o Papa entregou a Milei um medalhão de bronze com uma representação do Baldaquino de São Pedro, que representa a harmonia entre o sagrado e o divino, unindo o céu e a terra numa única visão e no centro do qual brilha a pomba do Espírito Santo, símbolo de unidade, força e inspiração para a Igreja, como se pode ler num pergaminho que acompanhava o presente.

Entregou-lhe também os seus principais livros e a Mensagem do Dia Mundial da Paz deste ano.

A comitiva de Milei incluía a sua irmã Karina, Secretária-Geral da Presidência, a chefe da diplomacia, Diana Mondino, e os ministros do Interior e do Capital Humano, Guillermo Francos e Sandra Pettovello, bem como o rabino Axel Wahnish, embaixador designado em Israel, e o anunciado Secretário do Culto, Francisco Sánchez.

Milei chegou às 08:57 ao Pátio de São Dâmaso – depois de ter parado o carro oficial na Via della Conciliazione para saudar um grupo de argentinos que se tinham reunido nas imediações do Vaticano – e foi recebido por Monsenhor Leonardo Sapienza, Prelado da Casa Pontifícia, que o conduziu à biblioteca privada do Palácio Apostólico, onde o encontro decorreu sem câmaras nem jornalistas.

A agenda de Milei no Vaticano incluíu também um encontro com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin.

Fora do Vaticano, Milei tem um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e com o Presidente de Itália, Sergio Mattarella.

 

JSD //APN

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World