Pedro Pichardo saltou para lá dos mínimos e está apurado para os Jogos Olímpicos, onde Portugal já tem 41 atletas

O triplo saltista, que não competia há quase um ano, superou, num meeting na China, a marca mínima de qualificação para os Jogos Olímpicos. Há meses em disputa com o seu clube, o Benfica, Pedro Pichardo garante assim a presença em Paris após alguma polémica e especulação acerca do seu estado físico

pedro pichardo saltou para lá dos mínimos e está apurado para os jogos olímpicos, onde portugal já tem 41 atletas

Pedro Pichardo saltou para lá dos mínimos e está apurado para os Jogos Olímpicos, onde Portugal já tem 41 atletas

O atleta português Pedro Pichardo garantiu hoje os mínimos no triplo salto para os Jogos Olímpicos Paris2024, ao saltar 17,38 metros na primeira tentativa no meeting de Xiamen, na China, da Liga Diamante.

Pichardo, que precisava de alcançar 17,22 metros, vai, assim, poder defender na capital francesa o título conquistado há três anos, na edição Tóquio2020, quando ‘pulou’ 17,98, marca que ainda é recorde de Portugal.

Em representação da seleção lusa, o atleta do Benfica, de 30 anos, nascido em Santiago de Cuba, foi ainda campeão do Mundo e da Europa, em 2022, duas vezes campeão da Europa em pista coberta, em 2021 e 2023, e vice-campeão mundial em pista coberta, em 2022.

Pedro Pablo Pichardo, que representou Cuba até 2015, tem como recorde pessoal no triplo 18,08 metros, conseguidos em 28 de maio de 2015, em Havana.

No atletismo, Pichardo junta-se na equipa lusa, agora composta por nove atletas, a Pedro Buaró (salto com vara), Samuel Barata e Susana Godinho (maratona), Isaac Nader (1.500 metros), João Coelho (400 metros), Auriol Dongmo (peso), Ana Cabecinha (20 quilómetros marcha) e Irina Rodrigues (disco).

E vão 41 atletas confirmados para Portugal

As vagas só serão confirmadas oficialmente depois de 30 de junho, quando for realizado o acerto entre lugares de ranking e marcas.

O atletismo é, para já, a modalidade mais representada, entre as 11 com lugar garantido em Paris2024, com a natação a seguir-se, com cinco apurados.

Diogo Ribeiro, que já conseguiu mínimos nos 50 e 100 metros livres e também nos 100 metros mariposa, prova em que é campeão mundial, João Costa (100 metros costas), Camila Rebelo (200 metros costas), Miguel Nascimento (50 metros livres) e Angélica André (águas abertas) estão qualificados.

No equestre, o dressage garantiu uma quota coletiva, pelo que, além da presença no concurso de obstáculos (vaga assegurada para o país por Duarte Seabra), Portugal levará outros três cavaleiros a Paris2024, que participarão tanto na competição de equipas, como na prova individual.

Quatro são também as quotas garantidas no triatlo, já que a estafeta mista qualificou-se, com duas mulheres e dois homens, que vão participar nas provas individuais.

Na canoagem, Teresa Portela assegurou vaga em K1 500 metros, Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, prova em que ganhou a medalha de bronze em Tóquio2020, e João Ribeiro e Messias Baptista em K2 500. Os quatro foram selecionados.

A vela também tem, para já, três quotas e quatro atletas, Diogo Costa e Carolina João em 470, Eduardo Marques em ILCA 7 e, até decisão em contrário, Vasileia Karachaliou em ILCA 6, sendo que o Comité Olímpico Grego já disse que não autorizava a participação da velejadora por Portugal – a quota pode passar para outra nação.

No ciclismo, Portugal, pelo sexto lugar de Nelson Oliveira no contrarrelógio dos últimos Mundiais e pelo ranking, terá dois elementos nesta especialidade e os mesmos dois na prova de fundo, em masculinos, e ainda uma ciclista na prova de fundo feminina, algo que não acontecia desde Atlanta1996.

O ténis de mesa terá a equipa masculina, composta por três jogadores – numa quota conquistada por Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Geraldo e Diogo Carvalho no Mundial por equipas -, dos quais ainda sairão dois para o torneio individual.

As surfistas Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, quinta em Tóquio2020, os ginastas Filipa Martins, no concurso completo, e Gabriel Albuquerque, em trampolins, e a atiradora Maria Inês Barros, em tiro com armas de caça (trap), completam a equipa lusa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World