GUIA 2024: Mercedes recalcula rota e se prepara para irreparável perda de Hamilton

guia 2024: mercedes recalcula rota e se prepara para irreparável perda de hamilton

A temporada de 2024 começou com uma bomba nuclear caindo sobre a Mercedes. Pouco tempo depois de assinar uma renovação de contrato até o fim de 2025, Lewis Hamilton anunciou que vai deixar a equipe alemã após 12 temporadas de enorme sucesso juntos, com seis títulos de pilotos e sete de construtores na bagagem, para realizar o sonho de pilotar pela Ferrari.

Qualquer análise sobre a mudança de rota do time de Brackley no design do W15 após o fracasso do conceito zeropod fica em segundo plano com a saída do heptacampeão. A narrativa agora é sobre como será a última dança do par juntos e qual será o caminho escolhido por Toto Wolff e companhia para substituir o maior vencedor da história da Fórmula 1.

É impossível também eximir de culpa a Mercedes pela saída de Lewis. O britânico alertou mais de uma vez sobre os problemas do carro de 2022, que foram repetidos para 2023, e não se sentiu ouvido. Os dois primeiros anos sem vitória na F1 com certeza incomodaram o campeão, e a Ferrari apareceu como melhor opção para disputar títulos e, claro, realizar o sonho de qualquer piloto de guiar os icônicos carros vermelhos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

guia 2024: mercedes recalcula rota e se prepara para irreparável perda de hamilton

Lewis Hamilton abalou as estruturas da F1 (Foto: Mercedes)

O anúncio precoce, bem antes da tradicional ‘silly season’ do meio da temporada, pelo menos dá mais tempo para o time alemão planejar o futuro e estudar bem quem será o companheiro de George Russell de 2025 para frente. O futuro parece ser de Andrea Kimi Antonelli, mas o italiano, de apenas 17 anos, ainda está para fazer sua estreia na Fórmula 2, após pular direto da FRECA, sem passar pela Fórmula 3.

Até Antonelli estar pronto, Toto tem algumas opções diferentes e já até chegou a dizer que a situação abre margem para alguma ousadia. Fernando Alonso talvez seja a melhor opção caso a equipe pense em ganhar agora. Alexander Albon, Carlos Sainz, Pierre Gasly e Esteban Ocon têm experiência e talento para estarem nos times de ponta até a transição de Andrea. Tudo, é claro, vai depender muito também dos resultados de 2024.

Falemos de pista agora, pois. O conceito zeropod, que chamou tanta atenção no início da pré-temporada de 2022 e parecia indicar que a inovadora Mercedes seguiria vencendo como sempre, foi abandonado de vez no meio do ano passado. O tempo passou, o conceito escolhido não funcionou e, no GP de Mônaco, o W14 ‘B’ fez sua primeira aparição, muito mais próximo dos designs do resto do grid.

guia 2024: mercedes recalcula rota e se prepara para irreparável perda de hamilton

Mercedes mudou radicalmente design no W15 (Foto: Mercedes)

Toto chegou a admitir que a insistência com o conceito foi o “maior erro dos últimos anos”, mas também que os problemas do W14 iam muito além dos sidepods. Para 2024, a base é totalmente nova. James Alisson reassumiu o posto de diretor-técnico após a saída de Mike Elliott no fim do ano passado e voltou a ser o artista a assinar a obra.

E se o carro tem sidepods convencionais na pré-temporada pela primeira vez desde a mudança de regulamento em 2022, isso não significa que a Mercedes deixou sua veia inovadora de lado. A asa dianteira apresentada desde o lançamento do W15 chamou a atenção, inclusive causando dúvidas nos rivais a respeito de sua legalidade.

As mudanças não pararam por aí. Durante o último dia de testes, também foi possível perceber a equipe alemã alterando a suspensão dianteira para fazer testes aerodinâmicos. E ainda que o time admita que a Red Bull está bem à frente, a expectativa é de começar o ano brigando com Ferrari e Aston Martin pela segunda colocação.

guia 2024: mercedes recalcula rota e se prepara para irreparável perda de hamilton

George Russell já vê W15 mais agradável (Foto: Mercedes)

“A Red Bull está à frente, só de olhar para o ritmo de corrida de hoje [terceiro dia], fica bastante claro”, afirmou Allison após o fim dos testes. “Atrás estão várias equipes fortes, a Ferrari parece bem, nós parecemos bem, Alonso esteve bem hoje. Em que ordem, não tenho certeza. Acho que estamos um pouco melhores nos trechos longos, mas um pouco atrás da Ferrari na volta única. Vai depender muito do trabalho durante esta semana antes do fim de semana de corrida”, analisou o diretor-técnico.

O grande objetivo era ter justamente um carro mais prevísivel e que correspondesse ao que era testado pela equipe no simulador, e isso parece ter sido alcançado. Andrew Shovlin, chefe de engenharia das flechas de prata, já deixou bem claro que a posição atual é “muito melhor do que há 12 meses”. Russell também mostrou contentamento com o fato do carro não ser uma diva, ou seja, mais fácil de guiar.

O único que parece não seguir no mesmo esquema de positividade acentuada apresentado pelo restante da Mercedes é justamente Hamilton. A sede do campeão não será matada apenas com um carro mais responsivo e previsível, mas sim se tiver possibilidade de disputar títulos.

guia 2024: mercedes recalcula rota e se prepara para irreparável perda de hamilton

Asa dianteira do W15 causou controvérsia (Foto: Reprodução)

“É muito encorajador ver todos trabalhando tão bem juntos”, afirmou Hamilton. “Foco, determinação e comunicação foram as melhores que já vi. Sabemos que temos trabalho a fazer, ainda não estamos onde queremos estar. No entanto, sabíamos que esse seria o caso antes de virmos para os testes. Temos uma grande plataforma para construir em cima. Vamos trabalhar forte nos próximos dias para analisar todos os dados que conseguimos nos testes”, disse o bem levemente otimista Lewis.

De fato, o ritmo de corrida apresentado pela Mercedes nos testes parece bom. Nada, claro, próximo do patamar estabelecido pela Red Bull. E a equipe também sabe que deve sofrer nas classificações, já que admitiu que não tem ritmo de volta única.

No fim das contas, o foco da temporada do time alemão será no desenvolvimento. A base é boa, mas a sensação é que, se o ano terminar sem uma vitória de Lewis, terá sido um fracasso. E para alcançar isso, será preciso se aproximar bastante da Red Bull. 2024 reserva grandes emoções para a Mercedes e decisões de grande impacto para o futuro de praticamente o grid inteiro.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World