Republicana Nikki Haley bateu Trump nas primárias norte-americanas em Washington

Trata-se da primeira vitória de Haley pelo Partido Republicano. A antiga representante dos EUA na ONU conseguiu 63% dos votos, contra os 33% de Trump

republicana nikki haley bateu trump nas primárias norte-americanas em washington

Nikki Haley

Nikki Haley, antiga governadora da Carolina do Sul, conquistou, no domingo, a sua primeira vitória nas primárias norte-americanas contra Donald Trump. Foi em Washington DC, após três dias de votação.

Estavam em jogo apenas 19 dos 2429 delegados e, com todos os votos contabilizados, a antiga governadora obteve 63% dos votos, contra 33% de Trump – ou seja, Haley ganhou todos os delegados.

Não é a primeira vez que Donald Trump tem um mau resultado na capital norte-americana: em 2016, perdeu as primárias de Washington DC para o senador Marco Rubio, lembra o jornal The Washington Post”.

Em comunicado, a porta-voz da campanha de Haley, Olivia Perez-Cubas, refere que a antiga embaixadora da ONU é a primeira mulher na História dos EUA a vencer uma primária republicana. “Não é surpreendente que os republicanos mais próximos e cientes da disfunção de Washington rejeitem Donald Trump e todo o seu caos”, escreve Perez-Cubas.

Já a porta-voz da campanha de Trump, Karoline Leavitt, fez troça de Haley e dos republicanos de Washington., reafirmando o que antigo Presidente dos EUA tem dito: a capital é um “pântano” cheio de republicanos do status quo.

“Embora Nikki tenha sido rejeitada em todo o resto da América, ela acabou de ser coroada Rainha do Pântano pelos lobistas que querem proteger o status quo fracassado”, pode ler-se no comunicado. Apesar de ter o apoio da maioria dos republicanos no Congresso, Trump há muito argumenta que os republicanos em Washington DC estão contra o antigo Presidente.

O país aguarda com expectativa a “Super Terça-Feira”, na qual 16 estados norte-americanos realizam as suas primárias, tanto para democratas como para republicanos.

Uma sondagem publicada no sábado pelo jornal “New York Times” revelou que o Presidente dos Estados Unidos e de novo candidato às presidenciais, o democrata Joe Biden, está a perder terreno para o seu rival republicano, Donald Trump.

Se os eleitores tivessem de decidir já, 43% votariam em Biden, em comparação com 48% em Trump, de acordo com a sondagem nacional realizada pelo “New York Times” e pelo Siena College.

A publicação desta sondagem ocorreu oito meses antes das eleições de novembro e quatro dias antes da “Super Terça-feira”. Joe Biden e Donald Trump têm praticamente a certeza de serem nomeados pelos seus respetivos partidos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World