7 sintomas de câncer de apêndice que são muito perceptíveis

7 sintomas de câncer de apêndice que são muito perceptíveis

apêndice

Existem mais de 200 tipos de câncer que podem afetar o corpo humano, sendo alguns deles mais comuns do que outros. Um dos tipos é o câncer de apêndice, que é raro, mas pode ter consequências graves se não for detectado a tempo.

Como o próprio nome sugere, o câncer de apêndice afeta o apêndice, uma pequena estrutura em forma de tubo ligada ao intestino grosso.

Créditos: decade3d/istock

O apêndice é geralmente considerado uma parte do corpo sem função aparente. Algumas pesquisas recentes sugeriram que o apêndice poderia servir de lar para bactérias úteis, que poderiam ajudar na boa digestão e apoiar o sistema imunológico.

7 sintomas de câncer de apêndice que são muito perceptíveis

Dor na barriga é um dos sintomas de câncer de apêndice

Mas essa estrutura do corpo também ficar inflamada, algo conhecido como apendicite. Quando isso ocorre, a pessoa pode sentir fortes dores no abdômen que vão e vêm.

Este também é um sintoma de câncer de apêndice, e por isso pode ser confundido com apendicite.

Os cânceres de apêndice podem ser de diferentes tipos, sendo o carcinoma neuroendócrino (CNE) o mais comum. Os CNEs são tumores que se originam nas células neuroendócrinas, que liberam hormônios e estão presentes em vários órgãos do corpo.

Sintomas de câncer de apêndice

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, o câncer de apêndice é mais comum em pessoas entre 50 e 55 anos, mas pode acontecer em qualquer idade.

Créditos: akoldunov/istock

No geral, existem alguns sinais de câncer que são muito perceptíveis, estes incluem:

  • Inchaço
  • Dor abdominal
  • Dor pélvica
  • Acúmulo de líquido no abdômen (ascite)
  • Mudanças na função intestinal
  • Náusea e vômito
  • Aumento do tamanho da cintura

No entanto, o câncer do apêndice também pode causar problemas de fertilidade, que podem não ser imediatamente óbvios, bem como apendicite.

Como é o diagnóstico de câncer de apêndice?

Muitas pessoas com câncer de apêndice são diagnosticadas após a remoção do apêndice, quando se acredita que tenham apendicite. Para pessoas sem sintomas, esses tumores também podem ser descobertos se a pessoa fizer exame de imagem por outro motivo.

A tomografia computadorizada (TC) é frequentemente usada para visualizar o apêndice e avaliar a presença de tumores ou outras anormalidades. A ressonância magnética (RM) também pode ser útil para obter imagens mais detalhadas.

O médico também pode pedir exames de sangue, como o teste de marcadores tumorais (por exemplo, CEA e CA 19-9), para avaliar a presença de substâncias associadas ao câncer.

A confirmação do diagnóstico muitas vezes requer uma biópsia, que envolve a remoção de uma amostra de tecido do apêndice para análise laboratorial. Isso pode ser feito durante uma cirurgia para remover o apêndice (apendicectomia).

Qual é o prognóstico para alguém com câncer de apêndice?

A estimativa de como uma doença irá afetá-lo a longo prazo é chamada de prognóstico. Cada pessoa é diferente e o prognóstico dependerá de muitos fatores, como:

  • O tipo de câncer de apêndice
  • Onde o tumor está no corpo
  • Se o câncer se espalhou para outras partes
  • Quanto do tumor foi retirado durante a cirurgia

Veja também: Esses sintomas de insônia podem te alertar para o risco de AVC

Veja também: Estudo mostra que este extrato vegetal reduz os níveis de colesterol em 5%

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World