Primeira onda de frio do outono se concentra no Sul e no Sudeste e começa nesta quarta (17)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira onda de frio do outono começa a partir desta quarta (17) no Brasil, mas a frente de instabilidade que abre caminho para o ar polar só deve ter força para passar pelo Sul e chegar até o Sudeste do país.

Em São Paulo, o tempo nesta quarta-feira ainda fica quente, com chance de pancadas de chuva e alagamentos, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

No Sul do país, onde a temperatura já cai nesta quarta, houve registro de chuvas fortes na terça (16), com problemas isolados, durante a passagem da frente fria.

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre permaneceu em alerta durante o dia para volume intenso de precipitação, e a prefeitura suspendeu o serviço na unidade de Pronto-Atendimento Lomba do Pinheiro, que teve uma área —em obras de expansão— destelhada durante o temporal. O tempo na capital gaúcha fica entre 15°C e 22°C nesta quarta.

A frente fria já chegou ao Paraná, que ainda deve registrar chuvas e trovoadas durante a manhã desta quarta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), antes da queda de temperatura. Em Curitiba, as mínimas são de 16°C, e podem chegar a 12°C na quinta (18) e 10°C na sexta (19). Já as máximas ficam entre 24°C, 25°C e 23°C.

Também de acordo com o Inmet, o Sul pode ter registros de geada em regiões de serra e planalto entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas madrugadas de quinta, sexta e sábado (20). Em Florianópolis (SC), as mínimas nesta quarta e na quinta devem ser de 17°C e 15°C, e as máximas, de 23°C e 25°C.

A instabilidade chega ainda nesta quarta a São Paulo. A capital fica entre 19°C e 29°C, segundo o CGE, com maior chance de pancadas de chuva à tarde e à noite, e o frio começa na quinta. De acordo com o Inmet, mínima e máxima caem a 17°C e 20°C.

A sequência de mais calor, chuvas e frio acontece porque as frentes frias, que carregam umidade, são sistemas que transitam entre o ar quente e o ar polar frio.

Quando começam a se aproximar de uma determinada área, elas “empurram” o ar quente. Depois que passam, são substituídas pelo ar frio e seco.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm chance de pancadas de chuva ao longo do dia. As máximas para os cariocas ficam entre 18°C e 34°C, e para os belorizontinos, entre 17°C e 30°C, com quedas previstas na quinta em ambas as capitais.

Já em Vitória (ES), a previsão é de pancadas de chuva a partir desta tarde, com mínima de 24°C e máxima de 31°C.

De acordo com o Inmet, essa frente fria não deve ser seguida de outra imediatamente, e por isso não haverá força para que a maior parte do Centro-Oeste, do país, assim como o Norte e o Nordeste, registrem quedas nos termômetros.

Assim, Campo Grande (MS) deve ver as temperaturas caírem com chuvas nesta quarta, e termômetros entre 20°C e 26°C. Também deve chover em Cuiabá (MT), que fica com mínima e máxima em 24°C e 32°C, em faixa de temperatura que deve se manter ao longo da semana.

No Norte, a previsão é de mais chuva ainda nesta semana, chegando a um total de 80 milímetros em regiões de Amazonas, Pará e Amapá, com raios e rajadas de vento e trovoadas.

Já no Nordeste, esse volume total de chuva para a semana é previsto para a porção norte de Maranhão, Piauí e Ceará e para o oeste do Rio Grande do Norte, e o tempo fica seco em parte do Piauí e da Bahia.

A previsão é de chuva em Salvador (BA) nesta quarta, com mínima de 24°C e máxima de 30°C.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World