Medicamentos genéricos geraram poupança recorde de 580 milhões de euros em 2023

medicamentos genéricos geraram poupança recorde de 580 milhões de euros em 2023

António Cotrim/LUSA

Lisboa, 01 mar 2024 (Lusa) – Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias comunitárias permitiram poupar às famílias e ao Estado um recorde de 580 milhões de euros em 2023, mais 14,1% do que em 2022, revelam dados hoje divulgados pela associação do setor.

Este ano, esse valor já ultrapassa os 96 milhões de euros, adianta em comunicado a Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN).

“A cada segundo que passa, a dispensa de medicamentos genéricos gera um valor de 18,42 euros às famílias portuguesas e ao Estado nas farmácias comunitárias”, refere a associação, citando dados do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde e do contador ‘online’ no site da APOGEN, lançado em 2020, através de uma parceria entre a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a APOGEN.

Segundo a associação, os genéricos permitiram alocar à saúde, em 2023, um financiamento superior a 580 milhões de euros, mais 71,6 milhões do que em 2022, o número mais alto de sempre em 13 anos de contabilização.

No total, entre 2011 e 2023, os medicamentos genéricos já permitiram libertar recursos no valor de 5.860 milhões de euros.

De acordo com os dados, foram dispensadas, no ano passado, cerca de 108 milhões de embalagens de genéricos nas farmácias comunitárias, representando um crescimento de 5,7% face a 2023.

A presidente da APOGEN, Maria do Carmo Neves, salienta no comunicado “o caminho favorável ancorado na confiança de utentes e profissionais de saúde acerca dos medicamentos genéricos”, afirmando que “estas tecnologias proporcionam o cumprimento do direito fundamental à proteção da saúde”.

Destaca que estas terapêuticas mais custo-efetivas garantem o maior acesso à saúde, aumentam o acesso à inovação e contribuem para a redução das desigualdades sociais, assim como permitem a prevenção da doença e o aumento da esperança média de vida.

“O valor gerado, ano após ano, reflete o papel destas alternativas terapêuticas na economia, na saúde e na coesão social, principalmente numa altura em que o controlo da despesa pública com medicamentos é uma dimensão indispensável para assegurar a sustentabilidade e a eficiência financeira do SNS [Serviço Nacional de Saúde”, afirma Maria do Carmo Neves.

Para viabilizar as mais-valias dos genéricos e biossimilares e os resultados gerados no círculo virtuoso da sustentabilidade da saúde, defende ser “fundamental a criação de condições de previsibilidade e de atratividade deste setor estratégico, especialmente num período em que são relatadas barreiras no acesso devido à atual escassez de diversas apresentações no mercado”.

A presidente da ANF, Ema Paulino, diz, por seu turno, que “a grande maioria da população está hoje familiarizada com os medicamentos genéricos”.

Isso deve-se em grande parte “ao papel do farmacêutico comunitário na promoção [dos genéricos] e no aconselhamento prestado nas farmácias no ato da dispensa, contribuindo também para uma melhoria no acesso e, por conseguinte, na adesão dos utentes aos seus tratamentos”.

Ema Paulino congratula-se com os resultados obtidos em 2023, mas considera que se pode fazer mais.

“Para continuar a estimular o crescimento da sua quota de mercado é essencial que se proceda à revisão do modelo de incentivos à dispensa de medicamentos genéricos às farmácias, através da atualização dos critérios do regime vigente, proposta que a ANF tem apresentado como estratégica para estimular a promoção do acesso ao medicamento”.

HN // FPA

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World