GUIA 2024: Red Bull busca invencibilidade em radical RB20 e só perde para si mesma na F1

guia 2024: red bull busca invencibilidade em radical rb20 e só perde para si mesma na f1

A Red Bull se recusa a descansar sobre os louros do sucesso na Fórmula 1. Mesmo após impor um dos maiores domínios de que se tem notícia na história deste esporte em 2023, a esquadra austríaca decidiu cavar mais fundo no regulamento e apresentou um projeto revolucionário para a temporada que começa no próximo sábado. O RB20, que leva a assinatura inconfundível de Adrian Newey e Pierre Waché, ‘alugou um tríplex’ na cabeça dos oponentes e a sensação é que os taurinos têm plena condição de preencher a lacuna que ficou faltando no último ano: vencer todas as etapas. Mas há uma ressalva. Apesar do plano que parece perfeito, a sombra que se faz em Christian Horner tem poder bastante para mudar tudo de lugar.

Antes de Horner e do complexo caso que o envolve, é importante celebrar a coragem e o arrojo do time dos energéticos. Porque é preciso deixar claro: mesmo sem qualquer mudança de conceito, os atuais campeões seguiriam como referência e favoritos. No entanto, a alma inquietante de Newey quis mais. Enquanto boa parte do grid buscou elementos e inspiração nas dicas dadas pelo gênio da Red Bull, a própria enxergou além. O RB20 é uma revolução e um carro destinado a marcar a jornada taurina.

Logo na apresentação, em meados de fevereiro, ficou nítido que o modelo foi resultado de um trabalho minucioso, sem pressa e que passou por diversos experimentos antes de ganhar a forma final. Isso porque a Red Bull iniciou o desenvolvimento ainda na primeira parte da temporada passada. Portanto, foi uma escolha consciente e reforçada por muitos dados, análises e, agora, performance.

Entre as mudanças mais visíveis, é possível dizer que o RB20 tem um bico mais afinado e traz uma curva maior próxima ao número, enquanto a ‘depressão’ no sidepod foi retirada. Em compensação, algumas ‘dobras’ foram adicionadas na traseira e a linha de saída do halo foi modificada. A entrada de ar mudou e parte da tampa do motor foi alargada, dando um visual bastante diferente de 2023 na traseira. A asa dianteira também é consideravelmente maior. Por baixo de tudo, está o segredo do assoalho e o perfeito balanço entre velocidade e downforce.

GUIA F1 2024

F1 precisa driblar previsibilidade e já liga alerta em ano que começa turbulento

Verstappen entra favoritíssimo ao tetra e de olho em novos recordes da F1

Aston Martin arrisca em carro mais ‘autoral’, mas precisa agradar Alonso

guia 2024: red bull busca invencibilidade em radical rb20 e só perde para si mesma na f1

O RB20 tem tudo para escrever um novo capítulo de sucesso da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

A Red Bull também revisou o centro de gravidade do carro, para administrar ainda melhor o desgaste dos pneus, bem como o equilíbrio geral. E parte disso tudo começou a se revelar no Bahrein. Os taurinos inauguraram a pré-temporada na ponta. Max Verstappen colocou 1s1 em cima da concorrência sem muito esforço, e isso assombrou o grid.

De fato, o carro possui velocidade, mas foram os dois dias seguintes que reforçaram a impressão de que a equipe austríaca é mais favorita que nunca, mesmo concentrando o trabalho em conceitos totalmente novos. Desta vez, parece que será um pouco mais complicado para as rivais reproduzirem as ideias.

A performance em ritmo de corrida impressionou, tanto que Verstappen como com Sergio Pérez. E embora a Ferrari tenha fechado a semana de testes na ponta, o desempenho mais consistente e real veio do RB20. É claro que alguns dos principais times optaram por programas muito específicos, como ritmo de classificação, desgaste de pneus e estudos aerodinâmicos, mas os austríacos se colocam nessa posição de destaque porque decidiram por um planejamento voltado para o todo, buscando um conhecimento amplo do novo carro.

Tanto é verdade que Max sequer se preocupou com voltas únicas e pouca carga de combustível. “Decidimos não focar nos tempos de volta, optamos por trabalhar o ritmo de corrida, para ter uma compreensão mais ampla do carro. Nós nos concentramos nesse programa. Acho que, no geral, tudo parece positivo, estou muito feliz com o carro e com a forma como se comporta”, disse o tricampeão.

E por falar em Verstappen, esse é o maior trunfo da Red Bull. É claro que o RB20 terá enorme peso em uma nova conquista, mas é igualmente verdade que a chance se tornar quase certa por ter Max dentro dele. O neerlandês vive o auge na Fórmula 1 e não parece recuar no propósito de ampliar seus números.

GUIA F1 2024

Do formato sprint ao DRS e multas: o que muda na nova temporada da Fórmula 1

F1 pega fogo antes mesmo do início com Hamilton, Andretti e Horner

guia 2024: red bull busca invencibilidade em radical rb20 e só perde para si mesma na f1

Max Verstappen chega muito forte para a F1 2024 (Foto: Red Bull Racing)

Em 2023, o piloto de 26 anos tomou de assalto a temporada com atuações brilhantes. Não baixou a guarda em nenhum momento e só não venceu mais por circunstâncias muito específicas. É o dono da Red Bull e o maestro desse grid. Parte fortíssimos rumo ao tetracampeonato neste ano, o que repetiria outro taurino de peso: Sebastian Vettel, que conquistou quatro título de maneira consecutiva entre 2010 e 2013.

Enquanto isso, a Red Bull precisa lidar com um Pérez que tem enorme dificuldade para entregar o mínimo. O melhor carro do grid deve ajudá-lo a crescer na tabela, mas ele mesmo terá de provar para a equipe que tem seu valor. Desta vez, sua situação parece um pouco mais delicada, especialmente com uma presença mais forte de Daniel Ricciardo na equipe irmã.

Ao fim e ao cabo, o cenário da Red Bull para o campeonato é o de favoritismo extremo. Neste momento, não há ninguém que possa encará-la de frente, e isso também não é um choque. Mas há uma ressalva: a crise instaurada desde a abertura da investigação contra o chefão Horner pode bater de forma decisiva nas garagens taurinas.

No último dia 5 de fevereiro, a Red Bull abriu uma investigação para julgar as alegações de comportamento inapropriado do chefe da equipe em relação à uma funcionária. Uma audiência chegou a acontecer na mesma semana, no dia 9, mas nenhum veredito foi divulgado desde então. O jornal neerlandês De Telegraaf chegou a dizer que, na verdade, Horner estava sendo acusado de assédio sexual e que tentou fazer um acordo com a denunciante — que recusou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O dirigente britânico negou todas as acusações e declarou que acredita em sua permanência no cargo. “Sim, absolutamente”, respondeu Horner à emissora ESPN, após ser perguntado se ainda estará ocupando a função de chefe no GP do Bahrein. “Obviamente, existe um processo ocorrendo, mas estou muito focado na temporada que está por vir”, completou.

Horner acompanhou a equipe durante os testes coletivos, mas sem usar o uniforme da Red Bull. A investigação ainda corre, mas já há pressão de todos os lados. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a própria F1 já se manifestaram sobre o caso e pediram “processo rápido e justo” por parte da Red Bull, enquanto a futura parceira Ford é ainda mais vocal: falou em falta de transparência e cobrou uma postura íntegra dos taurinos.

O clima segue um tanto estranho, mas o fato é: se perder o comando de Horner, uma figura central no papel político e no sucesso dos taurinos, a marca dos energéticos terá pela frente tempos difíceis. Talvez não tenha uma interferência tão grande na disputa em si, na pista, mas certamente terá nos bastidores e nas garagens.

O GRANDE PRÊMIO publica nesta semana um guia completo de tudo que é preciso saber sobre a temporada 2024 da Fórmula 1, que começa no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World