Critical TechWorks cresce em faturação e emprego: em 2024 quer contratar mais 500 trabalhadores

‘Joint-venture’ entre a portuguesa Critical Software e a BMW fechou 2023 com 2400 pessoas. Objetivo é chegar às 2900 este ano, distribuídos entre Braga, Porto e Lisboa. Faturação cresceu 30% no ano passado

critical techworks cresce em faturação e emprego: em 2024 quer contratar mais 500 trabalhadores

Critical TechWorks cresce em faturação e emprego: em 2024 quer contratar mais 500 trabalhadores

A Critical TechWorks, ‘joint-venture’ entre a portuguesa Critical Software e a BMW, encerrou 2023 com um aumento da faturação “superior a 30%” face aos 127 milhões de euros de 2022 e perspetiva este ano um novo incremento, de 35%.

“Fechámos o ano com um crescimento [do volume de negócios] acima dos 30%, à semelhança dos anos anteriores, e com um aumento de 30% no número de trabalhadores, dos cerca de 1.750 para os 2.400 no fim de 2023”, avançou o diretor financeiro (CFO), Paulo Guedes, em entrevista à agência Lusa.

Este ano, a Critical TechWorks perspetiva aumentar o número de colaboradores até próximo dos 3.000, apontando para um total de 2.900 pessoas no fim de 2024, distribuídas pelos escritórios do Porto, Lisboa e Braga.

“O nosso objetivo é que o Porto tenha cerca de 50% das pessoas, Lisboa 40% e Braga 10%, também em função da capacidade dos escritórios que temos”, detalhou o CFO.

Em termos de volume de negócios para 2024, mantém-se o objetivo de um ritmo de crescimento acima dos 30%, na ordem dos 35%, “em linha com o crescimento dos projetos e dos produtos tecnológicos que a empresa está a desenvolver e com o seu próprio crescimento orgânico”.

Entre os principais desafios que se colocaram no exercício passado, Paulo Guedes destaca, a nível organizacional, “ter conseguido fazer o ‘onboarding’ [integração]” dos novos trabalhadores, o que implicou a inauguração de novas instalações no Parque das Nações, em Lisboa, e a expansão para um novo escritório em Braga.

Adicionalmente, aponta a aposta feita no “envolvimento do tecido empresarial português” na atividade da Critical, que subcontrata muito do trabalho que faz a outras empresas portuguesas e sentiu necessidade de “dotar a cadeia de fornecimento de capacidade para os desafios tecnológicos que se colocam”.

Já do ponto de vista tecnológico, o diretor financeiro destacou o lançamento da nova viatura do BMW i5, com tecnologia da Critical TechWorks, que aconteceu em Lisboa, assim como a tecnologia lançada no novo Mini, com um novo conceito de LCD ‘cockpit’ redondo, e o desenvolvimento do piloto automático para os BMW i5 e i7 para condução autónoma em autoestrada até 60 quilómetros/hora.

“Neste momento, toda a tecnologia das viaturas BMW passa pela Critical TechWorks. Acho que já não existe uma viatura cuja produção seja viável sem a nossa tecnologia, seja ao nível da condução autónoma, do ‘infotainment’ [do inglês ‘information+entertainment’] e dos próprios processos de fabrico”, salientou Paulo Guedes.

Atualmente, o grande foco da Critical TechWorks ao nível do desenvolvimento de tecnologia para o carro tem estado “quase totalmente dirigido” ao lançamento da Neue Klasse, uma nova classe de veículos BMW, construídos em novas plataformas e com nova tecnologia.

Já ao nível da assistência ao condutor e condução autónoma, a empresa está envolvida num projeto que avalia, em tempo real, o nível de fadiga e atenção do condutor durante a viagem, de forma a prevenir acidentes e identificar situações de emergência, como a perda de consciência, para que posteriormente sejam ativados os contactos e protocolos necessários.

A capacidade do veículo de antecipar a necessidade de mudança de faixa de rodagem e de se orientar em conformidade é outro dos projetos em que a Critical está a trabalhar, assim como a identificação de elementos exteriores que possam interferir com o veículo e a previsão do seu comportamento.

Segundo a Critical TechWorks, o objetivo do desenvolvimento destas tecnologias “é, sobretudo, melhorar a segurança do condutor e passageiros, ajudando a prevenir situações de acidente ou realizando as manobras de segurança necessárias”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World