Casas à venda em Portugal: oferta subiu 10% no último ano

casas à venda em portugal: oferta subiu 10% no último ano

Casas à venda em Portugal

Em Portugal, há falta de casas disponíveis no mercado da habitação para a procura existente, sobretudo a preços acessíveis. Mas a reta final do ano trouxe boas notícias: a oferta de casas à venda no quarto trimestre de 2023 subiu 10% face à que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista. Além da chegada de novos empreendimentos ao mercado, tanto de construção nova como de reabilitação, a par da entrada em vigor do Mais Habitação, o arrefecimento da procura de habitação devido ao clima de incerteza, subida de juros e perda de poder de compra pode também ajudar a explicar este crescimento da oferta, por via da redução do número das transações.

Oferta de casas para comprar sobe em 12 grandes cidades

A oferta de habitação à venda em Portugal subiu em 12 capitais de distrito no último ano. A liderar a lista encontra-se Leiria (42,6%), seguida por Évora (37,3%), Viana do Castelo (34,7%), Portalegre (25,3%) e Viseu (23,3%) como as capitais de distrito onde stock disponível para comprar casa mais aumentou. Seguem-se Braga (23%), Vila Real (22%), Beja (21,7%), Setúbal (19,1%), Faro (15%), Castelo Branco (11%) e Coimbra (10,3%).

Por outro lado, houve também sete cidades que viram a oferta de habitação disponível para comprar a diminuir neste período. Santarém foi a cidade onde mais caiu a oferta (-13,9%), seguida por Ponta Delgada (-12,5%), Porto (-12,2%), Lisboa (-4,7%), Aveiro (-3,2%), Bragança (-2,1%) e Funchal (-0,8%), mostra o mesmo estudo do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.

Mais casas para comprar em quase todos os distritos e ilhas

Olhando para os distritos e ilhas portuguesas com amostras representativas, salta à vista que o número de casas à venda aumentou em praticamente todos os territórios no último ano, com Castelo Branco (17,8%) a liderar as subidas.

O ranking da subida da oferta de casas para comprar segue com Leiria (24%), Faro (19,9%), Beja (19,7%), Évora (19,2%), Portalegre (17,8%), Viana do Castelo (17,2%), Viseu (16,5%), Setúbal (15,4%), Vila Real (14,4%), Bragança (13,8%), Braga (12,8%) e Lisboa (8,1%). O aumento de casas no mercado foi menos expressivo em Coimbra (5,8%), Aveiro (4,1%), ilha da Madeira (3,1%), Porto (2,9%) e Santarém (1,7%).

De notar ainda que houve uma ilha onde o stock de casas à venda desceu no último ano: São Miguel, na ordem dos -14,7%, conclui o estudo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World